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terça-feira, novembro 4, 2025
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ESG

Instituto Assaí dá início à campanha do agasalho 2025

De Redação SuperHiper 28 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Responsável pelos investimentos sociais do Assaí Atacadista, o Instituto Assaí mobiliza novamente a rede e suas comunidades para mais uma edição da campanha “Agasalho a Gente Compartilha”, que acontece até 15 de junho. Todas as 302 lojas da rede funcionarão como pontos de coleta de roupas e cobertores em bom estado.

A iniciativa faz parte da agenda anual de ações sociais do Instituto Assaí e acontece nacionalmente desde 2011. No ano passado, a campanha arrecadou mais de 54 toneladas de roupas e agasalhos, que foram doados a instituições locais. A proposta é simples e potente: engajar clientes, colaboradores e parceiros a compartilharem o que não usam mais para aquecer o inverno de quem mais precisa.

Entre os itens que podem ser doados estão calças, casacos, camisetas de manga longa, meias, blusas de moletom, calçados fechados, gorros, cachecóis, luvas, edredons, mantas e cobertores. A recomendação é que as peças estejam limpas e organizadas em sacolas, separadas por público (masculino, feminino, adulto e infantil). Todas as doações permanecem nos municípios onde foram arrecadadas, fortalecendo a rede de solidariedade local.

Serviço
“Agasalho a Gente Compartilha” – Campanha do Agasalho 2025
Período: de 26 de maio a 15 de junho
Para saber mais, clique aqui.

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Consumidor

Dia do Hambúrguer: cortes como fraldinha tem queda no preço de até 17,14%

De Redação SuperHiper 28 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

No Dia Mundial do Hambúrguer, celebrado nesta quarta, 28, pesquisa aponta queda no preço médio de ingredientes essenciais do sanduíche no Brasil. Porém, se por um lado temos a muçarela que se destaca com a maior variação no período, com aumento de 6,5%, passando de R$ 69,93 para R$ 74,49 entre fevereiro e abril deste ano e o acém com 7% de aumento, a fraldinha aparece com uma queda de 17,14 %. Outros cortes de carne usados para preparar o prato registraram aumento de preço.

Outros alimentos tradicionais que compõem o prato encareceram: a alface – historicamente um dos produtos mais acessíveis da cesta – subiu 6,23% influenciada por fatores sazonais (de R$ 6,09 para R$ R$ 6,47), enquanto o pão de hambúrguer e o bacon mostraram acréscimos mais tímidos: de 1,4% (de R$ 30,90 para R$ 31,36) e 1,3% (R$ 71,24 para R$ 72,17), respectivamente.

Somando todos os itens da cesta do hambúrguer, houve queda no preço do lanche. Em fevereiro, seria necessário desembolsar R$ 391,84, enquanto em abril R$ 383,19.

Alguns cortes também sofreram elevação de preços, como o acém bovino, que passou de R$ 36,95 para R$ 39,55 em igual período. Em contrapartida, a fraldinha obteve retração de 17,13% – a proteína viu seu preço médio cair de R$ 87,33 em fevereiro para R$ 72,36 em abril – e a carne congelada pronta para o preparo registrou queda de -3,4% (R$ 46,52 em fevereiro de 2025 para R$ 44,94 em abril deste ano), tornando-se alternativas mais acessíveis para a montagem de versões artesanais do sanduíche.

Presença dos itens no carrinho de compras

Para os consumidores, alguns ingredientes são inegociáveis – mesmo com custos mais altos. A alta presença da muçarela no carrinho de compras, com incidência de 66% em fevereiro, 66,20% em março e 62,30% em abril, e do bacon, com frequência de 36,50%, 33,90% e 30,70% no mesmo período, indica que, mesmo mais caros, o brasileiro continua sem abrir mão desses itens no preparo do hambúrguer tradicional.

“Esse cenário reforça a importância do varejo e da indústria acompanharem de perto os movimentos do consumidor”, analisa Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos na Neogrid. “Identificar tendências, ajustar preços e garantir uma boa experiência de compra, especialmente em datas comemorativas, como o Dia do Hambúrguer, são ações essenciais para manter a competitividade.”

