BJ’s Warehouse Club passa a contar com dados em tempo real sobre a posição dos estoques nas gôndolas
A rede americana BJ’s Wholesale Club passou a utilizar robôs que, de forma autônoma, fazem a contagem do inventário das prateleiras das lojas, diminuindo a possibilidade de rupturas ao longo do dia e aumentando a disponibilidade de produtos para os consumidores.
A tecnologia usa robôs para fazer a contagem do estoque e, integrada a uma solução de análise de dados movida por Inteligência Artificial, identifica a necessidade de reabastecer as prateleiras (e com quais produtos fazer isso e a que preço), de acordo com o período do dia e fatores como a curva de demanda pelos itens.
O sistema está sendo adotado nas 237 lojas da BJ’s no mercado americano. “Ganharemos insights sem precedentes, impulsionando o uso de dados em tempo real, permitindo continuar a melhorar nossa operação e oferecer a melhor experiência para nossos clientes e colaboradores”, afirma Jeff Desroches, diretor de operações da varejista.
Além de trazer vantagens operacionais, como identificar gaps no reabastecimento das prateleiras ao longo do dia, o sistema coloca os robôs para realizar a tarefa burocrática de analisar cada gôndola, liberando tempo das equipes para atender melhor os clientes. Além disso, a análise dos dados deverá permitir que a rede negocie melhor com seus fornecedores.