Loblaws acredita que, já no ano que vem, terá caminhões sem motoristas levando produtos dos Centros de Distribuição para suas lojas
*Por Renato Müller
Às vezes, o futuro chega mais rápido do que pensamos. Na Loblaws, maior rede de supermercados do Canadá, esse certamente é o caso. A empresa fez uma parceria com a Gatik AI, fornecedora de veículos autônomos, e está automatizando uma rota de cerca de 11,5 km entre um Centro de Distribuição em Toronto e uma loja da bandeira Real Canadian na principal cidade do país.
“Esse projeto é resultado da nossa evolução nos últimos 5 anos”, afirma Gautam Narang, CEO da Gatik. A rota é complexa para a Inteligência Artificial, com cruzamentos de 4 vias, locais com pedestres, ciclistas e, evidentemente, todo o tráfego de automóveis da região. Um diferencial entre a abordagem da Gatik e a de concorrentes como a Waymo é que a parceira da Loblaws está focada em rotas curtas e fixas, que os caminhões de entrega utilizam com frequência. Para a empresa, dessa forma os desafios para a tecnologia são menores e é possível implementar mais rapidamente – embora a IA tenha dificuldades se, por algum motivo, aquela rota estiver bloqueada.
“No momento, o projeto não é nem mais caro, nem mais barato que a opção tradicional com motoristas”, revela David Markwell, diretor de tecnologia da Loblaws. “Quando aumentarmos a quantidade de caminhões utilizados e o número de rotas, aí sim poderemos ver um impacto financeiro”. Segundo o executivo, o modelo de entregas por veículos autônomos tem se mostrado particularmente útil para atender ao aumento da demanda por entregas expressas de compras de supermercados.