Home SeçõesInternacional Conveniência e frescor são cada vez mais importantes nos supermercados

Conveniência e frescor são cada vez mais importantes nos supermercados

Fatores que mais influenciam as decisões de compra dos consumidores apresentam oportunidades crescentes para as redes de supermercados, diz Deloitte

De Redação SuperHiper
0 Comente

Por Renato Müller

Um estudo realizado pela consultoria Deloitte mostra que conveniência e frescor dos alimentos são, nessa ordem, os aspectos mais importantes na decisão de compra dos consumidores. Diante de uma concorrência cada vez maior (tanto no setor quanto externamente), o caminho para conquistar o cliente depende de estar disponível para ele e ter qualidade na entrega dos produtos.

Segundo o estudo, 90% dos consumidores gostam de ter acesso a alimentos frescos, enquanto 52% dos executivos de redes supermercadistas esperam que essa área seja a mais importante estrategicamente nos próximos três anos.

Entretanto, na disputa entre conveniência e frescor, velocidade é mais importante: 52% dos consumidores dizem que valorizam mais a conveniência hoje do que no passado e 85% dos varejistas têm feito investimentos significativos para entregar mais desse atributo – seja em soluções prontas, layouts de loja otimizados, novos formatos de venda ou localização das lojas.

A competição é muito mais ampla do que os supermercados costumam pensar. Os executivos das redes estão preocupados principalmente com varejistas online de alimentos (56%) e com aplicativos de venda de alimentos (53%), mas dados de consumo mostram que restaurantes e lojas de descontos ocupam uma parcela importante do orçamento dos clientes com refeições e alimentos preparados.

O estudo foi realizado em duas etapas, em maio e junho, respectivamente com 100 executivos de redes de supermercados nos EUA que faturam pelo menos US$ 1 bilhão por ano e com 2.000 consumidores americanos.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos