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quarta-feira, setembro 10, 2025
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Lançamentos

Portfólio de Aurora Fine Brands é ampliado com a chegada da espanhola Marqués de Cáceres

De Redação SuperHiper 30 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Em celebração aos seus 15 anos da divisão de vinhos de Aurora Fine Brands (conhecida por Inovini), a importadora traz ao Brasil os vinhos da Marqués de Cáceres, diretamente da Espanha. Admirada mundialmente, a vinícola detém o título de mais influente na Denominação de Origem Calificada (DOCa) da região de Rioja pela Consultoria Wine Intelligence, juntamente com os críticos de vinho James Suckling (chefe do Bureau Europeu da revista Wine Spectator) e Tim Atkin. Combinando métodos tradicionais com técnicas modernas de vinificação, os vinhos da Marqués de Cáceres são conhecidos por sua elegância, complexidade e potencial de guarda.

A vinícola foi fundada em 1970 por Enrique Forner, que trouxe para Rioja novas técnicas de vinificação, como controle de vinhedos e seleção de uvas, elaboração a frio para extrair os primeiros aromas, envelhecimento em barricas de carvalho francês e refinamento longo na garrafa para fortalecer as virtudes da uva Tempranillo – ações que resultaram em um novo estilo mais frutado e estruturado de vinhos tintos, bem como brancos e rosés mais vibrantes e frescos.

A marca segue com o conhecimento da família – hoje liderada por Cristina Forner, filha de Enrique – para alcançar a máxima expressão do terroir, além de atrelar projetos de sustentabilidade, viticultura, digitalização, internacionalização e enoturismo à produção de seus vinhos.

Dentre as muitas certificações conquistada por Marqués de Cáceres, destacam-se as medalhas de ouro no Mundus Vini 2023 com o Reserva (safra 2018) e na edição de 2024 com o Rosé (safra 2023); no Mondial Bruxelles 2024 com o Crianza (safra 2020); e no Vinos Bacchus 2023 com o Gaudium (safra 2018). Além do Verdejo, que com sua safra 2022 conquistou a medalha de ouro no Mundus Vino e Mondial Bruxelles no ano passado.

Linha trazida ao Brasil

A linha é formada, em sua maioria, por vinhos produzidos na Rioja, ao norte da Espanha, com destaque para a uva Tempranillo, que é frequentemente combinada a variedades locais, como Garnacha, Graciano e Mazuelo. São eles: Crianza, Reserva, Gran Reserva e Gaudium. Além dos tintos, a Marqués de Cáceres também produz um rosé varietal com a Tempranillo. Completam a linha dois rótulos de outras regiões espanholas: Rueda, no noroeste do país, conhecida por seus vinhos brancos frescos da uva Verdejo; e Catalunha, onde é produzido o cava de Marqués de Cáceres.

Marqués de Cáceres Crianza

Uva: Tempranillo, Garnacha e Graciano; colheita manual.
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho (60% francês e 40% americano) e mínimo de 1 ano em garrafa.
Graduação alcoólica: 13,5%
Cor: vermelho-cereja intenso
Aroma: intenso com notas de frutas vermelhas, como cereja e framboesa, canela, baunilha, cacau, nuances minerais, florais, de tabaco e de ervas, como tomilho e alecrim.
Sabor: frutado e fresco, com ótimo equilíbrio entre fruta e carvalho. Boa estrutura, médio corpo, com taninos delicados, final de boca saboroso e longo, que lembra fruta vermelha e chocolate.
Sugestão de harmonização: carnes vermelhas (grelhadas, assadas ou cozidas) e massas com molhos escuros e saborosos.

Marqués de Cáceres Reserva

Uva: 90% Tempranillo, 10% outras variedades; colheita manual.
Graduação alcoólica: 14,0%
Cor: vermelho-rubi intenso
Aroma: intenso, complexo e elegante, com fruta negra madura que lembra ameixa, matizes de frutos secos, como amêndoa e noz torradas, especiarias, como canela, cravo, baunilha e alcaçuz, toques de cedro, tabaco, couro, pimenta branca e terra úmida.
Sabor: denso, encorpado, aveludado, com taninos macios, gostoso frescor, sabores de fruta negra, cacau e especiarias. Final de boca fresco, vibrante, persistente e muito saboroso.
Sugestão de harmonização: carnes vermelhas (grelhadas, assadas ou cozidas) e massas com molhos escuros e saborosos.

Marqués de Cáceres Gran Reserva

Uva: Tempranillo, Garnacha e Graciano; colheita manual.
Graduação alcoólica: 14,0%
Cor: vermelho-rubi intenso
Aroma: frutas maduras (figos), especiarias, um fundo de carvalho e couro adicionam elegância e profundidade de complexidade no nariz.
Sabor: na boca é denso, com taninos firmes, mas de alta qualidade, frescor vibrante, notas de especiarias, balsâmicas e de fruta escura madura e fruto seco. Final delicioso e persistente.
Sugestão de harmonização: carnes vermelhas, massas com molhos escuros e queijo curado.

Marqués de Cáceres Gaudium

Uva: Tempranillo; colheita manual.
Graduação alcoólica: 14,0%
Cor: vermelho-rubi intenso
Aroma: intenso com notas ameixas pretas maduras, toques de tomilho, bem como notas balsâmicas.
Sabor: boa estrutura, encorpado e com ótimo equilíbrio entre fruta e carvalho. Um exemplo de grande equilíbrio e refinamento, tanto no nariz quanto no paladar.
Sugestão de harmonização: carnes vermelhas (grelhadas, assadas ou cozidas) e massas com molhos escuros.

Marqués de Cáceres Verdejo Rueda

Uva: Verdejo; colheita noturna para preservar o frescor da uva.
Graduação alcoólica: 13,0%
Cor: amarelo-palha com reflexos esverdeados.
Aroma: um buquê elegante e sutil de aromas de frutas brancas e finas notas cítricas.
Sabor: muito agradável e equilibrado, com delicioso frescor, médio corpo, ótima densidade, nuances de fruta cítrica e ervas. Final límpido, refrescante e persistente.
Sugestão de harmonização: saladas, peixes brancos grelhados, aves de carne branca e queijos de massa mole não muito curados.

Marqués de Cáceres Rosé

Uva: Tempranillo; colheita manual.
Graduação alcoólica: 13,5%
Cor: rosa salmão
Aroma: frutos vermelhos, como cereja, morango e amora, complementados por notas florais que lhe conferem elegância e complexidade.
Sabor: fresco, saboroso – cheio de fruta vermelha fresca – macio e equilibrado, faz dele um vinho perfeito para beber a qualquer momento, com ou sem acompanhamento.
Sugestão de harmonização: delicioso para degustar como aperitivo ou acompanhando saladas, peixes como salmão e atum, sushis, sashimis, carpaccio, rosbife e paella.

Marqués de Cáceres Cava

Uva: 50% Xarel-lo, 30% Macabeo e 20% Parellada
Graduação alcoólica: 11,5%
Cor: amarelo-palha com reflexos dourados e bolhas finas e persistentes.
Aroma: delicado, com nuanças de flores brancas e frutas cítricas, como maçã verde.
Sabor: na boca é fresco, com certa estrutura, sabores cítricos, mousse macia e boa persistência.
Sugestão de harmonização: ótimo como aperitivo ou com pescados, mariscos, carnes brancas e aves.

Sobre Aurora Fine Brands

Com 78 anos de experiência, a Aurora Fine Brands acredita que sabores únicos criam momentos especiais. A empresa foi fundada em 1921 em Hamburgo, na Alemanha, e hoje é uma das mais consolidadas na importação e distribuição exclusiva de bebidas e alimentos finos no Brasil, para onde a companhia migrou em 1946.

Sempre conectada a novas tendências, a Aurora Fine Brands descobre e seleciona o que há de melhor na indústria de bebidas e alimentos sofisticados, surpreendendo e ampliando o repertório de escolha dos clientes mais exigentes. Com excelência nos detalhes, se preocupa com cada etapa do processo, para que tudo chegue impecável dá origem ao consumidor final.

Estruturada em quatro divisões: Alimentos, Confectionery, Destilados & Licores, e Vinhos (divisão também conhecida como Inovini), representa e desenvolve mais de 60 marcas internacionais em seu portfólio, entre elas o snack de arroz Kalassi, conservas Bonduelle, mostardas Maille, geleias St. Dalfour, chocolates Baci Perugina, tequila Jose Cuervo, Licor 43 e, na Inovini, a Louis Latour (França), Dr Loosen (Alemanha), Argiano (Itália), Churchill’s (Portugal), Golan Heights (Israel), Laurent-Perrier (Champagne/França), Marqués de Cáceres (Espanha), Penfolds (Austrália), Alfa Crux (Argentina), dentre outras.

Reconhecida nacional e internacionalmente, a Aurora Fine Brands é a única empresa da América Latina membro da CEISA (Circle of Specialty Food Importers), e está sob o comando de sua terceira geração, tendo como valores fundamentais o compromisso com a qualidade de atendimento ao cliente, excelência na escolha de produtos, valores éticos, responsabilidade social e consistência ao longo dos anos.

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ESG

Natural da Terra reduz o volume de perda de alimentos em 1,7 milhão

De Redação SuperHiper 30 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Hortifruti Natural da Terra implementou uma estratégia para mitigar o desperdício de alimentos. Com o uso de inteligência artificial e outras ações, a empresa conseguiu reduzir em 1,7 milhão o volume de perda de itens no primeiro semestre de 2024 em comparação com o ano anterior. Esse resultado surge em um contexto global preocupante, onde o desperdício de alimentos gera custos estimados em US$1 trilhão, de acordo com o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com o varejo contribuindo com 12% desse total.

“O Brasil supera, a cada ano, as máximas históricas de temperatura e calor. Esse fator, aliado ao ainda alto índice de fome da população, gera um cenário desafiador para o segmento de alimentos e frescos no País. Para combater as perdas e evoluir na agenda de forma coletiva, desenvolvemos uma estratégia de mitigação do desperdício que envolve a nossa operação e parcerias para acelerar o aproveitamento de alimentos, principalmente os perecíveis. O resultado é um controle maior da oferta de produtos e novas possibilidades de consumo, com  preços ainda mais acessíveis”, disse o CEO da Hortifruti Natural da Terra, Paulo Drago.

Leia também:

  • Marca Própria: Hortifruti Natural da Terra lança açaí congelado

Pela pesquisa feita pela ONU, mais de 1 bilhão de refeições são jogadas fora por dia. Na rede, outras iniciativas também são realizadas para evitar esse grande desperdício, como a doação de alimentos para parceiros como o Mesa Brasil e Prato Cheio, projetos que conectam doações a instituições que combatem a insegurança alimentar. Além disso, a rotina operacional também monitora a validade dos produtos: itens próximos do vencimento são disponibilizados na “Gôndola Pegar ou Pegar”, com descontos de até 40%, incentivando o consumo imediato; e também vendidos com redução de preço nas “Sacolas surpresas” por meio das foodtechs Food To Save e B4waste.

Após a conclusão de todas as etapas do processo de gestão do desperdício, alimentos que não estão mais adequados para o consumo são transformados em adubo pela Ciclo Orgânico – empresa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos – para venda nas lojas da rede. “A Hortifruti Natural da Terra vem aprimorando esse processo com o tempo. Fomos da mensuração dos dados à implementação de tecnologias e critérios operacionais para o aproveitamento correto dos alimentos. Ainda temos muito a evoluir, mas, quando olhamos para o futuro da sociedade, sabemos que estamos fazendo a nossa parte”, explica Drago.

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Legislação

Google restringe anúncios de bets a empresas registradas na Fazenda

De Redação SuperHiper 30 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A partir desta segunda-feira, 30, o Google só aceitará anúncios de bets (companhias de apostas virtuais) de empresas registradas no ministério da Fazenda. A plataforma atualizou, na última sexta-feira, 27, a política de anúncios para jogos de azar no Brasil.

