A rede Oxxo, de mercados de proximidade, acaba de lançar o projeto “Vizinhada Oxxo”, estratégia de marketing de influência que aposta em criadores de conteúdo para fortalecer sua identidade como o verdadeiro “amigo do bairro”. A ação reúne um grupo fixo de criadores de conteúdo com o objetivo de aproximar ainda mais a marca do dia a dia dos consumidores, por meio de narrativas autênticas e espontâneas nas redes sociais.
A estratégia ganha força em um momento em que o papel das redes sociais na construção de marcas se torna cada vez mais relevante. Plataformas como Instagram e TikTok vêm se consolidando como canais essenciais para gerar conexão, confiança e engajamento. De acordo com a segunda edição do Censo dos Criadores de Conteúdo do Brasil, realizado pela plataforma referência em marketing de influência baseado em dados, Wake Creators, a maioria dos creators (83%) tem até 100 mil seguidores, 33% possuem até 10 mil seguidores e 38% estão na faixa de 10 a 50 mil seguidores. Essa estratégia de usar micro influenciadores se destaca pela proximidade e engajamento junto à sua audiência.
Foi com esse olhar que o Oxxo criou a iniciativa, reunindo um grupo fixo de criadores que têm como missão ampliar a presença da marca nas redes sociais, especialmente no Instagram e TikTok, com conexões mais autênticas e conteúdos que refletem o cotidiano dos consumidores.
Para Camila Assis, Head de Marketing e Comunicação Externa do Oxxo, o projeto aposta em perfis que já mantêm uma relação próxima e de confiança com suas comunidades, gerando maior identificação e engajamento. Muito além de produzir conteúdo sobre o Oxxo, os influenciadores compartilham experiências reais e espontâneas, fortalecendo o vínculo de vizinhança e ajudando a construir uma narrativa de proximidade genuína com a marca.
“Acreditamos na força das conexões. Por isso, escolhemos trabalhar com oito micro-influenciadores que vão de encontro com esse objetivo e dialogam diretamente com quem vive o dia a dia dentro de cada bairro. Mais do que ampliar alcance, essa rede de criadores nos permite construir uma presença digital mais humana, próxima e orgânica, fortalecendo nosso posicionamento como o Oxxo sendo um amigo do bairro para os nossos consumidores”, explica Camila.
Para Julia Affonseca, Diretora de Negócios e Operações da Wake Creators, o projeto representa uma evolução na forma como as marcas podem se conectar com seus consumidores. “Esta ação é um exemplo claro de como o marketing de influência pode ir além do alcance e realmente construir conexões genuínas entre marcas e seus respectivos públicos. Ao apostar em microinfluenciadores, que têm uma relação mais próxima e autêntica com suas comunidades, conseguimos traduzir o posicionamento do Oxxo como o ‘amigo do bairro’ para as redes sociais, criando uma presença digital que reflete o cotidiano real das pessoas. Na Wake Creators, acreditamos no poder dos dados aliados à criatividade, e foi exatamente isso que trouxemos para essa parceria: identificar os perfis certos, entender suas audiências e cocriar narrativas que gerem identificação e engajamento verdadeiro”.
O projeto “Vizinhada Oxxo” marca mais um passo da rede no fortalecimento de seu posicionamento como marca de proximidade, não apenas no ponto de venda, mas também nas conversas digitais que importam para os consumidores.
Acompanhe a vizinhada Oxxo nos canais:
- Instagram: thisavaldez, tiagoegabi, avosdarazao e femoreiraw.
- TikTok: eai.bora, gameassado, isabellazampini e danielfaustto.