Home SeçõesDestaques Sam’s Club aposta em nova estrutura para acelerar inovação tecnológica

Sam’s Club aposta em nova estrutura para acelerar inovação tecnológica

De Edevaldo Figueiredo
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Varejista implementa estúdio de design de inovação para melhorar experiências dos clientes e dos colaboradores em suas lojas

Renato Müller

Na rede de clubes de atacado Sam’s Club, o Clubhouse está de volta. Mas não se trata da rede social de áudio ao vivo que apareceu com tudo durante a pandemia, para em pouco tempo deixar de ser relevante. Clubhouse é o nome do estúdio de design de quase 4.000 metros quadrados que será inaugurado pela varejista neste semestre para impulsionar inovações em produtos e experiência dos consumidores.

Com cerca de 600 pontos de venda nos Estados Unidos, a empresa, parte do Walmart, tem investido para fazer com que a experiência de colaboradores e consumidores se torne mais conectada, pessoal, conveniente e prazerosa. As iniciativas nesse sentido começaram em 2016 com a implantação da tecnologia de Scan & Go, além de recursos de visão computacional para acelerar a conferência das notas fiscais pelos colaboradores da empresa na saída das lojas – uma medida comum na rede para evitar perdas e furtos.

“Queremos oferecer experiências com grande valor que diminuam o tempo de fila”, afirma Todd Garner, Chief Product Officer da empresa. No caso da saída das lojas, o uso de IA e visão computacional vem sendo pilotado em 10 lojas para capturar imagens dos carrinhos de compra no checkout e automaticamente comparar com o tíquete gerado no caixa.

Mas as oportunidades vão muito além. Recentemente, a empresa implementou em 30 lojas um processo digitalizado para a realização de encomendas de bolos, facilitando a customização dos pedidos, a adição ao carrinho de compras e sua retirada em uma visita à loja.

Já no que se refere aos colaboradores, a empresa vem acelerando o uso de IA no controle de estoques, com robôs que limpam o piso de loja e, ao mesmo tempo, capturam imagens das gôndolas para analisar a aderência ao planograma e alertar sobre possíveis rupturas. “Esse tipo de tecnologia dá mais tempo para que os colaboradores realizem atividades diretamente ligadas ao atendimento aos clientes e gera grande eficiência para a gestão”, afirma Garner.

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