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Lojas

Aracaju (SE) recebe nova loja do Mix Mateus

De Redação SuperHiper 28 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Na próxima sexta-feira, 30, o Grupo Mateus inaugura a sua mais nova unidade em Aracaju, capital de Sergipe. Moderna, muito bem localizada, a loja Santa Mônica de bandeira Mix Mateus possui 4184 m² de área de vendas, 28 check-outs e 522 vagas de estacionamento.

Com um conceito moderno e um mix de produtos cuidadosamente selecionados, o Mix Mateus chega para atender às necessidades de um público que busca conveniência e preço justo sem deixar de lado a qualidade.

 

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Uma publicação compartilhada por Mix Mateus (@mixmateusoficial)

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Internacional

Conheça o supermercado para fãs de aviação

De Redação SuperHiper 28 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

A fábrica da Airbus, uma das maiores fabricantes de aviões do mundo, está localizada em frente ao recém-inaugurado Elbair Center, nos arredores de Hamburgo. A rede de supermercados Rewe decidiu, então, homenagear a empresa e dar um ar lúdico ao seu novo ponto de venda.

Com elementos de aviação compondo os equipamentos e a decoração, foco em produtos prontos para viagem (sem trocadilhos!) e uma linha de produtos com foco em itens regionais, a loja inaugurada no dia 15/05 tem um conceito desenvolvido por Roman Krieger, franqueado da rede que também possui um supermercado em um antigo cinema em Steendiek – tematizada com elementos da sétima arte.

O ponto de venda tem 1.125 metros quadrados e possui como element central uma réplica da torre de aviação existente na fábrica da Airbus. Uma miniatura de um A320 com três metros de comprimento está pendurada sobre a área de hortifrutis, o que dá uma sensação diferente às compras – especialmente quando um avião como o megatransportador Beluga é visto decolando do lado de fora.

“O sul de Hamburgo e os colaboradores da Airbus são multiculturais e, definitivamente, quisemos refletir isso no supermercado, com produtos de diversidade internacional mas firmemente ancorados nas raízes locais”, comenta Krieger. Com mais de 15 mil SKUs, o sortimento da loja atende diferentes hábitos, dietas e origens de produtos, ao mesmo tempo em que tem um forte alicerce em itens de marcas referência locais. Especialidades regionais, como carnes e salsichas, são oferecidas nas áreas de perecíveis.

Um dos focos estratégicos da loja está em produtos prontos para comer, o que atende à demanda trazida pelos funcionários da Airbus, turistas e visitants do shopping. Sushi bar, salad bar, refeições quentes, padaria e doceria atendem a diferentes missões de compra.

A loja da Rewe é uma das âncoras do Elbair Center, um complexo de 20 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) aberto há duas semanas próximo à entrada principal da fábrica da Airbus. O local conta com um simulador de voo, um hotel, restaurantes, lojas e escritórios.

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Lojas

Stok Center inaugura nova loja em Lajeado (RS)

De Redação SuperHiper 28 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A cidade de Lajeado recebe nesta quinta-feira, 29, a 39ª unidade do Stok Center, bandeira de atacarejo da Comercial Zaffari. A loja será inaugurada na rua Treze de Junho, junto à BR-386, no Bairro Olarias, no espaço onde funcionava a antiga Nutritec.

Com 4.606 m² de área de loja e 11.667 m² de área total, a unidade foi projetada para oferecer variedade, economia e comodidade aos consumidores. O estacionamento comporta 355 veículos, entre vagas cobertas, descobertas e para motos. Ao todo, são 32 pontos de check-out para agilizar o atendimento.

Na inauguração, os clientes poderão aproveitar mais de 300 ofertas especiais em um mix de mais de 9 mil produtos. Para ter acesso aos descontos exclusivos, é necessário estar cadastrado no Clube Stok Center, disponível gratuitamente no aplicativo para dispositivos iOS e Android.

O Stok Center está presente em mais de 30 cidades do Rio Grande do Sul e segue em expansão. Segundo o Ranking ABRAS 2025, a rede Comercial Zaffari é a 20ª maior rede supermercadista do país e ocupa a segunda posição no estado, de acordo com o Ranking AGAS 2024. A marca Stok Center também foi eleita a mais lembrada e preferida na categoria atacadista na pesquisa “Marcas de Quem Decide 2025”, do Jornal do Comércio.

Serviço
Stok Center – Olarias
Endereço: rua Treze de Junho, junto à BR-386, Bairro Olarias, Lajeado, RS
Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 21h, e aos domingos, das 8h às 20h.

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ConsumidorESG

Pão de Açúcar e indústria promovem acesso à higiene menstrual

De Redação SuperHiper 28 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Entre 28 de maio, Dia Mundial da Higiene Menstrual, e 1º de junho, em parceria o Pão de Açúcar a marca de cuidados femininos Intimus, da Kimberly-Clark, promove a campanha ‘Compre Intimus e Doe Dignidade’. A cada produto da marca comprado nas lojas do Pão, um pacote de absorvente será doado para a Plan International Brasil, instituição que trabalha para romper ciclos de violências e garantir um mundo mais justo e digno para meninas e mulheres.

Desde 2020, a parceria entre Intimus e Plan, acontece para reforçar o compromisso da marca e levar acesso à educação sobre higiene menstrual para quem mais precisa. No Brasil, cerca de 19% de jovens que menstruam não possuem dinheiro para comprar absorventes, 37% têm dificuldades de acesso a itens de higiene em escolas ou locais públicos e 77% dos respondentes já sentiram constrangimento em escolas ou lugares públicos por menstruarem. Além disso, quase a metade dessas pessoas nunca teve aulas, palestras ou rodas de conversa sobre menstruação na escola. Segundo enquete de 2024, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por meio da plataforma U-Report, em parceria com a Viração Educomunicação.

“Um dos grandes propósitos de Intimus é promover o bem-estar de meninas e mulheres removendo barreiras relacionadas ao estigma da menstruação para que nada atrapalhe o progresso feminino. Ações como essa reforçam o nosso compromisso em oferecer mais qualidade de vida para aquelas que, ainda não conseguem conquistá-la por conta própria”, conta a gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark Brasil, Marisa Cazassa. A ação, realizada em parceria com o supermercado Pão de Açúcar, terá todos os produtos arrecadados direcionados a jovens da Escola de Liderança para Meninas de 13 a 18 anos, na Bahia.

“No GPA, nosso propósito de alimentar sonhos e vidas engloba uma estratégia de sustentabilidade que tem como um dos pilares, o impacto social e a geração de oportunidades, compromissos que viabilizamos por meio das nossas marcas, como o Pão de Açúcar, e também em parceria com fornecedores, a exemplo de Intimus. Iniciativas como esta, valorizam e promovem essa diretriz tão importante e, além disso, contribuem com a transformação que nós esperamos e queremos fazer parte”, destaca a diretora de marketing, fidelidade e clientes do Pão de Açúcar, Maria Cristina Merçon.

Atuando em conjunto desde 2020, a parceria da Kimberly-Clark e Intimus com a Plan International, já doou mais de 400 mil absorventes para pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade social, e cerca de 700 mil vidas já foram positivamente impactadas pela colaboração.

“A pobreza menstrual é uma das faces mais invisíveis da desigualdade de gênero e tem impactos profundos na autoestima, na saúde e no acesso à educação de meninas em todo o país. Iniciativas como essa são fundamentais para garantir que elas possam viver sua adolescência com dignidade, informação e liberdade. Quando unimos forças com empresas comprometidas com a transformação social, como a Kimberly-Clark e o Pão de Açúcar, damos passos concretos para romper ciclos de violências e ampliar oportunidades para que cada menina possa exercer plenamente seus direitos”, complementa a CEO da Plan International Brasil, Cynthia Betti.

