SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
sábado, setembro 13, 2025
SuperHiper
SuperHiper
SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
Lojas

Stok Center abre as portas de nova loja em Caxias do Sul (RS)

De Redação SuperHiper 23 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Na última terça-feira, 22, a cidade de Caxias do Sul ganhou uma nova loja do Stok Center, localizada no Bairro Panazzolo. Esta é a 45ª unidade da rede Comercial Zaffari e a 35ª da marca Stok Center, consolidando a presença na serra gaúcha da segunda maior rede de supermercados do Rio Grande do Sul e a 23ª maior do Brasil.

Com uma estrutura moderna de 10.669 metros quadrados, dos quais 4.571 metros quadrados são dedicados exclusivamente à área de loja, o novo empreendimento oferece um mix variado com mais de 9000 produtos. Além da mercearia, destacam-se o amplo setor de hortifrúti e uma vasta seleção de itens refrigerados e congelados. Para esta inauguração, o Stok Center são mais de 300 ofertas especiais para clientes cadastrados no Clube Stok Center. Além disso, o estacionamento conta com 280 vagas, proporcionando maior comodidade aos clientes em compras.

Leia também:

  • Passo Fundo (RS) recebe a 6ª Rústica Comercial Zaffari e Stok Center
  • Stok Center inaugura loja em Caxias do Sul (RS)
  • Stok Center chega a Novo Hamburgo (RS) com loja de 4 mil metros quadrados

Mais do que apenas um novo espaço de compras, a loja trouxe impacto direto para a economia local, gerando mais de 180 empregos diretos e se somando à equipe de quase 7 mil colaboradores da rede Comercial Zaffari.

Como forma de retribuição ao acolhimento da comunidade Caxiense, o Stok Center fez uma doação significativa de R$ 350 mil ao Corpo de Bombeiros Militar da cidade. Essa doação, realizada através do PISEG (Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do RS), permitiu a aquisição de uma viatura Pick-up 4×4, uma embarcação e um auto bomba tanque, que serão utilizadas pelo 5º Batalhão de Bombeiros nas operações em Caxias do Sul.

A nova loja também adere ao projeto social da rede, o Troco Solidário, que desde 2017 apoia diversas instituições beneficentes. A Liga Feminina de Combate ao Câncer será a entidade beneficiada pelo Stok Center do Bairro Panazzolo, em Caxias do Sul, recebendo contribuições mensais que farão a diferença no apoio à luta contra o câncer.

Serviço
Stok Center – Caxias do Sul
Endereço: Rua Santo Dalfovo, 101, Bairro Panazzolo, Caxias do Sul, RS
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 21h.

23 de outubro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Negócios

Grupo HEINEKEN investe em estratégia de execução no varejo

De Redação SuperHiper 23 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Com uma atuação consolidada no trade do varejo, o Grupo HEINEKEN aposta em estudos aprofundados tanto para aprimorar o relacionamento com clientes e consumidores, quanto adicionar valor à categoria e, consequentemente, ao negócio varejista. Acompanhando as tendências do mercado e com objetivo de adotar uma estratégia clara e efetiva de execução nos pontos de venda, a companhia estabelece como base de sua atuação para a execução perfeita a “Fotografia do Sucesso” — guia de abastecimento e exposição voltados ao time de campo, que contribui para maior efetividade nos estabelecimentos.

Considerando pontos importantes como o mapa da loja em diferentes formatos (atacados, hiper, super, mini), e características regionais, o Grupo avalia e executa a reposição das marcas nas gôndolas de forma estratégica, a ponto de garantir que os produtos estejam no lugar correto para atrair o shopper e facilitar a comparação dos preços. Além disso, baseado em conhecimento sobre a jornada de compra dos shoppers e as ocasiões de consumo, é possível avaliar e definir quais as melhores formas de expor as categorias de acordo com o estabelecimento.

O diretor sênior de canais especiais e trade do Grupo HEINEKEN, Ricardo Piccoli, explica que a fotografia de sucesso envolve elementos importantes como ativação, produtos expostos e materiais nos pontos de vendas. “Em iniciativas de implementação do planograma seguindo a estratégia, a companhia já possui um case notável considerando um aumento de 45% no volume de vendas nas gôndolas de um parceiro, por exemplo. Neste caso, alcançamos essa evolução a partir do ajuste do espaço dedicado aos nossos produtos na gôndola”, conclui o executivo.

