Home SeçõesInternacional Relatório aponta tempos desafiadores para as redes de supermercados

Relatório aponta tempos desafiadores para as redes de supermercados

Estudo do FMI (The Food Industry Association) mostra que empresas americanas veem aumento dos custos e mais dificuldade em melhorar resultados

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Por Renato Müller

As redes americanas de supermercados e seus fornecedores deverão continuar a ver um aumento de seus custos operacionais neste ano. Apenas 13% dos varejistas projetam um crescimento nos lucros em 2024, o que tem levado 81% das empresas a adotar mais tecnologias em suas lojas para melhorar os processos de compra. O grande destaque é a Inteligência Artificial, em que 41% dos varejistas implementaram ou estão implementando.

Essas são algumas das principais conclusões do estudo The Food Retailing Industry Speaks 2024, desenvolvido pelo FMI – The Food Industry Association. “As pressões inflacionárias e outros desafios continuam a espremer as margens das empresas, mas esses obstáculos não têm sido suficientes para impedir que o setor se comprometa com investimentos em sustentabilidade, novas tecnologias e estratégias de marketing e modernização que melhorem a experiência de compra dos consumidores”, afirma a presidente e CEO da entidade, Leslie G. Sarazin.

Em sua 75ª edição, o estudo mostra que o varejo supermercadista americano (e sua cadeia de distribuição) tem se mostrado resiliente e inovador, uma vez que as empresas têm modernizado a experiência dos clientes, ao mesmo tempo em que lidam com o vento contrário da inflação e dos custos operacionais.

“Temos visto problemas persistentes na logística e na contratação de mão de obra, que impactam as questões operacionais do setor”, comenta Leslie. “O setor tem se mostrado resiliente e adaptável para solucionar esses pontos e combater questões como os furtos e roubos nas lojas ou as ameaças cibernéticas”, conclui.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada