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quarta-feira, setembro 10, 2025
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Negócios

Sam’s Club atinge meio milhão de novos sócios em 5 meses e chega a 3,5 milhões

De Redação SuperHiper 24 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Sam’s Club, bandeira do Grupo Carrefour Brasil, dobrou o ritmo de conquista de novos sócios a partir de abril deste ano. Após ter atingido, em março, o resultado de 3 milhões de sócios, um crescimento exponencial desde que a marca entrou para o Grupo, foram adicionadas, entre abril e agosto, 500 mil pessoas ao portfólio de sócios, chegando ao total de 3,5 milhões. Ou seja, o crescimento mensal em abril, maio, junho, julho e agosto foi de 100 mil novos sócios, em média, mais do que o dobro da média mensal de 45 mil nos 20 meses anteriores.

Desde a integração com o Grupo BIG, o Grupo Carrefour Brasil enxergou o enorme potencial do Sam’s Club. E assim tem sido. Sam’s Club é uma bandeira há 29 anos no Brasil e, quando veio para o Grupo Carrefour Brasil, em agosto de 2022, tinha 2,1 milhões de sócios. Em 20 meses passou para 3 milhões, chegando agora, em cinco meses, a 3,5 milhões.

Leia também:

  • Sam’s Club chega em Feira de Santana (BA) com loja de 4.400 metros quadrados
  • Sam’s Club chega a 100 mil sócios em Alagoas com nova loja em Maceió

“O Sam’s Club vem deixando de ser um segredo bem contado para se consolidar como o clube de compras do Brasil, um modelo diferenciado e único no varejo. Nossa estratégia de marca e aquisição de novos membros segue forte, para os clubes já abertos e para as expansões”, afirma a CMO do Sam’s Club, Cláudia Vilhena.

Parte desse sucesso é atribuída à forte presença nacional. Nos últimos seis meses, foram inauguradas sete novas unidades em diferentes regiões do país, sendo quatro delas no Nordeste – Paraíba, Fortaleza, Maceió e Feira de Santana -, duas em Minas Gerais e uma em São Paulo.

Segundo Cláudia, um dos grandes diferenciais do Sam’s Club é a identificação de 100% da base de sócios, o que permite um atendimento personalizado. “Compreendemos as necessidades de cada cliente por meio de ofertas, benefícios e novidades adaptadas aos seus hábitos de consumo. Essa abordagem, com promoções, cashback, SmartCupom, entre outras ativações, eleva nossa média de conversão mensal em 5,7%”, complementa.

Atualmente, o Sam’s Club conta com 58 lojas espalhadas pelo Brasil. O clube opera com um sistema de afiliação e oferece mais de 5 mil produtos, incluindo itens importados exclusivos (disponíveis apenas no Sam’s Club), embalagens diferenciadas e econômicas, além de produtos de marca própria, a Member’s Mark, que inclui alimentos, itens para casa e brinquedos, entre outros. O valor da afiliação anual é de R$75,00, o equivalente a R$6,25 por mês.

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ABRASEventosGente

Varejistas adotam estratégias para driblar escassez de mão de obra

De Redação SuperHiper 24 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Giseli Cabrini

A escassez de mão de obra é um tema que tem tirado o sono de muitos varejistas brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o setor possui atualmente mais de 357 mil vagas em aberto. Isso representa, 3,9% do total de pessoas atualmente empregadas pelo setor, ou seja, 9 milhões de colaboradores.

Para driblar essa situação, as redes têm apostado em tecnologia, mutirões, parcerias com entidades de classe, associações de bairro e órgãos governamentais, bem como a oferta de benefícios que vão além dos previstos em lei e que já se tornaram comuns. Entre eles estão: folgas no dia do aniversário, café da manhã e lanche da tarde. O treinamento constante é outra ferramenta usada para manter os quadros de pessoal sempre completos.

No caso da tecnologia, soluções de self-checkout surgem como alternativa. No entanto, as redes reconhecem que o atendimento humano é insubstituível e sempre “entrega mais” para o cliente.