A atuação direta e constante entre indústria, varejo e pontos de venda é fundamental para maximizar o impacto das vendas. Por meio de comunicação, treinamentos para equipe e com a implementação de estratégias como a Fotografia de Sucesso, por exemplo, além de apoiar os parceiros em uma abordagem colaborativa, as empresas garantem sortimento e execução adequada no PDVs.

23 de outubro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

Covabra Supermercados celebra aniversário de 35 anos

De Redação SuperHiper 23 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Em outubro, o Covabra Supermercados comemora 35 anos de história com um toque especial: o lançamento de um vinho tinto exclusivo, homenageando Rosa Rosada dos Santos, fundadora da rede que faleceu em julho de 2023, aos 86 anos. Em parceria com a Italiamais, renomada importadora de vinhos das melhores regiões da Itália, esta edição limitada traz um pedacinho da Toscana para os clientes.

Produzido na encantadora cidade de Montalcino, este vinho é um blend orgânico de uvas Sangiovese e Merlot, proporcionando um aroma envolvente de frutas vermelhas frescas, como cerejas, que se entrelaçam em uma experiência frutada e equilibrada. “Há seis anos, a rede Covabra Supermercados investe em produtos sofisticados e de alta qualidade para celebrar essa data tão especial. Este ano, escolhemos a Italiamais para criar uma bebida que reflita nossa essência e o compromisso com a excelência”, afirma o gerente de compras da rede, Fabio Saito.

Com uma produção limitada a apenas 1.200 garrafas, esse vinho especial pode ser encontrado nas lojas físicas e no e-commerce. “As bebidas lançadas para o aniversário do Covabra costumam ser muito bem aceitas. Esperamos um crescimento de 30% em relação ao vinho da edição 2023”, complementa Saito.

Vinho tinto exclusivo, homenageando Rosa Rosada dos Santos, fundadora da rede. Foto: Covabra Supermercados

Aniversário Bem Estar 35 anos

Como parte das comemorações pelos 35 anos de história, o Covabra Supermercados também realiza a campanha “Aniversário Bem Estar 35 Anos”, que acontece até 12 de dezembro e presenteia os clientes com mais de R$ 700 mil em prêmios instantâneos. Além dos sorteios diários, a campanha oferece uma experiência emocionante: a “Corrida Maluca”, onde o ganhador terá três minutos para encher o carrinho com até R$ 2 mil em produtos.

Para concorrer aos prêmios é necessário fazer parte do programa de fidelidade gratuito da rede, o Cliente Bem-Estar. A cada R$ 120 em compras, o cliente tem a oportunidade de girar uma roleta de prêmios exibida na tela da caixa. No total, serão 9 prêmios diários por loja, incluindo dois vales-compras e sete prêmios oferecidos pelas empresas parceiras.

O funcionamento é simples: ao aparecerem cinco símbolos iguais, o cliente ganha o prêmio que está na tela. Por exemplo, cinco ícones da Super Cora garantem um vale-compras de R$ 200 para ser usado nas lojas da rede, enquanto cinco logos de uma empresa parceira dão direito a um produto dessa marca.

O cliente também recebe um cupom para participar do sorteio da “Corrida Maluca”. Haverá um vencedor em cada uma das 19 lojas da rede, que terá três minutos para correr contra o tempo e encher seu carrinho com até R$ 2 mil em produtos.

As compras de produtos das marcas parceiras, previstas no regulamento da campanha, dobram os pontos e as chances de ganhar. A promoção também é válida para compras online. Caso o cliente seja contemplado, recebe o vale-prêmio junto com o pedido e poderá retirá-lo.

Se tornar Cliente Bem-Estar é rápido, fácil e gratuito. O cadastro pode ser feito nos totens disponíveis nas lojas, no site do Covabra ou pelo aplicativo da rede. O regulamento completo da campanha está disponível no site do Covabra.