Com a mudança, o Google adequou-se à portaria do ministério da Fazenda que suspenderá, a partir de 1º de outubro, a operação das bets que ainda não pediram autorização para funcionar no País. A companhia que tiver pedido a licença até o fim de setembro, mas ainda não atuava no Brasil, terá de continuar a esperar para iniciar as operações em janeiro, se a pasta liberar a atividade.

Leia também:

  • Regulamentação das bets deve mirar endividamento e combate a vício e fraudes
  • Brasileiros gastam por mês até R$ 21 bi, via Pix, em bets
  • “Jogo do Tigrinho” e vício em apostas on-line colocam em xeque saúde e segurança públicas
  • Mais de 1,3 milhão de brasileiros estão inadimplentes devido a bets

Segundo o ministério da Fazenda, a suspensão das bets que não pediram a autorização servirá como um instrumento temporário para separar as companhias sérias das que atuam de forma criminosa, especialmente após recentes operações policiais.

Governo e Congresso

As empresas de apostas estão no centro das atenções nos últimos dias, após a divulgação de um relatório do Banco Central (BC), que informou que os beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em bets apenas em agosto. O montante equivale a 21,25% dos R$ 14,12 bilhões desembolsados pelo governo no mês passado com o programa social.

Na sexta passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu providência de todos os ministérios envolvidos na regulamentação de apostas eletrônicas. Segundo Haddad, a regulamentação proposta pelo governo prevê a coibição da lavagem de dinheiro e do endividamento das famílias por meio de apostas.

Também na última sexta-feira, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para analisar o uso de recursos do cartão Bolsa Família com apostas on-line (bets). O grupo vai funcionar em parceria com a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único com objetivo de apresentar uma proposta, até o dia 2 de outubro, de restrição ao desvirtuamento do propósito do programa. Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde e Casa Civil também vão trabalhar na ação de forma integrada.

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou para o dia 11 de novembro, às 10h, audiência pública para discutir a “lei das bets” (Lei 14.790/2023). Segundo o ministro, o objetivo não é colher interpretações e teses jurídicas, mas esclarecer questões associadas à saúde mental, aos impactos neurológicos das apostas sobre o comportamento humano, aos efeitos econômicos da prática para o comércio e a seus efeitos na economia doméstica, além das consequências sociais desse novo marco regulatório.

Ao longo da última semana, vários parlamentares apresentaram diversos projetos de lei voltados a endurecer a atual legislação sobre bets e jogos de azar e, também, envolvendo a questão do uso de recursos de programas sociais de transferências de renda nesse tipo de atividade. Entre eles estão os deputados: Tião Medeiros (PP-PR), Mendonça Filho (União Brasil-PE), Luiz Gastão (PSD-CE) e Carlos Hauly (Podemos-PR). E, também, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

Cartões de crédito

Na segunda-feira passada, 23 de setembro, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB-SP), liderou uma reunião com representantes dos Ministérios da Saúde, Justiça e Fazenda para discutir a regulação do mercado de bets. A antecipação da proibição do uso de cartões de crédito em apostas foi o ponto central da discussão. Existe já uma movimentação para o anúncio de um pacote de medidas sobre o tema, segundo fontes do ministério da Fazenda e da secretaria de Prêmios e Apostas.

Na última quinta-feira, 26 de setembro, por meio de nota divulgada em seu site, o Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR), associação que afirma reunir quase 70% do mercado de apostas esportivas no país, informou que tomou a decisão voluntária de banir o uso de cartões de crédito como forma de pagamento para os jogos de azar.

Fusões e aquisições

Segundo estimativas de fontes envolvidas em processos de fusões e aquisições de empresas de bets, de 15 a 20 marcas devem mudar de mãos até janeiro de 2025. Na semana passada, a estadunidense Flutter pagou quase R$ 2 bilhões por uma fatia de 56% da brasileira NSX, dona da marca Betnacional.

“Diria que encerramos este ano com algo entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões em fusões e aquisições neste setor”, calculou o associado ao escritório Pinheiro Neto Advogados, André Santa Ritta. A conta não considera o negócio bilionário da Flutter. Só neste ano, o advogado assessorou quatro operações de fusão nesta área. E há mais duas ou três em andamento, segundo ele.

