Por Renato Müller
Um estudo realizado em setembro pela Dentsu mostra que, nos EUA, 76% dos consumidores hispânicos e 69% dos que têm ascendência asiática têm maior propensão de comprar marcas que se posicionam como pró-diversidade. Algumas redes de supermercados têm procurado reforçar seus vínculos com esses públicos de uma forma ao mesmo tempo simples e inteligente: personalizando o sortimento das lojas físicas.
Supermercadistas como Kroger e Save A Lot estão abrindo novas lojas focadas em consumidores hispânicos e asiáticos. A Save A Lot abriu em Aurora, no Colorado, uma loja com a bandeira Ahorra Mucho (“economize muito”, ou “Save a Lot”, em espanhol) em parceria com a rede local Leevers. “Temos outras lojas no Colorado que atendem uma grande população de ascendência hispânica, e atendem bem”, disse o diretor de operações da Leevers, Jon Koontz. “Mas com essa nova bandeira temos a oportunidade de nos relacionarmos com o público de uma forma diferente”, acrescenta.
A Ahorra Mucho funcionará como um laboratório para que a Save A Lot avalie a resposta dos consumidores a novos produtos, serviços e equipamentos nas lojas. No local, a maior parte da equipe fala espanhol e tem uma relação muito mais próxima com produtos regionais ou tipicamente mexicanos vendidos no ponto de venda.
A Kroger, por sua vez, converterá em 2025 duas lojas no Texas para o conceito Asian Experience, apresentando um mix ampliado de produtos orientais e sinalização em vários idiomas. Essa é uma ampliação do conceito Hispanic Experience, já adotado em algumas lojas, que oferece sinalização em inglês e espanhol e um sortimento ampliado de produtos mexicanos.