23 de outubro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Gente

Umuarama (PR) realiza nova edição do Mutirão do Emprego com foco em vagas para supermercados

De Redação SuperHiper 23 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Agência do Trabalhador de Umuarama (PR) realiza, nesta quarta-feira (23), das 13h30 às 17h, o Mutirão do Emprego com foco no setor supermercadista. São mais de 100 vagas em diversos departamentos de 12 supermercados da cidade. Os interessados devem apresentar documentos pessoais e um currículo atualizado.

Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada e por meio de distribuição de senhas, conforme explica o diretor da Agência do Trabalhador, Valdemir Frasson. “Não haverá possibilidade de agendamento e as oportunidades são para primeiro emprego, jovens e adultos, homens e mulheres. Entre as vagas disponibilizadas também há as exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs). Ou seja, todos podem conquistar uma oportunidade de trabalho para início imediato.”

Frasson informa que as vagas são diversificadas, mas destaca as funções de operador de caixa, estoquista, frente de caixa, repositor, auxiliar de hortifrúti (feirinha), auxiliar de açougue, auxiliar de confeitaria, promotor de vendas, cartazista e embalador a mão. “Também há vagas para motoristas, para pessoas sem experiência e para especialistas. Elas incluem oportunidades no setor administrativo. Quem não tiver currículo ou condições de preparar, nós temos profissionais para oferecer apoio. O importante é que a pessoa esteja disposta a trabalhar e a se dedicar a uma das áreas de maior destaque na economia de nosso município.”

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, conta que o mutirão tem como objetivos, entre outros, facilitar o contato entre o empregador e o candidato a emprego e dar a oportunidade ao trabalhador de realizar a entrevista já no momento. “Vamos centralizar os atendimentos na Agência do Trabalhador, com representantes de redes de supermercados e também de empresas com uma só unidade. Em comum são os salários compatíveis com o mercado, benefícios diversos e possibilidade de construção de uma carreira.”

Serviço
Mutirão do Emprego- 2ª edição: Supermercados
Data: 23/10/2024
Horário: das 13h30 às 17h
Local: Agência do Trabalhador de Umuarama – Av. Rio Branco,4.211 (esquina com rua Governador Ney Braga) – Telefone: (44) 3621-1100

Fonte: Prefeitura de Umuarama

23 de outubro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Negócios

Grupo Coutinho chega a 48 lojas em nove cidades do Espírito Santo

De Redação SuperHiper 23 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Giseli Cabrini

O grupo Coutinho vai encerrar 2024 com 48 lojas em nove cidades do Espírito Santo: Cariacica, Anchieta, Guarapari, Serra, Vitória, Colatina, São Mateus, Vila Velha e Viana sob duas bandeiras no formato de supermercados, a Extrabom e a Exraplus e uma de atacarejo, a Atacado Vem, além da Extrabom Be Honest, de minimercados autônomos. No entanto, a meta de expansão é grande: chegar a 60 unidades e faturar mais de R$ 4 bilhões até 2028.

Embora o projeto contemple todas as bandeiras, o maior número de novas lojas será do Extrabom e do Atacado Vem. E a expectativa é chegar a outros municípios do Estado.

As próximas inaugurações estão previstas para o início do segundo semestre de 2025. Duas lojas já estão em obras, sendo uma operação Extrabom, na região da Grande Santo Antônio, em Vitória, e outra do Atacado Vem, em Alto Lage, em Cariacica.

A rede fechou 2023 com 35 unidades da bandeira Extrabom, mas já o grupo já possuía um total de 45 unidades, sendo outras três da bandeira Extraplus e sete do Atacado Vem. Neste ano, o grupo Coutinho abriu três estabelecimentos: um Extraplus na Praia do Canto (em Vitória) e duas unidades Extrabom, uma em Anchieta (a primeira neste município capixaba, marcando sua expansão para o litoral sul do Estado) e a mais recente em Viana. Atualmente, o grupo tem mais de 6.500 colaboradores.

Na última quarta-feira (16), a segunda unidade, em Viana, abriu as portas. O estabelecimento possui mais de 1.400 metros quadrados de salão e seções, como: resfriados, congelados, hortifrúti, limpeza, higiene pessoal, bebidas, padaria e açougue, além de estacionamento, bicicletário e outros serviços. Foram contratados 120 novos colaboradores para cargos, como: açougueiro, auxiliar de padeiro, ajudante de entregas, balconista de frios e repositor de mercadorias.

Segundo o grupo Coutinho, a rede trabalha para diferenciar suas bandeiras para que sejam cada vez mais aderentes ao público que buscam atender em cada uma delas.

O Extrabom é uma marca de supermercados consolidada no mercado capixaba. Como os portes das lojas são variados, um dos principais desafios passa por manter a uniformidade entre as unidades para que o consumidor se sinta sempre bem-atendido, independentemente do estabelecimento que visitar. Já o Extraplus passou por um grande rebranding. Além da atualização visual de todos os materiais de comunicação, incluindo a marca, as lojas foram reformadas, inaugurando um novo conceito, que compreende desde a comunicação visual até o mix de produto. O desafio é disseminar esse posicionamento, tanto para colaboradores quanto consumidores. Além disso, depois de muitos anos, a bandeira inaugurou uma loja em uma nova região de Vitória. Por mais que a marca já fosse de conhecimento do público, entrar em uma nova área, com um público extremamente exigente, é sempre um grande desafio.

Por sua vez, o Atacado Vem é a bandeira mais nova do grupo. Inaugurada em 2020, já reúne sete unidades e a previsão é de ampliar este número em 2025. Como marca nova, um dos principais desafios passa por torná-la mais conhecida e ainda a opção preferida de compra por parte do público-alvo. Segundo a rede, o formato de atacarejo é um dos que mais se desenvolveu nos últimos anos, então a meta é buscar constantemente se diferenciar dos competidores para ganhar cada vez mais espaço na mente e na cesta do consumidor.

A rede destaca ainda que foi uma das pioneiras no Brasil a atuar no e-commerce, ainda em 2010. A iniciativa com a Be Honest surgiu na mesma linha a fim de oferecer aos consumidores mais um canal para encontrar a marca e suprir suas necessidades. Atualmente, já são mais de 50 unidades espalhadas pelos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra. O plano é seguir com a abertura de unidades. Segundo o grupo Coutinho, a missão da empresa é abastecer as famílias capixabas, sempre com muita qualidade, variedade, economia e paixão em servir.

23 de outubro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Gente

Rede Supermercados União anuncia 126 vagas de emprego para Rio das Pedras (SP)

De Redação SuperHiper 23 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Rede de Supermercados União anunciou a abertura de 126 novas vagas de emprego para diferentes funções em sua nova loja, que será inaugurada em Rio das Pedras (SP). As oportunidades abrangem uma ampla gama de áreas, permitindo que candidatos de diferentes perfis participem do processo seletivo e incluem oportunidades para menor aprendiz e pessoas com deficiência (PCDs).

Os interessados devem entregar o currículo presencialmente no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizado no prédio da Prefeitura Municipal de Rio das Pedras, na Ladeira José Leite de Negreiros, 10, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 16h. Na sexta-feira, 25 de outubro, haverá um mutirão de atendimento para a entrega de currículos.

As vagas disponíveis incluem: açougueiro, assistente administrativo, atendente de loja/operadora de caixa, auxiliar de confeiteiro (a), conferente, empacotador, motorista e padeiro.

O supermercado funcionará das 7h às 21h, com três turnos de trabalho, seguindo uma escala de 2×1. Além do salário, a empresa oferece benefícios como vale-transporte, além de convênio médico e odontológico com coparticipação.

Fonte: Portal da Cidade Rio das Pedras

23 de outubro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Internacional

Rede britânica ajuda ex-detentos a ter uma segunda chance

De Redação SuperHiper 23 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

O varejo também tem uma função social, seja como ponto de encontro da comunidade, como primeiro emprego para jovens ou mesmo como uma oportunidade de ter uma segunda chance na vida. No Reino Unido, a rede de supermercados Iceland levou esse conceito muito a sério: a empresa desenvolveu o programa Second Chance para colocar ex-presidiários no mercado de trabalho.

Desde o primeiro semestre do ano passado, a empresa contratou mais de 330 ex-detentos, tanto como operadores em funções básicas no chão de loja quanto como motoristas para o delivery de pedidos. Tudo começou com a contratação de Paul Cowley como Diretor de Reabilitação, em 2022. Ele mesmo um ex-presidiário que entende bem a dificuldade de encontrar oportunidades depois de condenações.

Desde o início do programa, Cowley visitou quase 100 presídios para entrevistar mais de 800 pessoas. Aqueles elegíveis para contratação pela Iceland incluem pessoas que serão soltas nos próximos 6 meses, não cometeram crimes sexuais e nem se envolveram em terrorismo, homicídio ou incêndios criminosos.

“São pessoas que têm sido uma adição brilhante à nossa equipe. Alguns deles já foram promovidos e receberam prêmios pela sua dedicação e trabalho duro”, comenta Cowley. Procurando ampliar o alcance do programa Second Chance, a Iceland enviou uma carta ao governo britânico com um “mapa” de seu modelo de reabilitação e os resultados obtidos até agora. O objetivo é encorajar outros negócios a incorporar ex-detentos à sua força de trabalho e dar oportunidade a quem tem muita dificuldade de se recolocar.

“Ajudar ex-detentos a voltar a trabalhar é uma forma comprovada de reduzir a criminalidade. Temos orgulho de ajudar na reabilitação e em oferecer segurança financeira para quem sai da prisão, com um emprego significativo que beneficia toda a sociedade”, disse Richard Walker, presidente executivo da Iceland.

23 de outubro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Negócios

Carrefour Brasil: vendas chegam a R$ 29,5 bi no 3º tri, puxadas por Atacadão

De Redação SuperHiper 23 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Carrefour Brasil teve vendas brutas de R$ 29,5 bilhões, de julho a setembro de 2024. O montante inclui vendas de combustíveis, que cresceram 4,8% no período analisado ante o anterior. O resultado, contudo, foi puxado pelo avanço nas vendas de sua principal bandeira, o Atacadão.

As informações constam de comunicado enviado ao mercado nesta terça (22) sobre dados preliminares de vendas. Excluindo combustíveis, as vendas consolidadas totalizaram R$ 28,7 bilhões no período, também um avanço de 4,8% ano a ano.

Atacarejo

A divisão de atacarejo do Carrefour Brasil, representada pela bandeira Atacadão, registrou receita bruta de R$ 21,4 bilhões, 8,3% acima do registrado um ano antes, com a adição de 13 novas lojas nessa modalidade nos 12 meses anteriores.

De acordo com a empresa, “a dinâmica de volumes foi positiva no trimestre, apesar da desaceleração sequencial no consumo, especialmente de clientes B2B, em razão do impacto da deflação mês a mês ocorrida em julho e agosto. Alcançamos um volume de vendas muito forte em setembro quando comparado aos dois meses anteriores, o que ajudou o Atacadão em atingir crescimento acima do mercado durante o trimestre.” E acrescentou. “Em linha com a nossa estratégia de aumentar o tráfico B2C nas lojas, adicionamos serviços (açougue e fatiados) a 151 lojas até o fim de setembro, praticamente dobrando o número de unidades com esse tipo de oferta durante o trimestre (80 estabelecimentos em junho de 2024), impactando positivamente o número de tíquetes de clientes B2C no Atacadão.” Até o fim de 2024, a expectativa é ter 157 lojas com esse tipo de serviço.

Em relação ao canal digital, ele representou 8,1% das vendas do Atacadão no terceiro trimestre, um aumento de 1,9 p.p. ante igual período de 2023 (6,2%).

No documento, a companhia destacou que as antigas lojas do grupo BIG convertidas em Atacadão, que respondem por 12% das vendas do segmento, apresentaram sólido crescimento de 14% no trimestre.

Ainda de acordo com o comunicado, no terceiro trimestre, foram abertas três novas lojas de cash & carry, sendo uma conversão de hipermercado Carrefour, no Rio de Janeiro, e duas conversões de supermercados Bompreço, na Bahia. A previsão é abrir 20 novas unidades Atacadão em 2024 (todas conversões de lojas do varejo).

Varejo

No formato varejo, as vendas somaram R$ 6,4 bilhões, uma queda de 7,9% na comparação anual, explicada pela redução de 22% na área de vendas, decorrente da estratégia de otimização de ativos. Porém, de acordo com o documento: “o crescimento continua a acelerar no formato, demonstrando o momento positivo do segmento após os ajustes no portfólio e revisão da estratégia de precificação”.

A penetração das vendas do digital no varejo atingiu 20,2% no trimestre (+1,4 p.p. a/a), no e-commerce alimentar a penetração foi de 10,2% (+2,8 p.p. a/a).

De acordo com o documento “como parte do nosso plano para otimização do nosso portfólio de ativos e simplificação da nossa estrutura para a bandeira, convertemos 18 lojas do varejo 13 hipermercados cinco supermercados) em lojas Atacadão e Sam’s Club e fechamos outras 126 unidades (16 hipermercados e 110 supermercados) nos últimos doze meses, assim como finalizamos uma parceria no Estado de Minas Gerais para operação de 15 supermercados.

Sam’s Club

Por sua vez, a bandeira Sam’s Club registrou vendas de R$ 1,8 bilhão, um aumento de 16,9% em comparação com o ano anterior.

Os esforços para expandir a base de membros ativos, em vigor desde o segundo semestre de 2022, produziram um crescimento de 35,1% a/a no número de membros ativos em setembro deste ano. No terceiro trimestre de 2024, o Sam’s Club atingiu a marca de 3,5 milhões de membros. A marca própria ganhou relevância em termos de penetração de vendas no trimestre, apresentando crescimento a/a de 5,4 p.p. atingindo 24% das vendas.

As vendas via canal digital representaram 6,7% das vendas do formato, aumentando a penetração em 0,8 p.p. versus o ano passado.

A abertura de lojas acelerou no período com quatro novas unidades (mais sete estabelecimentos em 2024), completando o plano de expansão do ano. Trata-se de um processo de conversões de hipermercados nos Estados de Minas Gerais (um), da Bahia (um), do Ceará (um) e de Alagoas (um).

Vendas digitais

No e-commerce do Grupo Carrefour, o GMV atingiu R$ 3 bilhões no trimestre, representando 10,5% das vendas totais, um aumento de 21% em relação ao 3T 2023. O destaque foi o crescimento das vendas alimentares, que subiram 39,7% no período.

A unidade brasileira do grupo francês Carrefour encerrou setembro com 1.041 lojas, conforme o relatório. A empresa divulgará suas informações trimestrais completas em 31 de outubro.

Venda de ativos

O Carrefour Brasil informou também ontem (22), por meio de fato relevante ao mercado, que assinou um contrato de compra e venda de imóveis com o fundo de investimento imobiliário Guardian Real Estate, gerido pela Guardian Gestora.

A transação envolve a venda de 15 imóveis próprios, onde estão localizadas lojas da bandeira do formato Atacadão (atacarejo), pelo valor total de R$ 725 milhões. As unidades estão localizadas em oito Estados do País: Paraná, São Paulo, Ceará, Roraima, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Segundo o documento, a “operação está alinhada com a estratégia do grupo Carrefour Brasil de destravar valor de portfólio imobiliário, com foco na monetização dos ativos, maximização dos retornos para seus acionistas e melhor alocação de capital”. A companhia informou ainda que continua avaliando outras operações envolvendo o restante de seus ativos imobiliários.

No âmbito da referida transação, o Carrefour Brasil celebrará contratos de locação na modalidade sale-leaseback por um prazo inicial de 13 anos, renováveis por períodos de cinco anos. O custo mensal com aluguel será de aproximadamente R$ 4,8 milhões.

A operação, que ainda depende da aprovação do Cade, deve ser concluída até o fim de 2024. “Esta operação e seu nível de valuation demonstram a qualidade e robustez dos ativos imobiliários do Grupo Carrefour Brasil”, detalhou o grupo no fato relevante.

23 de outubro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Internacional

Shoppers dos EUA ajustam hábitos diante de inflação no pós-pandemia

De Redação SuperHiper 22 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Ainda que a inflação nos Estados Unidos tenha desacelerado, a alta de preços no País já se reflete nos hábitos de consumo dos shoppers locais. Dados do estudo “Value shop til you drop”, do Bank of America, revelaram que consumidores das gerações Z e Y (os “millenials”) juntaram-se aos da X e os “baby boomers” no movimento de ampliar as compras em lojas com perfil econômico.

De acordo com o material, os shoppers dos Estados Unidos têm gastado mais em mantimentos, com um crescimento ajustado pela inflação positivo no início de 2024, pela primeira vez, em quase três anos. No entanto, dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) revelaram que os preços dos mantimentos ainda estavam quase 30% mais altos em abril de 2024, em comparação a janeiro de 2020. Ou seja, há indícios que alguns shoppers já têm buscado formas de compensar a elevação nos preços de produtos e serviços.

Na avaliação do Bank of America, a tendência é que esse movimento se mantenha. Segundo o documento, “enquanto os preços permanecerem altos, acreditamos que os shoppers continuarão a buscar oportunidades de economizar, especialmente as gerações mais jovens, à medida que amadurecem e se inclinam mais para compras com foco em valor.”

Embora a geração X e os “baby boomers” já estivessem orientados por preço nas compras de mantimentos antes da pandemia, esse movimento tem ganhado a adesão de pessoas da faixas Y e Z. Essa troca por opções mais “baratas” é verificada tanto no perfil de lojas do varejo em geral quanto de supermercados. E, também, já se reflete algumas categorias, como de proteínas animais, além das marcas tradicionais que começam a perder espaço para as próprias.

A partir de 2021, a economia começou a reabrir, e as pessoas voltaram a comer fora. Isso aumentou a demanda por restaurantes, pressionando ainda mais uma oferta de alimentos e bebidas já restrita. Esse desequilíbrio entre oferta e demanda, juntamente com questões geopolíticas e aumento dos custos de produção, resultou em preços de mantimentos significativamente mais altos ao longo de 2022 e até 2023.

Recentemente, o crescimento do gasto “real” (ajustado pela inflação) com mantimentos foi positivo, pela primeira vez, em quase três anos, de acordo com dados agregados de gastos com cartões de crédito e débito do Bank of America. No entanto, os preços absolutos ainda estão altos, com dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de abril de 2024, do Bureau of Labor Statistics, indicando que os preços dos mantimentos estão quase 30% mais altos em comparação com os níveis de janeiro de 2020.

Então, como os consumidores estão lidando com os preços mais altos no caixa? Mudando de lugar: do supermercado premium para o econômico.

O crescimento das despesas em supermercados de nível econômico começou a aumentar a taxas mais rápidas do que os dos tipos premium e padrão em abril de 2022. O pico aconteceu no auge da inflação de mantimentos em agosto de 2022, antes de amenizar em meados de 2023. No entanto, o aumento dos desembolsos em supermercados de nível econômico começou a aumentar novamente no outono de 2023.

De acordo com dados do Bank of America, o crescimento dos gastos dos “millenials” segue um padrão semelhante ao da população em geral, com o crescimento dos desembolsos em supermercados de nível econômico sendo o mais forte desde maio de 2022.

Embora a geração Z seja a que mais gasta em lojas premium, possivelmente devido, em parte, ao seu crescimento salarial muito mais alto, essa participação diminuiu ligeiramente em 2024, após ter aumentado por quatro anos consecutivos. Além disso, já é possível verificar que essa faixa de shoppers também tem migrado para lojas de nível econômico. Mas, por quê? Parece que essa mudança se deve, em parte, a mudanças de fase da vida. Na análise do Bank of America, os desembolsos dessa geração podem estar diminuindo à medida que ela começa a gastar mais com necessidades, como: automóveis, habitação e seguros. Isto é, para aliviar algumas das pressões de assumir mais despesas com necessidades à medida que envelhece.

Além de supermercados com preços mais baixos, há reflexos também quanto a categorias. Segundo o estudo, é possível que alguns shoppers estejam escolhendo frango no lugar de carne bovina para manter as despesas com alimentos sob controle, bem como comprando porções menores ou deixando de adquirir proteínas animais para economizar.

Também é provável que algumas pessoas passaram a escolher marcas próprias no lugar das mais conhecidas. De acordo com o material do Bank of America Global Research, a participação dos gastos com mantimentos em marcas próprias tem se mantido acima da média pré-pandêmica desde o segundo trimestre de 2022.

