Mais do que o posicionamento ESG, consumidores só continuam comprando alimentos feitos com base em vegetais se eles forem saborosos, afirma pesquisa
Por Renato Muller
O posicionamento ambientalmente correto dos consumidores não resiste a uma comida com sabor ruim. Essa é a principal conclusão de um estudo realizado nos EUA pelo FMI – Food Industry Association, segundo o qual o público cita o sabor como a principal razão para voltar a comprar um produto plant-based que substitui uma alternativa animal.
Entrevistando pouco mais de 1.000 consumidores com mais de 18 anos, o estudo mostra que os consumidores mais jovens (Geração Z e Millennials) são os mais interessados em alternativas à alimentação baseada em carne. Famílias maiores, de alta renda e educação superior, que costumam gastar mais com alimentos de qualidade, são o público mais frequente de alimentos plant-based.
Para esse público, sabor é mais importante do que preço: alimentos saborosos entram na cesta de compras. Não à toa, 64% dos clientes frequentes pretendem aumentar o consumo desses produtos e experimentar novos itens no futuro. Por outro lado, quem não está habituado a consumir produtos plant-based não pretende incorporá-los ao cardápio no futuro, o que pode ser um limitador da expansão da categoria nos supermercados.
Ainda assim, parece existir um bom espaço para crescimento da categoria plant-based, tanto nos supermercados quanto no foodservice. Segundo o estudo, 84% dos entrevistados experimentaram pelo menos um alimento ou bebida plant-based nos últimos 12 meses e 66% consomem esses produtos ao menos ocasionalmente. Entretanto, apenas 44% dizem incluir pelo menos um item plant-based em sua dieta com regularidade (pelo menos uma vez por mês). Desses, alternativas ao leite são as mais procuradas, com 28% consumindo opções veganas pelo menos semanalmente.