Santa Ritta informou que essa movimentação começou no fim de 2023, quando a lei que regulamenta as bets no Brasil foi aprovada. “O mercado brasileiro é bastante pulverizado. Fala-se em até 2 mil bets operando por todo o País.”

A Flutter não é a única a buscar parceiros brasileiros. A britânica Playtech, listada na bolsa de Londres, é uma das maiores fornecedoras de tecnologia para jogos on-line no mundo – opera em 19 países, tem mais de 7 mil funcionários – e também atua no B2C. A companhia desembolsou US$ 5 milhões para comprar 40% do brasileiro Ocean 88 Holdings, dono da marca Galerabet. Logo após a compra da Galerabet, a Playtech financiou a compra de duas outras marcas: a F12, do ex-jogador de futsal Falcão, e a Inovabet, do influenciador Luva de Pedreiro. Ambas operam no mercado pernambucano. Comprar operadoras locais é importante não só para entrar em mercados regionais, como também para ampliar a base de clientes.

Fontes: Agência Brasil/ Estadão/ Agência Câmara de Notícias/ STF/ IBJR

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Lojas

Novo Atacarejo anuncia loja em Igarassu (PE)

De Redação SuperHiper 30 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Novo Atacarejo irá instalar uma nova loja em Igarassu (PE). A unidade deverá gerar 300 empregos diretos e 500 indiretos. A previsão é que a inauguração do estabelecimento aconteça em fevereiro de 2025.

O anúncio foi feito pela atual prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (PSDB). “Estamos mantendo nossa meta de desenvolvimento e acessibilidade para nossa cidade e o melhor, gerando empregos e confirmando que Igarassu é um excelente ambiente para se investir na Região Metropolitana do Recife (RMR)”.

Leia também:

  • Novo Atacarejo chega em Salgueiro (PE) com loja de 3700 metros quadrados

O Novo Atacarejo tem serviços, como: açougue, frios, fatiados e padaria e em breve, com a nova unidade Igarassu, serão 28 lojas em funcionamento na Região Metropolitana e em cidades do interior, além de outras duas na Paraíba. A rede deve inaugurar mais sete unidades, todas em municípios pernambucanos até o ano que vem.

Fonte: Portal de Prefeitura

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Gente

Assaí abre 100 vagas de emprego em loja no bairro da Penha (SP)

De Redação SuperHiper 30 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Assaí está com cerca de 100 vagas de emprego abertas para a ampliação da sua unidade localizada na avenida Condessa Elisabeth de Robiano, 5500. Inaugurada em 2010, a loja passa por uma reforma de ampliação para melhorar a experiência de compras dos clientes da zona leste de São Paulo. A ampliação é decorrente do processo de conversão do antigo hipermercado que existia ao lado e é o último ponto físico a ser convertido.

Em obras, a unidade será reinaugurada até o final deste ano e trará para a região o modelo de loja mais moderno do atacadista, com um mix ampliado de produtos e serviços, como açougue, empório de frios e padaria, além do bom atendimento e preços baixos que as famílias e comerciantes do bairro da Penha e região já conhecem.

Todas as posições de trabalho são efetivas, elegíveis a pessoas com deficiência e abrangem diferentes áreas e níveis de experiência, com funções técnicas, operacionais e de lideranças. Entre elas, estão:

  • Chefe de Seção;
  • Auxiliar de Açougue;
  • Açougueiro;
  • Fiscal de Prevenção de Perdas;
  • Repositor de mercadorias;
  • Operador de Caixa;
  • Empacotador;
  • Vendedor de Cartão.

Os interessados devem se cadastrar exclusivamente no site até o dia 14 de outubro. Para iniciar a participação no processo seletivo, é necessário ter em mãos RG, CPF, número de telefone e endereço de e-mail. O processo seletivo será realizado com etapas presenciais e online.

A empresa oferece remuneração e pacote de benefícios compatíveis com o mercado e possui, também, um plano estruturado de carreira, com investimentos constantes em capacitação e no desenvolvimento profissional de seus colaboradores em todo o país.

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Internacional

Walmart usa impressão 3D para expandir loja

De Redação SuperHiper 30 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

O Walmart decidiu apostar em uma tecnologia cada vez mais presente nas construções de casas, mas ainda pouco usual em empreendimentos comerciais: a impressão 3D. Em Athens, no estado americano do Tennessee, a varejista fez uma parceria com a construtora Alquist 3D para uma expansão de cerca de 800 metros quadrados de seu supercenter local.

O novo espaço abriga as operações de delivery e “clique e retire” da loja, é a primeira vez que o Walmart usa impressão 3D nessa escala e um caso raro de uso da tecnologia em aplicações comerciais. O sistema usa concreto como elemento de impressão, um modelo que vem sendo aplicado crescentemente no mundo como uma forma mais barata e rápida de construção de casas. Em Austin, no Texas, por exemplo, um conjunto residencial de 100 casas foi construído dessa maneira pela startup Icon.

“Nosso objetivo é conseguir fazer construções melhores, mais fortes, mais sustentáveis, baratas e rápidas de levantar”, afirma o  CEO da Alquist 3D, Patrick Callahan. “Pode ser de tudo, de uma casa a um prédio comercial, passando por empreendimentos comerciais”, acrescenta.

Construção com tecnologia 3D

O Walmart afirma que a varejista tem buscado diversos métodos construtivos. “Estamos sempre tentando inovar, utilizando tecnologias em desenvolvimento que possam nos trazer algum tipo de vantagem competitiva”, afirma VP de construção do Walmart US, Mike Neill. “Vimos que a impressão 3D era um caminho que valia a pena explorar”, completa.

Embora o custo da obra tenha ficado próximo ao de uma construção por métodos tradicionais (o valor não foi divulgado), Neill acredita que a impressão 3D pode ser ainda mais barata com a evolução tecnológica, pois diminui o número de pessoas na obra e ajuda a compensar o déficit de mão de obra na construção civil.

A extensão da loja foi feita em 45 dias, mas o Walmart acredita que seja possível diminuir em até 50% esse tempo, com um benefício de sustentabilidade: o concreto usado usa materiais reciclados e de baixa emissão de carbono. Além disso, o material utilizado exige uma estrutura mais leve e menos isolamento térmico que construções tradicionais.

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Negócios

Melhor momento para negociar embalagens e descartáveis para a seção de Bazar é agora

De Redação SuperHiper 30 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Oferecido por Facilita&Pronto

O último trimestre do ano potencializa as vendas de inúmeros produtos e a seção de bazar é uma das mais impactadas positivamente no período.

A movimentação tem a ver com as festas de fim de ano, melhor momento de vender envoltórios para alimentos e onde ocorre o pico de vendas. Porém, o aumento na procura começa várias semanas antes, influenciado pelo aumento da renda disponível à população e pela maior frequência de confraternizações entre familiares, amigos e colegas de trabalho.

Formas para air fryer, papel alumínio, filme de PVC, filme poliéster para churrasco, sacos para alimentos, papel manteiga e copos descartáveis estão entre os itens de maior sell-out.

A Facilita&Pronto apresenta a solução mais completa da categoria, com 77SKUs. Entre os itens que mais performam e que não podem faltar nos supermercados e atacarejos no fim do ano estão as assadeiras descartáveis de alumínio nos formatos oval e retangular.

Não perca oportunidades de gerar vendas adicionais nos últimos meses do ano. Inclua no mix os produtos Facilita&Pronto.

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ESG

Mudanças climáticas pedem mobilização urgente para combater o desperdício de alimentos

De Renata Ruiz 29 de setembro de 2024
Escrito por Renata Ruiz

Por Marcio Milan*

Este 29 de setembro – Dia Mundial de Combate ao Desperdício de Alimentos – coloca todos nós alertas e pede engajamento e mudanças de hábitos. Estamos atravessamos um período atípico em que os efeitos das mudanças climáticas atingem de forma mais intensa a produção de alimentos. Por esse motivo, é urgente refletirmos sobre consumo, preços, comportamento do consumidor, eficiência operacional da seção e medidas para o enfrentamento do desperdício de alimentos.

