Por Renato Müller
As redes americanas de supermercados e seus fornecedores deverão continuar a ver um aumento de seus custos operacionais neste ano. Apenas 13% dos varejistas projetam um crescimento nos lucros em 2024, o que tem levado 81% das empresas a adotar mais tecnologias em suas lojas para melhorar os processos de compra. O grande destaque é a Inteligência Artificial, em que 41% dos varejistas implementaram ou estão implementando.
Essas são algumas das principais conclusões do estudo The Food Retailing Industry Speaks 2024, desenvolvido pelo FMI – The Food Industry Association. “As pressões inflacionárias e outros desafios continuam a espremer as margens das empresas, mas esses obstáculos não têm sido suficientes para impedir que o setor se comprometa com investimentos em sustentabilidade, novas tecnologias e estratégias de marketing e modernização que melhorem a experiência de compra dos consumidores”, afirma a presidente e CEO da entidade, Leslie G. Sarazin.
Em sua 75ª edição, o estudo mostra que o varejo supermercadista americano (e sua cadeia de distribuição) tem se mostrado resiliente e inovador, uma vez que as empresas têm modernizado a experiência dos clientes, ao mesmo tempo em que lidam com o vento contrário da inflação e dos custos operacionais.
“Temos visto problemas persistentes na logística e na contratação de mão de obra, que impactam as questões operacionais do setor”, comenta Leslie. “O setor tem se mostrado resiliente e adaptável para solucionar esses pontos e combater questões como os furtos e roubos nas lojas ou as ameaças cibernéticas”, conclui.