“Atacamos em várias frentes. Entre elas estabelecer parcerias com entidades de classe, associações de bairro e órgãos governamentais. Há três meses, eu estive no Exército, no dia que os soldados dão baixa por excesso de contingente. Fui lá e palestrei na tentativa de atrair essas pessoas”, explica o diretor de recursos humanos do Asun Supermercados, Mauricio Echeverria.

Segundo o executivo, a rede possui cerca de 3.600 colaboradores em suas 40 lojas. “Temos muita dificuldade de manter esse quadro sem baixas sem contar que o turnover é um pouco alto. Antigamente era difícil recrutar mão de obra especializada. Mas, atualmente, o problema é atrair gente ainda que seja sem experiência.”

As razões para isso são muitas. No segundo trimestre, o Brasil registrou uma taxa de desemprego de 6,9%, o menor nível para o período em dez anos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, os números mostram um novo recorde de pessoas trabalhando, além de aumento médio da renda do trabalhador. Em paralelo, a expansão de benefícios sociais, nos últimos anos, tem causado a perda de interesse de parte da população mais vulnerável por uma vaga fixa. Muitos também preferem atuar na informalidade ou como autônomos. Existe ainda uma maior concorrência com outras modalidades de trabalho diante do avanço digital. Sem contar a chamada geração “nem-nem”, composta por pessoas de 25 a 43 anos que não estudam muito menos trabalham.

Segundo Echeverria, do Asun, o self-checkout ajuda a amenizar, mas não soluciona o problema uma vez que o atendimento humano é imprescindível. “Buscamos entender o colaborador, o que ele deseja e oferecer condições que ele considere, de fato, vantajosas, como morar perto do local de trabalho e benefícios diferenciados, como folgas no dia do aniversário ou recompensas que vão além do que a lei determina e baseadas em valores monetários. E é, claro, ter um ambiente acolhedor, onde ele se sinta feliz e motivado.”

A rede também aposta em treinamento e capacitação. Para isso, criou a Universidade Corporativa Asun (UCA). Além de formar lideranças, gerentes, subgerentes e encarregados do setor, ela passou a oferecer capacitação e formação para quem está começando. “Temos por exemplo, um curso voltado a profissionais da área de panificação. Independentemente desses profissionais permanecerem conosco, eles recebem essa formação. Em setembro, vamos iniciar um curso para a seção de açougue.”

Outra frente está nos mutirões voltados a atrair profissionais para todas as posições em aberto nas lojas do grupo Asun.

No grupo Supermercados Máximo, a escassez de mão de obra não chega a ser um problema, mas a rede já adota ações a fim de que isso não se agrave. “Temos lojas em cidades turísticas que, às vezes, uma mesma vaga passa três meses sem ser preenchida por conta da temporada. Em outros casos, há unidades que não são bem-atendidas pelo transporte público, o que também dificulta a contratação. Analisamos caso a caso para compreender o motivo da dificuldade de atrair os profissionais”, explica o diretor da rede, Daniel Khouri.

Ainda segundo o executivo, o grupo oferece condições de contratação que vão além do estabelecido em convenção coletiva de trabalho (CCT), entregando diferenciais quando comparado a outras empresas, como café da manhã e lanche da tarde, convênio farmácia, facilidade em compras na rede, oportunidade real de desenvolvimento e crescimento de carreira, treinamentos, plano odontológico etc. “Adicionalmente nós somos reconhecidos pelo ambiente de trabalho harmônico e estrito cumprimento de regras, o que facilita a adaptação dos colaboradores e faz com que nossa empresa seja procurada por quem busca uma vaga.”

Protocolo

Durante a abertura oficial da ABRAS´24 food retail future, na última segunda-feira, 16 de setembro, foi assinado um protocolo de intenções para adesão ao programa Acredita no Primeiro Passo e Cooperação para Inclusão Socioeconômica entre o presidente da ABRAS, João Galassi, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O objetivo é estabelecer mecanismos de cooperação e promover a inclusão socioeconômica e promover a redução da pobreza entre as pessoas inscritas no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico – por meio da oferta de ações de apoio à qualificação profissional e à inserção ao mundo do trabalho e o incentivo ao empreendedorismo.

Além do ganho social, uma vez que o CadÚnico reúne famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda (como o Bolsa Família), a iniciativa promete aliviar a escassez de mão de obra no varejo alimentar.

Galassi comemorou a iniciativa e destacou que, futuramente, a entidade fará todo fará todo acompanhamento do acesso ao CadÚnico, a fim de mapear todo o processo, os ganhos e os eventuais desafios na contratação dos cadastrados.

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Lançamentos

Marca Própria: Hortifruti Natural da Terra lança açaí congelado

De Redação SuperHiper 24 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Hortifruti Natural da Terra, rede varejista brasileira com foco em frutas, legumes e verduras, lança sua linha de açaí congelado da marca própria Natural da Terra. O novo produto amplia o portifólio de itens de marca própria da rede que possui, atualmente, um sortimento de mais de 300 produtos, e contribui para a rentabilidade da operação.

O açaí Natural da Terra já está disponível nas lojas e em todos os canais omnichannel da rede, como site, aplicativo e WhatsApp, nos sabores açaí com guaraná e com banana, e nas versões de 1,5L e 750ml. Ambos os produtos não contêm corantes e possuem extrato de guaraná.

“A Hortifruti Natural da Terra é reconhecida por ser uma vizinha especialista em produtos frescos e naturais com qualidade impecável e experiência memorável. Por aqui, seguimos atentos aos hábitos alimentares e às novas demandas de consumo. O nosso suco de açaí refrigerado, por exemplo, é um dos produtos mais procurados pelos nossos clientes. Ter uma linha de itens de marca própria desta categoria, dentro de congelados, faz todo o sentido uma vez que nossos clientes confiam nos produtos que nós produzimos. Com uma demanda forte e a parceria perene com produtores, conseguimos lançar um produto excelente e de alta qualidade”, comenta a gerente de marcas próprias da rede, Renata Lenza.

Segundo Renata, vem mais novidade por aí. Ainda neste segundo semestre, a empresa já prepara os próximos lançamentos com foco na categoria de perecíveis. “Quando a gente entende a rotina do nosso cliente e a procura por produtos no dia a dia, fica muito mais fácil oferecer o que ele precisa. Temos uma proposta de valor forte e nossos produtos carregam os atributos da nossa marca”, afirma a executiva.

Entre os produtos de marca exclusiva da Hortifruti Natural da Terra estão: sucos integrais, laticínios (queijos e requeijões), biscoitos de polvilho, cápsulas de café, méis, frutas e legumes orgânicos, aveias sem glúten, granolas, ovos orgânicos, dadinho de tapioca, temperos como pimenta e sal rosa (com moedor), palmitos, farofas, sorvetes, bebidas vegetais (aveia, amêndoas e castanha-de-caju), azeites (extra virgem e orgânico), pescados, saladas, cortes nobres bovinos e burgers 100% carne bovina, entre outros. Recentemente, a empresa também lançou uma linha de atomatados (tomate pelado e passatas) oriundos da Itália para agregar mais valor ao seu portifólio.

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ABRASEventos

Transformações no varejo alimentar: aprendizados da ABRAS’24

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A ABRAS’24 food retail future, realizada na semana passada em Campinas (SP), reuniu os principais nomes do varejo alimentar e da indústria para discutir as estratégias e o futuro do setor. O evento reuniu grandes palestrantes e uma diversidade de conteúdos, abordando o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor” e trazendo perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros, visando à melhoria de suas condições.

Os debates apresentaram um panorama do varejo alimentar, abordando a trajetória desde a pandemia até o cenário pós-pandemia, com a retomada do trabalho presencial e a construção de um futuro pleno de oportunidades e crescimento. Embora existam muitos desafios, como a desaceleração do consumo, o aumento dos gastos em apostas, a entrada de novos players na venda de alimentos e a volatilidade do comportamento dos consumidores, também surgem oportunidades. A complexidade da jornada de compra e a escassez de mão de obra são questões que exigem atenção especial.

Diante desse cenário, pode parecer que as opções são limitadas, mas, na verdade, há várias oportunidades além do core business do setor. A alimentação dos lares continua a ser uma necessidade fundamental, porém o setor supermercadista precisará ajustar seu portfólio, reforçando categorias existentes e abrindo espaço para novas. Além disso, é essencial expandir os negócios para além das práticas atuais,V incorporando serviços financeiros, food service, entretenimento, retail media e monetização de dados, por exemplo.

Durante esses dias de intenso aprendizado, a SuperHiper esteve presente para captar todo esse conhecimento, que poderá ser encontrado em nosso site, em nosso programa de TV e, em breve, na nossa edição impressa. Por isso, separamos os cinco principais pontos discutidos durante o evento, conforme detalhado a seguir:

1 – Explorar novas fontes de receitas:

A diversificação foi um tópico amplamente debatido, incluindo modelos e exemplos como clubes de assinaturas, retail media, marcas próprias e food service. Esses segmentos oferecem oportunidades significativas de crescimento e inovação, aproveitando as tendências de conveniência e personalização para atrair e reter consumidores.

2 – Adaptação e personalização:

Para entender essas oportunidades, os varejistas precisam focar tanto no seu negócio principal quanto em novas iniciativas. É fundamental que a personalização e a tecnologia em escala atendam às expectativas dos consumidores. Um exemplo disso é a integração da omnicanalidade com a hiperpersonalização, essencial para prosperar em um ambiente em constante evolução.

3 – Comportamento do consumidor:

Conhecer e detalhar o perfil dos consumidores é fundamental. É importante entender a relevância dos canais de compra, seus hábitos e as crescentes demandas por conveniência e sustentabilidade. A integração do físico e do digital deve criar uma experiência contínua e fluida para os consumidores.

4 – Preocupação crescente com a sustentabilidade:

O varejo alimentar deve adotar práticas sustentáveis para se manter competitivo. Os consumidores estão cada vez mais informados e exigem que as empresas sejam responsáveis por seu impacto ambiental. Qualquer transformação, seja digital ou física, deve alinhar-se a práticas sustentáveis que não apenas melhorem a eficiência, mas também atendam às expectativas éticas e ambientais.

5 – Ser humano:

Apesar da crescente digitalização, o varejo não pode perder o foco nas pessoas. As empresas devem ir além da centralidade no cliente e buscar criar experiências significativas, ultrapassando as transações comerciais.

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ConsumidorLegislação

Manutenção de isenção a carnes e peixes vem ao encontro do que o brasileiro quer

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Se de um lado a inclusão de carnes e peixes na cesta básica nacional de alimentos, livre de tributos, ainda não é consenso entre os parlamentares; de outro, uma maior demanda por proteínas animais, entre os consumidores brasileiros, já é um fato consumado.

No primeiro semestre deste ano os lares brasileiros consumiram, em média, 54 quilos de proteínas de origem animal, um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse avanço se deve especialmente à estabilização dos preços. O brasileiro faz hoje, em média, quatro compras de proteínas por mês, uma missão a mais do que fazia em 2023. A maior concentração ainda é de aves, bovinos e suínos, que representam 64% do volume consumido no País.

Leia também:

  • Inclusão das carnes e peixes na cesta básica nacional
  • Carnes na cesta básica não comprometem a alíquota padrão do IVA, diz ABRAS

Atualmente, as proteínas de origem animal são consumidas semanalmente por mais de 93% dos brasileiros, sendo as carnes bovinas responsáveis por quase 33,8% das ocasiões de uso dessa cesta. O consumo de carne bovina tem apresentado constância desde 2022, quando representava 34,2% dos momentos de consumo. Já a suína registrou avanço de 1,8 pontos percentuais em ocasiões de uso no último ano e 3,2% em penetração semanal, atingindo, atualmente, 8,2% do share da cesta de proteínas.

Importante destacar que as classes D e E têm tido mais acesso a cortes de maior valor agregado e incorporaram novos cortes à sua rotina de alimentação.

O acém é o corte mais consumido de forma praticamente generalizada pelo Brasil, com maior importância na Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro. A maior parte das compras de carnes é feita em supermercados (20,7% do volume), com ticket médio de R$ 50,59; pequeno varejo (30,2%), com ticket médio de R$51,42 e varejo tradicional (21,1%) e ticket médio R$43,3. O açougue é responsável por 7,7% do volume consumido nos lares, mas com maior desembolso R$ 66,85.

Os pratos mais preparados pelos brasileiros com carnes são, nesta ordem, carne assada ou cozida (42,6%), bife (41,4%), carne de sol (4,7%). O momento de churrasco também vem crescendo, com mais de 40 milhões de ocasiões por ano.

Os dados acima são do Painel de Uso e Consumo da Kantar, que reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares.

Em julho, a Câmara dos Deputados aprovou a inclusão das carnes e peixes na cesta básica nacional de alimentos (CBNA), zerada de tributos. Com isso, esses itens não serão afetadas pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS). O texto, atualmente, está sob análise do Senado.

Para a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que tem representado ativamente o varejo alimentar e os consumidores do Brasil ao longo das discussões sobre o novo sistema tributário para o País, a total desoneração das proteínas de origem animal representa um avanço significativo no acesso das famílias brasileiras aos alimentos essenciais. Segundo a entidade, isso é fundamental para garantir que os brasileiros, sem distinção de renda ou local de consumo, possam ter uma alimentação nutritiva e adequada. Para a ABRAS, a medida trará benefícios duradouros para a sociedade brasileira, contribuindo para a renda dos produtores de alimentos, para a redução da fome e para o fortalecimento da segurança alimentar, sobretudo para as famílias de médias e baixas rendas, que representam cerca de 90% da população do Brasil.

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Lançamentos

Camponesa anuncia rebranding em novo posicionamento

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Camponesa, pertencente ao grupo Alvoar Lácteos, realizou um investimento de R$ 10 milhões em um rebranding completo. De cara nova, a marca visa fortalecer sua presença no mercado lácteo, se direcionando ao segmento mais premium. Hoje, a marca Camponesa representa 50% do faturamento de R$ 4,8 bilhões do grupo e espera crescer 15% em número de vendas com o novo posicionamento.

“Temos uma marca forte que já é líder em leite em pó no Nordeste, líder em leite UHT em Belo Horizonte e tem relevância para expandir em diversas categorias. Com essa nova identidade, buscamos uma maior conexão com o público, por meio da tagline ‘Sabor se cria junto’. Além do novo posicionamento, teremos novos produtos para reforçar a nossa proposta de valor”, explica a diretora executiva de marketing da Alvoar, Cynthia Seretti.

Refinamento do sabor através da identidade

Em um mercado em que o campo e a família são temas recorrentes, a marca se destaca por trazer autenticidade e sabor como pilares centrais da sua estratégia. O diferencial está em seu DNA: mais do que ser de Minas Gerais, é sobre traduzir o jeito mineiro de ser, como hospitalidade, talento e criatividade. Enraizada na cultura mineira, a Camponesa reforça sua promessa de levar afeto e sabor para as mesas de todo o Brasil, com uma abordagem mais inovadora e alinhada às expectativas do público-alvo.

“O nosso propósito é fazer dos afetos novos sabores, traduzido em uma personalidade calorosa, apetitosa, inspiradora e especialista. Com um jeito de falar que une gerações ao redor da mesa, a Camponesa inspira os sentidos e deixa tudo mais gostoso, trazendo uma combinação única de afeto e sabor que transcende o tempo”, completa Cynthia.

A tagline “Sabor se cria junto” reforça a ideia de que o sabor autêntico e as experiências memoráveis nascem do encontro entre as pessoas e suas histórias. É nesse sabor único que a união e a criatividade trazem as pessoas para apreciar o tempo ao redor da mesa e da cozinha. “Cria junto” reforça um jeito de falar mais afetuoso e dá mais força para a proposta da Marca ser criativa e inovadora.

A nova identidade traz uma evolução para o logotipo, preservando características já reconhecidas por seus consumidores, como as cores azul e laranja, garantindo continuidade e reconhecimento de marca, porém conferindo-lhe um aspecto mais contemporâneo e sofisticado. A tipografia possui formas sinuosas que remetem à cremosidade do leite ao mesmo tempo transmite a solidez de Camponesa.

Com a reformulação visual, todas as embalagens da marca foram redesenhadas para traduzir o novo posicionamento estratégico e atrair um público Premium. As embalagens fortalecem os principais assets de Camponesa: mantêm o branco como cor predominante, uma característica marcante na visualidade da marca, criando um bloco de cor no ponto de venda. No centro do painel frontal, o icônico “C” de Camponesa aparece em um splash de leite, representando toda a cremosidade dos produtos.

