SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
segunda-feira, setembro 8, 2025
SuperHiper
SuperHiper
SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
ABRASEventos

ABRAS’24 food retail future reúne líderes globais e nacionais para discutir o varejo alimentar

De Redação SuperHiper 16 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A ABRAS’24 food retail future, evento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e que se renova ano a ano , reune mais de 1200 convidados para conhecer a visão de futuro e a estratégia do Varejo Alimentar Brasileiro. Com o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, o encontro terá a participação dos maiores decisores do varejo alimentar brasileiro, nos dias 16 e 17 de setembro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.

A programação abordará a agenda empresarial, temas institucionais, políticos e econômicos, reunindo especialistas nacionais e internacionais, e autoridades que compartilharão suas perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros, visando melhorar suas vidas.

Segundo João Galassi, presidente da ABRAS, o encontro promete ser transformador, proporcionando aos líderes do varejo alimentar brasileiro a visão, a estratégia e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. “O futuro do varejo alimentar no Brasil depende de nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS’24 food retail future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil”, afirma Galassi.

O primeiro dia de plenária será aberto pelo anfitrião do evento, João Galassi, que recebe o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Nesse momento será realizada a assinatura do protocolo de intenções para adesão ao programa Acredita do Primeiro Passo e Cooperação para Inclusão Socioeconômica.

Presidente da ABRAS, João Galassi e Ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias

A programação também contará com um painel político-econômico com a presença dos senadores Eduardo Braga, relator da Reforma Tributária, Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços no Senado, Ângelo Coronel, membro do GT da Reforma Tributária da CAE e membro titular da CCJ, e Izalci Lucas, coordenador do GT da Reforma Tributária da CAE, e dos deputados Joaquim Passarinho, presidente da Frente parlamentar do Empreendedorismo e membro do GT da Reforma Tributária na Câmara, Domingos Sávio, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços na Câmara, e Luiz Gastão, vice-presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços na Câmara e membro do GT da Reforma Tributária na Câmara.

Fortalecimento da função empresarial de marketing nas empresas de varejo alimentar

A ABRAS traz como um grande destaque desta edição uma palestra da maior autoridade global em Marketing, Philip Kotler, professor da Kellogg School of Management da Northwestern University. Kotler abordará o Marketing no Varejo Alimentar, enfatizando que “marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica mercados-alvo, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir aos mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar e atender ao cliente”.

Entre os palestrantes confirmados para os dois dias de plenária também estão:

Dymfke Kuijpers, Sócia Sênior e Líder Global de Varejo da McKinsey & Co, que discutirá “O Potencial do Varejo Alimentar na Vida dos Consumidores”.

Luciana Medeiros, Sócia e Líder da Indústria de Consumo e Varejo da PwC Brasil, e Renato Meirelles, Fundador do Instituto Locomotiva e do Data Favela, com o tema “Perfil dos Consumidores Brasileiros”.

Domenico Tremaroli Filho, Diretor da Vertical Varejo da Nielsen IQ Brasil, abordará “A Relação dos Consumidores com o Varejo Alimentar”.

Jorge Rujana, Líder de Produtos de Consumo para Américas Bain & Co, com “O Contexto Competitivo do Varejo Alimentar”.

Cristiane Amaral, Sócia da EY e Líder do Segmento de Consumo, Produtos e Varejo para América Latina, e Will Auchinloss, Líder de Produtos de Consumo e Varejo da EY-Parthenon Americas para
América Latina, discutirão “O Ecossistema do Varejo Alimentar”.

Sidney Manzaro, Sócio MD Indústrias de Bens de Consumo e Varejo da Alvarez & Marsal Brasil, falará sobre “Ampliação de valor para acionistas e consumidores”.

Giuseppe Stigliano, presidente da Spring Studios, professor de Marketing na UCL e co-autor de Marketing 4.0, Onlife Fashion, e Redefining Retail com Kotler.

ABRAS’24 trará festival folclórico do Amazonas para Campinas

Como um momento especial desta edição, o encerramento da ABRAS’24 contará com um show dos bois de Parintins, Garantido e Caprichoso, que celebram o renomado festival folclórico do Amazonas, reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan. “Este evento reúne líderes de todo o Brasil para debater o futuro do varejo alimentar. Neste ano, estamos empolgados em trazer para Campinas a vibrante experiência do festival de Parintins. É essencial valorizar nossa rica cultura e compartilhar nossas tradições com o mundo”, afirma o presidente da ABRAS, João Galassi.

Serviço
ABRAS’24 food retail future
Data: 15 a 17 de setembro de 2024
Local: Royal Palm Plaza Resort – Campinas/SP
foodretailfuture.abras.com.br
Jornalistas interessados na cobertura presencial devem se inscrever no link.
Assessoria de Imprensa ABRAS – Amanda Leiria – (61) 99126.6067

16 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Negócios

SuperHiper prepara a cobertura exclusiva e completa no formato multiplataforma da ABRAS´24 food retail future

De Redação SuperHiper 16 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Mais uma vez, SuperHiper marca presença com uma cobertura exclusiva e multiplataforma – com podcast, TV, mídias sociais, site, newsletter e revista – da ABRAS´24 food retail future, que acontece de 15 a 17 de setembro, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP).

Destaque para a novidade deste ano, o quadro Bate-papo SuperHiper com a  apresentadora do Programa SuperHiper ABRAS, Adriana Reid. Numa sala aconchegante e acolhedora, Adriana recebe os principais executivos supermercadistas, autoridades e convidados, para uma conversa descontraída sobre as principais tendências do varejo alimentar e o que está sendo absorvido durante o evento. A agenda já está montada, mas convidamos os supermercadistas e os executivos das associações estaduais que visitem nosso espaço e participem, também.

Durante a ABRAS´24 food retail future, nos intervalos do almoço, haverá interações ao vivo tanto no Instagram da SuperHiper como no palco, transmitindo direto da plateia. O conteúdo será diversificado e trará registros especiais com autoridades, supermercadistas e palestrantes, além de spoilers sobre a programação. Tudo isso será conduzido pela jornalista Lizzie Borges.

 

Apresentadora do Programa SuperHiper ABRAS, Adriana Reid, recebe os principais executivos supermercadistas, autoridades e convidados.

 

A cobertura da tevê incluirá ainda o Programa SuperHiper ABRAS. Para registrar tudo que acontece no evento e fazer jus à sua grandeza, três equipes estarão 100% focadas na programação, palestras, entrevistas exclusivas com autoridades, keynotes speakers, empresários do varejo alimentar e patrocinadores. Em paralelo, serão feitas entrevistas com o presidente da entidade, João Galassi, e seus vice-presidentes-executivos: Celso Furtado (Vendas e Marketing), Marcio Milan (Relações Institucionais e Administrativo), Rodrigo Segurado (Ativos Setoriais) e Thais Anselmo (Serviços aos Associados). Acompanhe a programação e fique por dentro, em primeira mão, das novidades que nossos parceiros estão trazendo para o evento.

Fique atento às nossas mídias sociais – stories, feed e reels da SuperHiper – e ao nosso site que trarão muito conteúdo e, também, material exclusivo, como entrevistas com keynotes speakers, convidados e expositores. Ou seja, uma forma de se manter atualizado e por dentro de tudo que está acontecendo em tempo real.

Em paralelo, nossa newsletter trará um resumo dos principais acontecimentos e destaques durante a programação da ABRAS´24 food retail future.

Sobre a revista SuperHiper uma novidade: os participantes da ABRAS´24 food retail future terão a chance de ter uma foto sua personalizada com a capa da edição de setembro com o tema do evento: “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”. Destaque para o material completo da Pesquisa Colaboração Advantage/ABRAS, apresentando o mapa da colaboração entre o varejo alimentar e a indústria. E artigo especial do vice-presidente-executivo de Ativos Setoriais, Rodrigo Segurado, sobre o tema da ABRAS´24 food retail future, ou seja, como o supermercadista pode contribuir para melhorar, de fato, a vida de seus consumidores.

Na edição outubro, a publicação trará a cobertura completa do evento com as principais matérias, entrevistas e tudo o que aconteceu durante a ABRAS´24 food retail future.