Nos últimos dias, tenho conversado com produtores rurais, acompanhado as previsões do setor produtivo e estimado como e quando a alta dos preços deve atingir o bolso do consumidor.

Nesse período, pude sentir a preocupação dos supermercadistas diante da tendência de redução da oferta dos produtos no campo – que leva a ruptura nas gôndolas – e, principalmente, sobre como elevar a eficiência operacional da categoria de vegetais frescos para reduzir o desperdício de alimentos.

Essa preocupação de todos os elos é pertinente. E um dos motivos é que as frutas, legumes e verduras (FLVs) se tornaram essenciais na mesa do consumidor nos últimos 30 anos com a entrada em vigor do Plano Real – moeda que trouxe a estabilidade econômica e permitiu o desenvolvimento de diversas categorias nos supermercados.

Voltando um pouco no tempo, durante as décadas anteriores os supermercados comercializam poucos itens de hortifruti, de modo que o consumidor complementava sua cesta nos sacolões e nas feiras livres, muitas vezes buscando preços baixos e variedades.

Com o passar dos anos, ele aliou a qualidade, a variedade e a conveniência e passou a compor sua cesta de vegetais frescos nos supermercados. Os resultados são visíveis. No ano passado, o consumo de FLV superou o perecíveis industrializados e representou 9,3% do faturamento das empresas supermercadistas. Esse aumento no consumo fortalece todos os elos da cadeia e leva renda e desenvolvimento ao campo.

Chegar a atual patamar foi um processo que uniu produtores e varejistas em busca de tecnologias, variedades mais tolerantes às secas e doenças, ampliação de culturas, de boas práticas de transporte, de armazenagem, de manuseio, maior durabilidade (vida útil de prateleira) para o consumidor encontrar nas gôndolas alimentos nutritivos e com segurança alimentar.

Ao mesmo tempo, o consumidor foi se tornando mais exigente na compra desses itens. Passou a buscar além de frescor outros aspectos como forma perfeita, tamanho, cor mais intensa. Esse comportamento levou a implantação de fichas técnicas – que são documentos e processos utilizados na operação da lojas e tratam da padronização dos hortifrutis, com critérios de tamanho, defeitos, coloração, por exemplo.

No entanto, diante das mudanças climáticas e da seca prolongada que o Brasil está passando nos fica uma alerta sobre como podemos envolver mais uma vez todos os elos para combater o desperdício de alimentos de ponta a ponta.

Há tempos viemos estabelecendo uma comunicação transparente com o consumidor nas lojas. Vejo que agora é o momento ideal para reforçar que a participação dele é essencial no combate ao desperdício de alimentos, pois sabemos que um produto com aparência fora de padrão, mantêm a sua qualidade nutricional e a segurança alimentar. Logo, só com o envolvimento de todos será possível combater o desperdício de alimentos e valorizar os esforços dos milhares de produtores de todo o país que estão enfrentando queimadas e condições climáticas adversas para levar alimentos à mesa dos consumidores todos os dias.

Por todas essas razões, este 29 de setembro é mais uma abertura de diálogo para engajar produtores, varejistas e consumidores no combate ao desperdício de alimentos.

Pense! Enquanto consumidor como você pode contribuir nesse processo!

* Marcio Milan é vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS

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Lojas

Minuto Pão de Açúcar chega ao bairro Alto da Lapa (SP)

De Redação SuperHiper 27 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O GPA inaugurou na manhã desta sexta-feira, 27, a sua mais nova unidade Minuto Pão de Açúcar. Com 230 metros quadrados e gerando 15 empregos diretos e 15 indiretos, a loja está instalada na avenida Diógenes Ribeiro de Lima, 3012, bairro Alto da Lapa, zona oeste da capital paulista.

A unidade conta com amplo mix de produtos com foco nas compras repositoras de itens frescos. Os clientes ainda terão à disposição, um estacionamento com dez vagas, além de três self-checkouts e dois checkouts.

Leia também:

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A proposta do Minuto Pão de Açúcar é oferecer desde itens básicos de reposição até uma linha de produtos gourmet, com destaque nas categorias de vinhos, queijos, orgânicos e saudáveis, pães e itens importados.

“Estamos inaugurando a terceira loja Minuto Pão de Açúcar aqui na região, pois acreditamos que a localidade e o perfil dos clientes têm muita aderência a esse formato. Como destaque da loja aqui no Alto da Lapa, a nossa padaria oferecerá os mais variados pães e doces, tudo muito fresquinho e saboroso”, comentou o gerente regional, Adelson Duarte.

Ainda em 2024, o Grupo Pão de Açúcar pretende inaugurar outras 20 lojas, em diversos bairros da capital, no interior de São Paulo e na Baixada Santista.

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Governo cria Grupo de Trabalho para analisar o uso de recursos do Bolsa Família em apostas

De Redação SuperHiper 27 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou nesta sexta-feira, 27, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para analisar o uso de recursos do cartão Bolsa Família com apostas on-line (bets). O grupo vai funcionar em parceria com a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único com objetivo de apresentar uma proposta, até o dia 2 de outubro, de restrição ao desvirtuamento do propósito do programa. Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde e Casa Civil também vão trabalhar na ação de forma integrada.

Em nota, o MDS reiterou que os programas sociais de transferências de renda foram criados para garantir a segurança alimentar e atender às necessidades básicas das famílias, das pessoas em situação de vulnerabilidade. “A prioridade sempre será combater a fome e promover a dignidade para quem mais precisa”, destacou o ministério. “O foco do MDS permanece firme em garantir que o Bolsa Família continue sendo um instrumento eficaz de combate à pobreza e à insegurança alimentar.”

Leia também:

  • Regulamentação das bets deve mirar endividamento e combate a vício e fraudes
  • Brasileiros gastam por mês até R$ 21 bi, via Pix, em bets
  • “Jogo do Tigrinho” e vício em apostas on-line colocam em xeque saúde e segurança públicas
  • Mais de 1,3 milhão de brasileiros estão inadimplentes devido a bets

BC

Nota técnica elaborada pelo Banco Central (BC) e divulgada na última terça-feira (24) mostrou que os beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em bets (empresas de apostas eletrônicas) via Pix em agosto.

O levantamento foi feito a pedido do senador Omar Aziz (PSD-AM), que pretende pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) ações judiciais para retirar do ar as páginas das casas de apostas na internet até que elas sejam regulamentadas pelo governo federal.

Segundo a análise técnica do BC, cerca de 5 milhões de beneficiários de um total aproximado de 20 milhões fizeram apostas via Pix. O gasto médio ficou em R$ 100. Dos 5 milhões de apostadores, 70% são chefes de família. O relatório inclui tanto as apostas em eventos esportivos como jogos em cassinos virtuais.

STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou para o dia 11 de novembro, às 10h, audiência pública para discutir a “lei das bets” (Lei 14.790/2023). Segundo o ministro, o objetivo não é colher interpretações e teses jurídicas, mas esclarecer questões associadas à saúde mental, aos impactos neurológicos das apostas sobre o comportamento humano, aos efeitos econômicos da prática para o comércio e a seus efeitos na economia doméstica, além das consequências sociais desse novo marco regulatório.

A audiência se dá no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7721, apresentada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A CNC aponta uma série de transtornos causados a partir da edição da lei, como o aumento do endividamento das famílias e impactos nas esferas econômica, social e de saúde pública, afetando principalmente as classes sociais mais vulneráveis.

Congresso

Diante das notícias, ao longo da semana, vários parlamentares apresentaram diversos projetos de lei voltados a endurecer a atual legislação sobre bets e jogos de azar e, também, envolvendo a questão do uso de recursos de programas sociais de transferências de renda nesse tipo de atividade. Entre eles estão os deputados: Tião Medeiros (PP-PR), Mendonça Filho (União Brasil-PE), Luiz Gastão (PSD-CE) e Carlos Hauly (Podemos-PR). E, também, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

Fontes: Agência Brasil/ STF/ Agência Câmara de Notícias

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