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Negócios

Pérgola conquista o topo pelo 11º ano seguido e reforça seu posto como o vinho mais vendido do País

De Redação SuperHiper 28 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A Vinícola Campestre comemora em 2025 um feito inédito e grandioso no mercado de vinhos: sua marca principal, Pérgola, acaba de completar 11 anos consecutivos como o vinho mais vendido do Brasil, segundo a prestigiada pesquisa Líderes de Vendas da Nielsen, encomendada pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).

Em um mercado competitivo e em constante transformação, alcançar — e manter — a liderança nacional por mais de uma década é um feito raro. Mais impressionante ainda é o volume alcançado: mais de 40 milhões de garrafas comercializadas por ano, com presença em todos os estados brasileiros. Esses números fazem do Pérgola um verdadeiro fenômeno de consumo, movido por uma combinação estratégica de qualidade, distribuição eficiente, posicionamento acessível e confiança do público.

O sucesso comercial do Pérgola se reflete diretamente nos resultados da Vinícola Campestre, que tem registrado crescimento médio de 10% ao ano e hoje conta com uma cadeia produtiva formada por 800 famílias de viticultores, que fornecem uvas exclusivamente para a vinícola. As uvas são cultivadas nas regiões de Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos e Vacaria — na privilegiada Serra Gaúcha — e transformadas em vinhos que atendem a todos os perfis de consumidor: do bordô ao branco, do suave ao seco, passando por frisantes, coolers e sucos.

Para atender à alta demanda, a unidade da vinícola chega a engarrafar até 200 mil vasilhames por dia. A estrutura logística foi desenhada para dar total segurança ao varejista: além de garantir reposição constante, a Campestre oferece uma política de recompra e indenização caso o produto não gire — embora os dados de mercado mostrem que isso raramente acontece. O Pérgola, com sua força de marca e reconhecimento, tem alto índice de saída nas gôndolas e aparece em destaque no Global Wine Brand Power Index, como a marca de vinho mais lembrada pelos brasileiros.

Além do protagonismo com os vinhos de mesa, a Vinícola Campestre também vem se destacando no segmento de vinhos finos, com marcas como Zanotto e Villa Campestre, já premiadas internacionalmente. Hoje, a empresa conta com mais de 50 rótulos em catálogo e investe também no enoturismo, com degustações, visitação aos vinhedos e em breve, um hotel próprio junto à vinícola, fortalecendo ainda mais a imagem institucional e emocional da marca junto ao público.

Por que isso importa para o seu negócio?

Distribuir ou oferecer Pérgola é contar com um produto que vende por si só. O reconhecimento da marca e o consumo em larga escala garantem estoque girando rápido, rentabilidade consistente e segurança comercial. É a oportunidade de incluir em seu mix o vinho mais vendido e mais lembrado do País — com o respaldo de uma vinícola sólida, premiada e preparada para crescer junto com você.

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Lançamentos

Unilever lança categoria de desodorantes All Body Deo

De Redação SuperHiper 27 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Presente em 100% dos lares brasileiros, Unilever inova ao lançar nova categoria de desodorantes para o Brasil, desenvolvida para as outras partes do corpo. A categoria de All Body Deo chega ao mercado nacional em junho por meio das marcas Rexona, Dove e Dove Men + Care, todas do portfólio Unilever. O lançamento dessa categoria inédita atende ao interesse dos consumidores brasileiros em um produto para outras partes do corpo, com tecnologia exclusiva e princípios ativos desodorantes que capturam o mau odor corporal, respeitando o microbioma de cada uma delas.

Diferentemente dos antitranspirantes que já fazem parte dos portfólios das marcas e são voltados para as axilas, os novos desodorantes All Body Deo possuem a tecnologia “odor block”, capaz de neutralizar os diversos odores do corpo humano e prolongar a sensação de frescor, com fragrâncias variadas para manter os consumidores cheirosos em outras partes do corpo.