Mas, afinal quem são os “zoomers”?

Nascidos entre 1995 e 2010, os integrantes da geração Z, ou “zoomers” já começam a entrar nos mercados de trabalho e de consumo. No Brasil, segundo estudo da McKinsey, eles representam 20% da população ou algo em torno de 40 milhões de pessoas.

Curiosamente, a geração que tem a cara do futuro, gosta de olhar para o passado quando se trata de moda e tendências de consumo. Alguns se vestem como os avós e preferem as câmeras “vintage” dos anos 1990 e 2000. Os “zoomers” valorizam sua individualidade e, também, a sustentabilidade daquilo que consomem. Essas informações são do Guia Geração Z, feito pelo O Estado de S. Paulo.

22 de outubro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

Pirapora (MG) recebe primeira loja da rede Mart Minas

De Redação SuperHiper 22 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Dando sequência ao seu plano de expansão e mantendo o compromisso em aumentar o poder de compra com excelência no atendimento aos clientes, o Mart Minas acaba de anunciar a inauguração da sua primeira loja em Pirapora, a 64a da rede, marcada para o dia 29 de outubro, no bairro Santos Dumont. A loja ocupará um espaço de mais de 4.400 metros quadrados e terá 24 check outs e 300 vagas de estacionamento. Excelente oportunidade para os moradores da região já garantirem as compras de final de ano.

Para quem quer ter acesso a condições ainda mais especiais, a nova unidade disponibilizará o Cartão de Crédito Mart Minas que proporciona várias vantagens aos clientes, incluindo preço de atacado para todas as compras, independente da quantidade de itens, prazo de pagamento em até 40 dias e a possibilidade de parcelar as compras em até 3x sem juros. Para adquirir o cartão, basta apresentar a identidade na loja. Ademais, os clientes ainda podem aderir gratuitamente ao Clube de Vantagens Mart Mais, que proporciona acesso a ofertas exclusivas e wi-fi ilimitado na loja. O cadastro pode ser feito por meio do site.

A nova loja de Pirapora também aderiu ao projeto Troco Solidário, uma das mais importantes iniciativas de responsabilidade social da rede que transforma a vida de muitos. Por meio dele, será repassado a doação de troco dos clientes para o Instituto Latidos e Miados, entidade que ganhou 31,8% dos votos da população local, concorrendo com outras instituições finalistas que também passaram por todos os critérios de seleção necessários para entrar na votação.

Em 23 anos de atividades, o Mart Minas se mantém em posição de destaque como uma das principais cadeias supermercadistas do país. Atendendo à demanda e necessidade dos seus clientes vendendo tanto no varejo quanto no atacado, a empresa é a segunda maior rede mineira do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Reconhecida por sua liderança no setor, marca presença em 51 cidades, empregando mais de 10 mil colaboradores.

Serviço
Mart Minas Pirapora
Onde: Rua Montes Claros com rua Jefferson Gitirana, bairro Santos Dumont

22 de outubro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Mais recentes
Mais Antigas
BANNER SITES
banner para anunciantes
feed
previous arrow
next arrow
  • Assaí anuncia primeira loja em Aparecida de Goiânia (GO)
  • Supermercado Pinheiro celebra Dia da Cachaça em Maranguape (CE)
  • Supermercados BH inaugura mais uma loja em Sabará (MG)
  • Dia reinaugura loja na Vila Mariana, zona sul de SP
  • Jose Messias Akira Goto é o novo vice-presidente do Hirota
  • Roldão celebra 25 anos com maior investimento em mídia da história
  • Dia do Cliente movimenta varejo alimentar

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

logo-c-superhiper@2x.webp

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato

Leia a última edição

Abras

ABRAS’25 food retail future: confira os palestrantes do segundo dia do evento
ABRAS’25 food retail future: confira os palestrantes do primeiro dia do evento
ABRAS’25 food retail future: participação na vida do consumidor é tema central...

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos
Linkedin Instagram Facebook Youtube Tiktok
SuperHiper
  • Home3 Homes
  • Home 1
  • SuperHiper