Líderes locais criam coalizão para estabelecer padrões de mensuração do impacto ambiental do setor supermercadista
Por Renato Muller
Várias das maiores redes de supermercados do Reino Unido se uniram para criar padrões de mensuração da emissão de carbono ao longo da cadeia de suprimentos do setor.
A Mondra Coalition conta com a participação de empresas como Tesco, Asda, Marks & Spencer e Ocado e irá estimular o uso de tecnologias inovadoras para dar mais escala e criar instrumentos de monitoramento, melhoria e divulgação do impacto ambiental dos produtos vendidos nas lojas.
O objetivo das empresas é criar formas de mensurar e gerenciar a emissão de carbono ao longo da cadeia de suprimentos dos supermercados, para alcançar a meta do British Retail Consortium (BRC) de ser net zero em 2040.
As emissões de carbono do setor de alimentos respondem por cerca de 30% do total emitido pelos seres humanos, mas ainda não existem dados robustos sobre a pegada ambiental de cada fornecedor para permitir abordagens mais ecoeficientes.