A nova tecnologia dos All Body Deo de Rexona, Dove e Dove Men + Care é testada dermatologicamente, não possui álcool e nem alumínio na formulação – ideal para áreas do corpo como costas, pés, virilhas e peitos. Seu recurso inovador elimina bactérias causadoras de mau odor, capturando e bloqueando sua ação para oferecer proteção personalizada contra odores por até 72 horas.

O lançamento contará com os formatos aerossol e creme, com 6 opções de fragrância em Rexona, 2 em Dove e 3 em Dove Men + Care. A princípio, os produtos poderão ser encontrados em todo o país.

“Lançar a linha de desodorantes para todo o corpo no Brasil representa um marco significativo e mais um momento de inovação, liderado pela Unilever, no mercado de Cuidados Pessoais. Dentro desse novo segmento, existem necessidades variadas em relação ao corpo que cada uma das nossas marcas poderá abordar. Além de impactar positivamente a vida dos consumidores, o lançamento de All Body Deo reforça o pioneirismo da Unilever e de suas tecnologias inovadoras”, destaca Viviane Ramos, Diretora da Categoria de Desodorantes da Unilever no Brasil.

Inovação atende desejo dos consumidores

Para o desenvolvimento do produto inovador, Unilever analisou comportamentos, hábitos e interesses de consumidores globais, inclusive os brasileiros. Existia um grande interesse por um produto que eliminasse o mau odor corporal, entregando sensação de frescor e prolongando o cheiro bom.

Estudo realizado pela Unilever, em parceria com a empresa de dados Toluna, aponta que aproximadamente 4 em cada 10 brasileiros já utilizaram algum produto ou alguma solução caseira para evitar odor em partes do corpo além das axilas.

Em outra pesquisa coordenada pela Unilever, observou-se que 9 entre 10 brasileiros se preocupam com o próprio cheiro. Os consumidores cada vez mais buscam produtos com perfumação. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), 78% dos brasileiros consomem algum tipo de perfume.

“Estudamos o comportamento dos consumidores e concluímos que para uma grande parte dos brasileiros a preocupação com o mau cheiro em outras partes do corpo é latente. O Brasil é um dos maiores mercados globais de Cuidados Pessoais e somos um dos primeiros países no mundo a comercializar o All Body Deo, atendendo a vontade do consumidor brasileiro em estar com o corpo cheiroso e sem odor”, complementa Viviane Ramos.

Por que o lançamento no Brasil

Com o lançamento, o Brasil se torna o terceiro mercado global a receber a novidade, que atualmente é comercializada apenas nos Estados Unidos e Reino Unido. A novidade no conceito de proteção e combate ao odor em outras partes do corpo foi estrategicamente planejada para lançamento no país em razão da enorme identificação dos brasileiros com produtos de cuidados pessoais.

Na lista dos maiores consumidores de desodorantes no mundo, o Brasil é o segundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Vale ressaltar que Unilever, ao lado de suas icônicas marcas, possui histórico no lançamento de novos produtos e tecnologias nesta Categoria. Em 2019, o lançamento da linha Rexona Clinical de antitranspirantes para as axilas inovou, oferecendo proteção 3x superior contra o suor e odor. No ano passado, Dove lançou, exclusivamente para o mercado brasileiro, a linha Dove Creme Sérum, que une os benefícios do desodorante com os de um produto de skincare, garantindo proteção contra o odor e hidratação da pele das axilas.

A novidade All Body Deo chega ao mercado nacional com uma robusta estratégia de vendas com o intuito de alcançar os consumidores e poderá ser encontrada nos principais pontos de venda do país a partir de junho deste ano.

“All Body Deo é um produto disruptivo e, por isso, criamos um plano de execução também disruptivo para lançá-lo no mercado. A estratégia é desafiadora porque envolve o aspecto educacional da nova categoria, mas, com ações customizadas e personalizadas, queremos atender a todos os postos de vendas e fornecedores. Apresentaremos as inovações das diferentes marcas de forma conjunta enquanto exploramos a força de cada uma delas. Estamos buscando sinergias, mas também desenvolvemos planos específicos para potencializar a visibilidade da inovação nos diferentes canais do varejo, incluindo o e-commerce”, explica Bruno Martins, Diretor de Trade Marketing e Performance de Negócios para Cuidados Pessoais da Unilever.

Saiba mais sobre os novos desodorantes All Body Deo das marcas Unilever

Por ser uma inédita categoria de Cuidados Pessoais no país, consumidores podem ter dúvidas quanto à funcionalidade e aplicação da linha All Body Deo. Confira alguns pontos importantes:

  • All Body Deo é uma linha que oferece uma solução com fragrâncias para ajudar as pessoas a se sentirem confortáveis, com sensação de frescor e confiantes com odor nas outras partes do corpo
  • Os produtos são indicados para uso em outras partes do corpo, exceto mucosas e áreas internas.
  • All Body Deo tem a função de controlar o odor corporal, neutralizando as bactérias que causam o mau cheiro e trazendo uma sensação de frescor. Diferentemente de um antitranspirante, All Body Deo não controla a presença de suor na pele.
  • Os desodorantes para o corpo não possuem álcool ou alumínio em suas formulações e foram testados dermatologicamente.
  • All Body Deo é suave para a pele, tornando-o ideal para áreas sensíveis, ao mesmo tempo que proporciona proteção duradoura. O produto se adapta continuamente ao longo do dia, ajudando a neutralizar odores em áreas propensas a atrito, fricção e suor.
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Negócios

Carrefour Brasil deve fechar capital até sexta

De Redação SuperHiper 27 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Carrefour Brasil, por meio de fato relevante, comunicou na noite de segunda-feira (26) o cumprimento de todas as condições suspensivas para a conclusão do fechamento do capital da companhia, previsto para ocorrer na sexta-feira (30).

A maior rede de varejo alimentar do Brasil será incorporada pela sua matriz francesa. No fim de abril, o Carrefour França conseguiu a aprovação para fechar o capital da sua divisão brasileira, após a votação em assembleia de acionistas.

Em fala no começo de maio, o presidente-executivo do Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, afirmou que o fechamento do capital deve proporcionar agilidade ao processo decisório da empresa e maior simplificação de processos, o que pode apoiar um ritmo mais acelerado de expansões de lojas a partir de 2026.

Com o fechamento do capital, a companhia no Brasil ficará apta apenas a emitir somente títulos de dívida, como debêntures, por exemplo.

Vale lembrar que, após questionamentos sobre o preço por ação inicialmente ofertado pela controladora francesa, o Carrefour França elevou a proposta de R$ 7,70 para R$ 8,50 por ação, aumentando, assim, o prêmio para os acionistas.

A relação de troca das ações aprovada em assembleia oferece três opções:

  • Classe A: pagamento em dinheiro de R$ 8,50 para cada ação;
  • Classe B: pagamento em dinheiro de R$ 4,25 + ações do Carrefour França;
  • Classe C: 100% de ações do Carrefour França.

A intenção do controlador é transformar a companhia em uma subsidiária integral, tomando 100% do capital da brasileira.

Clique aqui e confira, a íntegra do fato relevante.

Fonte: MoneyTimes

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ABRASLegislação

Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados

De Redação SuperHiper 27 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Um levantamento do Instituto Datafolha, realizado a pedido da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), revelou que 2 em cada 3 brasileiros querem que medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) voltem a ser vendidos em supermercados. A pesquisa mostra ainda que 73% da população acredita que a medida traria mais praticidade à rotina, e 74% afirmam que não seria mais necessário manter estoques domésticos desses medicamentos. Os dados foram levantados entre os dias 8 e 11 de abril, com entrevistas presenciais, utilizando uma amostra representativa de todos os estratos da população brasileira.

Ainda segundo o Datafolha, 9 em cada 10 brasileiros (88%) avaliam que os donos de farmácia estão mais preocupados com o dinheiro que podem perder com a venda desse tipo de remédio em supermercados – isso representa cerca de 142 milhões de pessoas com 16 anos ou mais.

O debate ganha novo fôlego nesta terça-feira (27) com a realização de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. Estarão presentes representantes da ABAAS (Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço), ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) e ABRAS, que defendem a aprovação do Projeto de Lei 2158/2023, de autoria do senador Efraim Filho (UNIÃO-PB), que regulamenta a comercialização dos MIPs em supermercados com a presença de um farmacêutico responsável técnico.

Resultados inéditos da pesquisa reforçam apoio popular

Além do apoio de 64% à liberação da venda nos supermercados, a pesquisa Datafolha também identificou:

  • 90% dos brasileiros afirmam utilizar ou ter alguém na família que utiliza medicamentos isentos de prescrição;
  • 88% acreditam que donos de farmácias se preocupam mais com a perda de lucros do que com o bem-estar da população;
  • 63% consideram que a proibição da venda em supermercados prejudica o consumidor;
  • 66% gostariam que a venda fosse novamente permitida em supermercados e mercadinhos de bairro, como já ocorreu entre 1994 e 1995, quando os preços dos medicamentos chegaram a ser reduzidos em até 35%.

Remédios mais baratos e com segurança

Os chamados MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição) são aqueles remédios destinados para o tratamento de doenças menos graves, males menores, como dor de cabeça, azia, febre, gripes, entre outros. Segundo as autoridades de saúde, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são considerados seguros e não causam intoxicação ou dependência. Por serem considerados seguros, podem ser comercializados sem prescrição médica.

A comercialização de MIPs em supermercados não é novidade no Brasil. Entre 1994 e 1995, a prática foi permitida, resultando em queda de até 35% no preço dos medicamentos, de acordo com estudo da A.C. Nielsen. Na ocasião, não houve aumento de casos de intoxicação, segundo dados do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Segurança e regulamentação: o que muda com o PL 2158/2023

A venda de medicamentos já está condicionada à supervisão de um profissional capacitado, neste caso o farmacêutico, conforme prevê as exigências legais atuais. A proposta que está sendo discutida no Senado estabelece que, supermercados que forem vender os medicamentos isentos de prescrição, tenham farmacêuticos como responsáveis técnicos e para orientação do consumidor (que seria virtual ou presencial).

A ABRAS, ABAD e ABAAS vão além: propõem que o relator do projeto de lei, o senador Efraim Filho, inclua a obrigatoriedade da presença física de farmacêuticos nos supermercados, tal qual já ocorre nas farmácias. Os profissionais devem ser inscritos Conselho Regional de Farmácia.

É importante ressaltar que as mudanças não irão flexibilizar requisitos sanitários que já estão previstos em lei para os estabelecimentos. Ao contrário, os supermercados, inclusive, são estabelecimentos que já cumprem todos os critérios exigidos e são submetidos à vigilância sanitária.

A proposta também mantém a proibição da venda de produtos que não estejam devidamente aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Supermercados como aliados da saúde básica

O Brasil conta com mais de 420 mil lojas do setor supermercadista, que já seguem normas sanitárias rígidas e estão espalhadas em todo o território nacional. A combinação com os pontos de venda farmacêuticos pode elevar a oferta de MIPs para mais de 500 mil estabelecimentos, democratizando o acesso e beneficiando, sobretudo, os 10% dos municípios brasileiros que contam com uma ou nenhuma farmácia, segundo dados do IBGE.

Estudos mostram que, além de facilitar o acesso – especialmente em cidades com pouca ou nenhuma farmácia –, a medida pode gerar economia significativa para o sistema público de saúde. De acordo com a Indústria Latino-americana de Cuidado Responsável (ILAR), até 68% dos gastos públicos com doenças comuns poderiam ser reduzidos com o uso responsável de MIPs. Já a Fundação Instituto de Administração (FIA) estima que cada R$ 1 gasto com esses medicamentos economiza até R$ 7 ao SUS.

A venda de medicamentos sem prescrição em supermercados é prática consolidada em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Japão e Portugal, onde regras rígidas de controle e segurança sanitária são combinadas com ampliação do acesso e liberdade de escolha para o consumidor.

27 de maio de 2025 0 Comentários
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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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