16 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
ABRASEventos

Animação e decoração especial marcam o coquetel de abertura da ABRAS´24 food retail future

De Redação SuperHiper 16 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Um lounge da Corona, uma das marcas que compõem o portfólio da Ambev, com direito a DJ e muita animação. E uma decoração cheia de luzes de LED, cores e até bolas gigantes, com as logomarcas das associações estaduais, que lotaram a piscina do Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP). Esses foram os destaques que marcaram o coquetel de abertura da ABRAS´24 food retail future.

O maior evento do varejo alimentar brasileiro chega a sua mais nova edição com o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”. Serão mais de 1.200 participantes entre supermercadistas, palestrantes, patrocinadores e convidados, que estarão presentes, de 15 a 17 de setembro, na ABRAS´24 food retail future para compartilhar boas práticas e perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros com o objetivo de melhorar suas vidas.


Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

16 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
ABRASEventos

Garantido e Caprichoso levam emoção do Festival de Parintins para a ABRAS’24

De Redação SuperHiper 14 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Os bois-bumbás Garantido e Caprichoso são os convidados especiais para o momento cultural da ABRAS’24 food retail future, evento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e que vai reunir mais de 1.200 convidados entre os dias 15 e 17 de setembro, em Campinas (SP). Com mais de 45 pessoas reunidas, a delegação amazonense chega na manhã da próxima segunda, 16, e se apresenta na noite de terça-feira, 17, a partir das 20h, no palco do Royal Palm Plaza Resort.

O espetáculo montado para o evento tem duração prevista entre 1 hora e meia e duas horas e terá a presença de todos os itens (destaques individuais) que se apresentam no Festival de Parintins, bem como os cantores (levantadores de toadas), músicos e os bois de pano, as figuras centrais das apresentações de cada agremiação, o artefato construído pelos próprios artistas que dançam embaixo dele, evoluindo, dançando e são chamados de tripas do boi.

“A ABRAS’24 reúne líderes de todo o Brasil para debater o futuro do varejo alimentar. Este ano, estamos especialmente animados em trazer para Campinas a vibrante experiência do festival dos Bois de Parintins. Acreditamos que é essencial valorizar a rica cultura do nosso país e compartilhar nossas tradições com o mundo”, afirma o presidente da ABRAS, João Galassi.

As apresentações terão 13 músicas (toadas) para cada boi-bumbá e mais uma que será entoada pelos dois grupos. Cada toada funciona como trilha sonora para a apresentação do personagem no palco. Além dos tripas, vão se apresentar a sinhazinha da fazenda, a rainha do folclore, a cunhã-poranga, a porta-estandarte, o pajé e o amo do boi de cada bumbá. O espetáculo é liderado por um apresentador de cada lado e cantado pelos levantadores de toadas. O roteiro vai contar um pouco do que cada personagem faz no bumbódromo, local do festival de Parintins. O Caprichoso vai focar a apresentação no tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, com o qual sagrou-se tricampeão do Festival Folclórico de Parintins de 2024. O Garantido chega com o espetáculo “Segredos do Coração”, tema que defendeu este ano.

O diretor de espetáculo do Caprichoso, Carlos Kaita, lembra que essa apresentação dos bois já foi vista em várias capitais brasileiras, este ano. “Esse espetáculo já foi apresentado, em 2024, com sucesso de público em Curitiba, Brasília, São Luís e, agora, estaremos apresentando em Campinas. Nós teremos a apresentação de todos os itens oficiais e indumentárias oficiais de arena”, afirma Carlos Kaita. Pelo Garantido, o diretor Rivaldo Pereira espera uma grande receptividade do povo de Campinas. “Nossos artistas vão levar para o palco um pouco da beleza que é o nosso festival, com o simbolismo cultural que representamos e com a cultura amazônica na forma da nossa música, dança e artes cênicas”, afirma o diretor.

Personagens

O amo do boi tem uma participação diferente no palco. É ele que declama versos, saudando o público, exaltando o seu boi e fazendo desafios ao adversário que, segundo a tradição parintinense, é chamado de “boi contrário”. É o amo que chama a plateia, chamada de galera, para participar do show. A rainha do folclore se apresenta com temas sempre voltados para a tradição cultural amazonense, dançando uma toada ligada ao seu personagem. A porta-estandarte carrega o pavilhão do seu boi-bumbá, representando o tema defendido em cada ano. A cunhã-poranga, considerada a mulher mais bonita da tribo, traz beleza e força representando a ancestralidade dos povos originários, assim como o pajé, protagonista do momento místico indígena do espetáculo, com uma performance sempre impactante. Lembrando que essa sequência é apresentada em dose dupla, do lado do Caprichoso, simbolizado pela cor azul, e do lado do Garantido, representado pela cor vermelha. Os artistas que estarão no palco de Campinas são integrantes dos bois com atuação também em diversas áreas culturais fora do festival de Parintins.

Reconhecimento

Os bois de Parintins realizam, há 57 anos, o festival da cidade e, na semana passada, foram reconhecidos por lei como Manifestação da Cultura Nacional. Desde 2018, os bois-bumbás também são considerados como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Artistas

Apresentador: Edmundo Oran (CAP) e Sebastião Júnior (GAR)
Levantador de Toadas: Patrick Araújo (CAP) e David Assayag (GAR)
Amo do Boi: Prince Caprichoso (CAP) e João Paulo Faria (GAR)
Rainha do Folclore: Gleise Simas (CAP) e Edilene Tavares (GAR)
Sinhazinha da Fazenda: Valentina Cid (CAP) e Noely Reis (GAR)
Porta-Estandarte: Marcela Marialva (CAP) e Lívia Christina (GAR)
Cunhã-Poranga: Marciele Munduruku (CAP) e Cleandra Tavares (GAR)
Pajé: Erick Beltrão (CAP) e Adriano Paketá (GAR)
Boi (tripa): Alexandre Azevedo (CAP) e José Batista (GAR)
Diretor de Espetáculo: Carlos Kaita (CAP) e Rivaldo Pereira (GAR).

A banda que vai executar as trilhas sonoras é formada por músicos de Parintins e Manaus e atuam nos eventos oficiais dos dois bumbás.

Serviço
ABRAS’24 food retail future
Data: 15 a 17 de setembro de 2024
Local: Royal Palm Plaza Resort – Campinas/SP
foodretailfuture.abras.com.br
Jornalistas interessados na cobertura presencial devem se inscrever no link.
Assessoria de Imprensa ABRAS – Amanda Leiria – (61) 99126.6067

14 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lançamentos

Cargill atualiza linha Pomodoro

De Redação SuperHiper 13 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O consumidor nunca teve, como agora, tantas opções para atender às suas necessidades por sabor, qualidade e preço. A Cargill, uma empresa líder no setor de alimentos, têm acompanhado com maior atenção as mudanças nos hábitos de consumo, as tendências de diversificação de mercado e maior procura por saudabilidade e bem-estar.

De acordo com estudo lançado no início de 2024 pela Neogrig em parceria com a Opinion Box, o preço é um fator decisivo e molda a experiência de consumo do brasileiro no supermercado. A pesquisa indica, por exemplo, que a busca por opções mais acessíveis está no cotidiano de 90% das pessoas quando estão fazendo compras.

Atenta a essas demandas e aproveitando o mês em que se celebra o Dia do Consumidor, a Cargill acaba de lançar a nova fórmula do molho Pomodoro, com receita repaginada e maior quantidade de tomates. A empresa também passa a oferecer a opção do extrato Pomodoro em nova embalagem no formato sachê de 300 gramas – prática, segura e sustentável, que utiliza em média 85% menos plástico que as versões tradicionais. As novidades complementam a linha, que hoje já oferece polpa de tomate, disponível na caixinha tetra pak® de 320 gramas.

As mudanças foram definidas a partir da interação do público-alvo com painéis sensoriais que geraram insights para melhorias nos produtos, sempre buscando atender novos perfis e necessidades.

A Cargill é o maior player de atomatados do mercado brasileiro, com forte presença no segmento premium. Com as novidades em Pomodoro, a companhia segue diversificando seu portfólio para aumentar o acesso a diferentes perfis de clientes, ampliando assim a presença nos lares brasileiros.

“Estamos avançando para oferecer mais diversidade de opções em nossa linha de atomatados. As novidades na família Pomodoro chegam para apoiar nossa estratégia de aumentar a participação em uma fatia do mercado que tem o fator preço como decisor de compra. Queremos ampliar nossa presença nesse grupo de consumidores que priorizam preço, sem deixar de lado sabor e qualidade, reforçando que a Cargill tem um portfólio completo para atender todos os perfis de ponta a ponta”, reforça o líder de marketing da categoria de atomatados da Cargill Brasil, Daniel Pontes.

Rastreabilidade

Processando cerca de 390 mil toneladas de tomate por ano, a Cargill cuida de perto de sua matéria-prima. Por meio da rastreabilidade, é possível monitorar todo o processo produtivo do tomate, desde o plantio até o envase, e conhecer a origem, a trajetória e todos os cuidados envolvidos até a finalização do produto.

Desde a seleção de sementes, passando por análise de solo, uso de tecnologia para aumentar eficiência nas irrigações e adoção de manejo integrado de pragas nas lavouras, a Cargill trabalha com técnicos responsáveis por acompanhar de perto o trabalho nas fazendas. As propriedades estão localizadas em um raio médio de 130 quilómetros da fábrica, em Goiânia, o que resulta em um processo logístico otimizado, com menor tempo de transporte e diminuição das emissões.

Saindo do campo, todo caminhão que chega na empresa passa por um processo de classificação no qual é retirada uma amostragem para a análise da qualidade dos tomates de cada fazenda. Esse processo possibilita o controle e a rastreabilidade da origem de todo tomate processado e garante a transparência no processo para nosso consumidor, que segue interessado na origem dos alimentos e na atuação sustentável das empresas.

“A Cargill está no centro da cadeia de fornecimento de alimentos, dando a oportunidade de criarmos um sistema alimentar mais sustentável e resiliente. É assim que desempenhamos um papel crítico no cumprimento do nosso propósito de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável”, completa Daniel Pontes.

13 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

GPA inaugura Pão de Açúcar Fresh em Santos (SP)

De Redação SuperHiper 13 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Na última quarta-feira, 11, foi inaugurada a primeira unidade do Pão de Açúcar Fresh em Santos. Com aproximadamente 500m² de venda, e gerando 55 empregos diretos, a loja fica na avenida presidente Wilson, 182, no bairro José Menino. A unidade contará com aproximadamente 7 mil itens com foco nas compras repositoras de produtos frescos, que representam mais de 60% do sortimento.

Com essa unidade, o GPA passa a ter 31 lojas na cidade, entre Pão de Açúcar, Extra Mercado, Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra, além do Pão de Açúcar Fresh, que complementa o portfólio de lojas de vizinhança do GPA. A companhia projeta, ainda, inaugurar mais dois Minuto Pão de Açúcar na cidade até o fim deste ano.

Leia também:

  • Pão de Açúcar lança campanha com mote “Você Feliz É Tudo de Pão”
  • Em edição de 30 anos, Corrida do Pão de Açúcar traz formato especial

O Pão de Açúcar Fresh é especializado em alimentação fresca e perecíveis. O objetivo é oferecer um sortimento completo e especializado em frutas, legumes, verduras, serviços em açougue, sushi de fabricação própria, padaria, balcão de frios e queijos, além de uma variedade de produtos de conveniência de mercearia básica, complementar e líquida, como itens de café da manhã, sucos feitos na loja, azeites, massas e vinhos em um ambiente aconchegante que reúne praticidade e comodidade.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 7h às 22h, e aos domingos e feriados das 8h às 20h.

Expansão

O formato de Proximidade é o motor da expansão do GPA para os próximos anos e no último trimestre apresentou crescimento de 22,5% nas vendas. Nos últimos 12 meses, o GPA inaugurou 51 novas lojas, dessas, 47 são neste formato. Elas oferecem sortimento de maior frequência de compra e a proposta é que sejam a despensa do cliente.

“Levar o Pão de Açúcar Fresh para a Baixada é uma oportunidade de reforçarmos a nossa presença na região, dessa vez com um modelo especializado em alimentação fresca e saudável com toda a qualidade já reconhecida do Pão de Açúcar. Nosso objetivo é trazer uma solução completa em perecíveis aos clientes com comodidade e praticidade, um movimento alinhado à estratégia de negócio da companhia, com foco nos formatos de vizinhança premium”, comenta o diretor de operações de proximidade do Grupo Pão de Açúcar, Emerson Colinas.

13 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
ABRASEventos

GIC Brasil apresenta solução que reduz ruptura em até 90% na ABRAS’24 food retail future

De Redação SuperHiper 13 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A GIC Brasil, empresa especializada em automação para prevenção de perdas no varejo alimentar, participará da ABRAS’24 food retail future, evento promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), de 15 a 17 de setembro de 2024, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP). Durante o evento, ela apresentará sua solução RUB, desenvolvida para otimizar a gestão operacional de supermercados e atacadistas, com foco na redução de perdas e no aumento da produtividade.

Dados da GIC Brasil revelam que o RUB pode reduzir em até 90% a ruptura de produtos nas gôndolas e em até 85% as divergências de etiquetas de preços. Além disso, a solução pode aumentar a produtividade das operações em até 87% e melhorar a margem de vendas em até 2%. Atualmente, cerca de 1.300 lojas e mais de 20 mil usuários utilizam o RUB no Brasil e na América Latina.

Um exemplo desse impacto é uma rede de supermercados, que reduziu a taxa de ruptura de gôndola de 26% para 4% após implementar o sistema, evidenciando a eficácia do RUB na gestão de estoques e na manutenção da disponibilidade de produtos nas prateleiras.

A solução também se destaca por sua integração com outras tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA) e análise de dados em tempo real. Essa integração permite uma tomada de decisão mais ágil e precisa, contribuindo não só para a redução de perdas, mas também para a criação de estratégias mais eficazes de reposição de mercadorias e precificação. Como resultado, o varejo alimentar pode operar de maneira mais inteligente e competitiva.

Na ABRAS’24, os visitantes terão a oportunidade de conhecer essas inovações de perto e entender como a automação pode ser uma aliada fundamental na superação dos desafios do setor.

“Estamos entusiasmados para compartilhar as inovações da solução RUB na ABRAS’24 Food Retail Future. Acreditamos que este evento será uma excelente oportunidade para mostrar como nossa solução pode transformar a operação das lojas, melhorando a eficiência e a satisfação do cliente em toda a cadeia de supermercados”, o CEO da GIC Brasil, Ivan Fernandes.

Serviço
ABRAS’24 food retail future
Data: 15 a 17 de setembro de 2024
Local: Royal Palm Plaza Resort – Campinas/SP
foodretailfuture.abras.com.br

13 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Consumidor

Um brinde à cachaça que tem um dia só dela e movimenta R$ 15,5 bi só no Brasil

De Redação SuperHiper 13 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

“Pinga”, “branquinha”, “mé” … A cachaça tem tantos nomes pelo Brasil afora e é tão representativa que ganhou uma data só para ela: 13 de setembro. Criada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), a ocasião celebra a bebida que é patrimônio nacional e cuja cadeia produtiva movimenta R$ 15,5 bilhões por ano só no Brasil. Além disso, ela ocupa o terceiro lugar entre os destilados mais consumidos no mundo. Perde apenas para o soju (destilado de arroz coreano), líder do ranking, seguido pela vodca.

Números sobre a bebida (2023)

Produção: 800 milhões de litros (*estimativa)
Total de cachaçarias registradas: 1.217
Marcas: 10.526, sendo que Minas Gerais lidera
Empregos diretos gerados: 6.371
Mercado interno: responde por 96,2% do volume produzido
Exportações: 8,6 milhões de litros (volume)/ US$ 20,2 milhões (valores)
Principais mercados consumidores no exterior: Estados Unidos e Europa

Fontes: Mapa da Cachaça/ Anuário da Cachaça 2023, Ministério da Agricultura e Pecuária/ Expocachaça

Origem da data: está relacionada a um episódio histórico ocorrido no mesmo dia em 1661, quando a rainha Luísa de Gusmão liberou a produção e a comercialização da cachaça no Brasil.

Curiosidades

– A cachaça surgiu, intencionalmente no Brasil entre os anos de 1516 e 1532, provavelmente em algum engenho de açúcar do litoral;
– É considerada a primeira bebida destilada da América Latina, antes do aparecimento do pisco, da tequila e do rum;
– Em 1996, o presidente Fernando Henrique Cardoso estabeleceu critérios de fabricação e comercialização da bebida, e em 2001, o Decreto da Cachaça definiu o nome como indicação geográfica brasileira.

Fonte: Ibrac

13 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Negócios

Grupo Koch inaugura CD em Governador Celso Ramos (SC) 

De Redação SuperHiper 13 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Koch acaba de inaugurar o seu segundo centro de distribuição. Com 12 mil metros quadrados e equipamentos de ponta que permitem agilizar o carregamento dos caminhões e, consequentemente, melhorar o abastecimento das lojas do Grupo.

Localizado na rodovia BR-101, na cidade de governador Celso Ramos, o novo CD da rede supermercadista vem para suprir a demanda das 80 lojas do grupo previstas para 2024, distribuídas do planalto norte ao sul catarinense. Esta nova operação é complementar ao primeiro centro de distribuição do Grupo Koch, que fica em Tijucas, e é o maior de Santa Catarina no setor supermercadista, com 50 mil metros quadrados.

“A escolha por abrir o nosso novo Centro de Distribuição em Governador Celso Ramos é estratégica, pois a cidade fica entre o litoral e a Grande Florianópolis, com acesso facilitado por estar na BR-101 e ainda próximo do nosso CD de Tijucas. Agora, o Grupo Koch tem mais um suporte para toda a operação logística de abastecimento das lojas, com rapidez e agilidade. São mais de 450 caminhões que circulam pelos dois Centros de Distribuição diariamente“, explica o CEO do Grupo, José Koch.

Investimento

O Grupo Koch investirá cerca de R$ 20 milhões para reforço da sua estrutura logística no ano de 2024 e esse investimento será aplicado em sistemas, equipamentos e estrutura de armazenagem.

13 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Internacional

Conveniência e frescor são cada vez mais importantes nos supermercados

De Redação SuperHiper 13 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Um estudo realizado pela consultoria Deloitte mostra que conveniência e frescor dos alimentos são, nessa ordem, os aspectos mais importantes na decisão de compra dos consumidores. Diante de uma concorrência cada vez maior (tanto no setor quanto externamente), o caminho para conquistar o cliente depende de estar disponível para ele e ter qualidade na entrega dos produtos.

Segundo o estudo, 90% dos consumidores gostam de ter acesso a alimentos frescos, enquanto 52% dos executivos de redes supermercadistas esperam que essa área seja a mais importante estrategicamente nos próximos três anos.

Entretanto, na disputa entre conveniência e frescor, velocidade é mais importante: 52% dos consumidores dizem que valorizam mais a conveniência hoje do que no passado e 85% dos varejistas têm feito investimentos significativos para entregar mais desse atributo – seja em soluções prontas, layouts de loja otimizados, novos formatos de venda ou localização das lojas.

A competição é muito mais ampla do que os supermercados costumam pensar. Os executivos das redes estão preocupados principalmente com varejistas online de alimentos (56%) e com aplicativos de venda de alimentos (53%), mas dados de consumo mostram que restaurantes e lojas de descontos ocupam uma parcela importante do orçamento dos clientes com refeições e alimentos preparados.

O estudo foi realizado em duas etapas, em maio e junho, respectivamente com 100 executivos de redes de supermercados nos EUA que faturam pelo menos US$ 1 bilhão por ano e com 2.000 consumidores americanos.

13 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Mais recentes
Mais Antigas
BANNER SITES
feed
previous arrow
next arrow
  • Super Moniari inaugura loja de 1.000 m² em Criciúma (SC)
  • Aldi acelera planos para conquistar mercado americano
  • Supermarket oferece mais de 100 vagas de emprego em Parada de Lucas (RJ)
  • Heineken Masters chega à sua segunda edição
  • SuperAmas’25 movimenta o setor supermercadista de Mato Grosso do Sul
  • Oreo retoma parceria com Wandinha
  • Casa K&M apresenta nova linha Casa & Limpeza

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

logo-c-superhiper@2x.webp

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato

Leia a última edição

Abras

ABRAS’25 food retail future: participação na vida do consumidor é tema central...
Super Live apresenta programação da ABRAS’25 food retail future
ABRAS’25 Food Retail Future: é hoje a nossa Super Live!

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos
Linkedin Instagram Facebook Youtube Tiktok
SuperHiper
  • Home3 Homes
  • Home 1
  • SuperHiper