Para oferecer uma comunicação mais fácil e próxima, as embalagens agora destacam o nível de cremosidade dos produtos, ajudando o consumidor a entender melhor as texturas e características de cada um. Receitas criativas e saborosas também ganham vida nas embalagens, explorando as texturas dos alimentos e reforçando o posicionamento da marca como inovadora e conectada ao prazer de cozinhar.

Campanha institucional

A ampla campanha de comunicação vem para construir a nova narrativa de marca, expandir a tagline “Sabor se cria junto” como conceito criativo e gerar uma conexão emocional com público, por meio da criação de momentos de afeto e tempo de qualidade entre família e amigos, com o apoio das receitas criativas da Camponesa.

A campanha explora em seu primeiro vídeo os encontros da refeição em família, nos momentos especiais que se transformam por meio da culinária afetiva, fazendo alusão aos sabores presentes na vida e que se tornam especiais e memoráveis através de pratos deliciosos e lembranças saborosas.
O plano de mídia contempla ações online e offline – TV, merchan e patrocínio; em Rádio; OOH em MUB, shoppings e aeroportos; ações de experiência e materiais de PDV; e forte estratégia no Digital, além de parcerias com squad de influenciadores.

No ponto de venda, o jeito mineiro de fazer ganha vida por meio do conceito “momentos saborosos”, reforçando o fazer junto e as relações nutridas ao redor da mesa. No visual, a cozinha mineira serve como inspiração, com o fogão mineiro dando forma ao módulo de degustação, como peça principal. As cores e materiais utilizados trazem uma estética mais aconchegante que reforça os elementos visuais da marca e acrescenta um toque de modernidade.

Toda a estratégia, marca, embalagens, campanha e experiência de ponto de venda foram desenvolvidas pela agência Ana Couto, enquanto o plano de conteúdo, mídia e divulgação foram realizados pela agência LVL.

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Lançamentos

Harald relança linha Inovare com novas formulações e embalagens

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Harald anuncia o relançamento da linha Inovare, com nova formulação e embalagens renovadas, reafirmando seu compromisso em oferecer produtos de alta qualidade para o setor de confeitaria.

A nova fórmula da linha Inovare traz novos ingredientes em sua formulação, que permitem obter um produto que mantém as mesmas características sensoriais do chocolate nobre – derretimento perfeito e sabor inconfundível -, com menor desembolso para o consumidor.

Segundo a gerente executiva de marketing da Harald, Fernanda Sequetto, “Inovare é a alternativa perfeita para rentabilizar e garantir alta qualidade nas produções de doces e sobremesas, especialmente para empreendimentos que trabalham com um volume maior de produções. É uma solução de excelente custo-benefício neste momento em que a alta nos preços do cacau reflete também em aumento nos preços do chocolate, mantendo todas as características sensoriais que o chocolate nobre pode proporcionar”.

Inovare garante os mesmos resultados da manteiga de cacau, com duas vantagens importantes: sua têmpera é mais fácil por proporcionar maior flexibilidade de temperatura no processo; e, além disso, tem excelente rendimento, permitindo a produção de casquinhas mais fininhas, e muita versatilidade, visto que é recomendada para moldar e banhar, mas também para o preparo de ganaches, recheios e brigadeiros. “É uma linha extremamente prática, que permite o desenvolvimento de todo tipo de receita, garantindo muito sabor, textura, performance e, é claro, lucratividade”, afirma a executiva.

A linha também propicia maior resistência as variações de temperatura, assegurando a qualidade e aspecto final das criações. Disponível nos sabores Chocolate Ao Leite, Chocolate Branco e Chocolate Intenso, também conta agora com embalagens na versão em gotas. “Esse é um formato que facilita o processo e traz muita praticidade para as produções”, comenta Fernanda Sequetto.

Com o relançamento da linha Inovare, a Harald reafirma seu compromisso em oferecer produtos que combinam sabor, performance e custo-benefício, proporcionando aos profissionais do setor uma ferramenta poderosa para elevar a qualidade e a rentabilidade de seus negócios.

Os produtos da linha Inovare estão disponíveis em embalagens em barras de 2kg e em gotas de 2kg, e já podem ser encontrados nos principais atacados e lojas especializadas em todo o Brasil.

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ConsumidorEconomiaLegislação

Mais de 1,3 milhão de brasileiros estão inadimplentes devido a bets

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

De junho de 2023 a igual mês de 2024, os brasileiros já gastaram R$ 68 bilhões em cassinos on-line, as populares bets. O valor representa 0,62% do Produto Interno Bruto (PIB) 0,95% do consumo total e 2% da massa salarial. Como consequência, mais de 1,3 milhão de brasileiros ficaram inadimplentes devido a esse tipo de aposta. Isso deve gerar prejuízo de R$ 117 bilhões por ano no comércio. As informações constam de um estudo recente divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Durante seu discurso de abertura da ABRAS´24 food retail future, maior evento do varejo alimentar brasileiro, que aconteceu em Campinas (SP), de 15 a 17 de setembro, o presidente da ABRAS, João Galassi, mostrou preocupação em relação ao tema. Esse posicionamento foi reforçado em entrevista ao Correio Braziliense, quando Galassi reiterou que isso está gerando a ruína de muitas famílias brasileiras.

De acordo com o vice-presidente financeiro da CNC, Leandro Domingos Teixeira Pinto, o fenômeno das bets já começa a trazer consequências expressivas para o comércio. “O crescimento do volume de apostas está diretamente ligado à perda de poder de compra das famílias, o que afeta toda a economia e o desenvolvimento do País.”

Diante disso, a CNC revisou para baixo a projeção de crescimento do setor varejista em 2024, ajustando de 2,2% para 2,1%. A mudança reflete o impacto negativo causado pelo aumento descontrolado das apostas on-line, que têm comprometido a renda das famílias e redirecionado o consumo para jogos de azar, em vez de bens e serviços essenciais.

Segundo o estudo da CNC, considerando o valor de R$ 68 bilhões gastos em apostas entre 2023 e 2024, o setor varejista enfrenta potencial redução de até 11,2% no faturamento, o que representa uma perda de R$ 117 bilhões por ano. Apenas no primeiro semestre deste ano, a estimativa é que os cassinos on-line já retiraram R$ 1,1 bilhão do comércio.

O material revela ainda que 22% da renda disponível das famílias brasileiras foi destinada às apostas no último ano, gerando uma série de consequências econômicas e sociais. Entre elas, segundo o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, o aumento da inadimplência. Mais 1,3 milhão de brasileiros ficaram inadimplentes por causa disso, segundo o estudo. Tavares ressalta que essa situação afeta especialmente as classes mais vulneráveis. “O público jovem e de baixa renda é o mais afetado. As apostas, que inicialmente parecem uma forma de entretenimento, acabam comprometendo uma parte considerável do orçamento, resultando na inadimplência e na redução do consumo de bens essenciais.”

Desde a aprovação da Lei nº 13.756, em 2018, que autorizou as apostas esportivas, o mercado de apostas on-line, incluindo cassinos virtuais, tem crescido exponencialmente no Brasil. Entre junho de 2023 e junho de 2024, os consumidores gastaram R$ 68,2 bilhões em apostas, valor que já representa 0,62% do PIB nacional. O desvio de parte significativa da renda familiar para apostas tem causado preocupações no setor econômico, especialmente devido à sua natureza desregulada.

Os cassinos on-line, em particular, têm mostrado um perfil de apostadores que levanta ainda mais alertas. Modalidades como o chamado “Jogo do Tigrinho”, popular entre mulheres, têm o potencial de gerar impactos sociais mais profundos, visto que parte desse público é beneficiário de programas sociais e chefe de família. “Isso pode agravar ainda mais o ciclo de pobreza e desigualdade, já que muitos estão utilizando recursos essenciais para apostar”, reforçou Tavares, da CNC.

Ações da ABRAS

Em abril, a ABRAS propôs ao Ministério da Fazenda a taxação das bets com o Imposto Seletivo (IS) na regulamentação da reforma tributária para garantir a ampliação da lista de produtos da cesta básica nacional com zero de imposto. No início de setembro, a ABRAS decidiu alertar as empresas do setor que adotem uma política rigorosa na seleção de agências de marketing e de influenciadores para suas campanhas. A recomendação é evitar profissionais que tenham relação com os jogos de apostas online, as bets.

Novos projetos sobre o tema

De acordo com informações da Rádio Câmara, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou projetos para proibir publicidade de jogos on-line e impedir que cartões de crédito sejam usados para pagar as bets.

Para Lopes, os jogos on-line estão “viciando jovens, endividando famílias e atingindo até crianças”. O projeto que proíbe a publicidade das bets, segundo ele, estabelece pesadas multas em caso de descumprimento.

O parlamentar lembrou que há um processo, em curso, de cadastramento destes sites de apostas, feito pelo governo federal. Segundo ele, “as bets estão lucrando muito com a boa fé dos apostadores. Então, precisamos passar um pente fino no setor”. E acrescentou. “É um problema de economia popular.”

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Gente

Supermercado Máximo abre 60 vagas para nova loja em São José dos Campos (SP)

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Rede Máximo Supermercados está oferecendo 60 vagas de emprego no bairro Jardim Aquarius, em São José dos Campos. Essa é uma excelente oportunidade para quem busca recolocação profissional na cidade.

A nova unidade será instalada onde funcionava a loja da rede Dia, que recentemente encerrou suas atividades no Brasil. Localizado na avenida Cassiano Ricardo, na zona oeste da cidade, o supermercado será inaugurado em novembro, e já está contratando novos funcionários para diversas áreas.

O Supermercado Máximo se destaca pelo seu amplo mix de produtos, incluindo mercearia, hortifrúti, açougue, padaria, frios e rotisseria. A unidade busca colaboradores para posições administrativas, operacionais e de atendimento. As oportunidades incluem cargos, como: gerente, subgerente, assistente de recursos humanos, operadores de caixa, açougueiros, balconistas e muito mais.

Interessados em trabalhar na nova loja podem acessar as vagas disponíveis e se candidatar pelo link.

As vagas estão distribuídas nas seguintes áreas:

Administrativo: gerente, subgerente, assistente de Recursos Humanos e auxiliar administrativo I e II.
Frente de caixa: encarregado(a) de caixa, fiscal de caixa, operador(a) de caixa e televendas e operador horista (aprendiz).
Açougue: encarregado(a) de açougue e açougueiro.
Depósito: auxiliar de depósito e conferente.
Frios: balconista de frios.
Padaria: encarregado (a) de padaria, padeiro, balconista de padaria e auxiliar de padaria.
Hortifrúti: operador(a) supermercado (hortifrúti).
Loja: encarregado(a) de mercearia, operador(a) de supermercado (mercearia), fiscal de loja, fiscal de prevenção e perdas, além de auxiliar de limpeza.

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Lançamentos

Laticínio Scala lança do queijo de coalho sem espeto

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O laticínio Scala amplia seu portfólio com o lançamento do queijo coalho sem espeto desenvolvido especialmente para um consumo prático e rápido. Voltado principalmente para o consumidor final, o produto vem em embalagens de 215g, oferecendo a quantidade ideal para atender famílias menores ou ocasiões com um menor número de pessoas. A novidade alia conveniência à qualidade, tornando o queijo coalho mais acessível para o dia a dia.

“Identificamos que o queijo de coalho é extremamente versátil, sendo utilizado não apenas em churrascos, mas também em receitas tradicionais da culinária brasileira e em diferentes preparos, como petisco, assado ou frito. Observamos que muitos consumidores preferem retirar o espeto antes do preparo, optando por formas mais práticas de consumo no dia a dia. Com isso, decidimos oferecer um produto que atenda a essa demanda, proporcionando praticidade e agilidade no preparo”, explica o diretor comercial da empresa, Ricardo Abrão. “Recomendamos o preparo na AirFryer, proporcionando resultado saboroso e prático, mas também pode ser preparado na frigideira e sanduicheira.

O processo de fabricação do queijo de coalho Scala começa com a utilização de leite de alta qualidade, proveniente das bacias leiteiras do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O cuidado em cada etapa da produção resulta em um queijo com sabor marcante e desempenho superior. O queijo de coalho se destaca por sua resistência ao calor, o que o torna ideal para ser assado ou grelhado em altas temperaturas.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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