De acordo com resultados divulgados à CNVM, o grupo espanhol Dia acumulou uma perda de 78,7 milhões de euros em 20224, ou seja, 48,4% a mais que no ano anterior, afetado principalmente por seus negócios no Brasil, onde encerrou as suas operações em julho daquele ano, para se concentrar nos mercado espanhol e argentino. As perdas registradas no Brasil chegaram a 106,8 milhões de euros.
Por mercados, o faturamento na Espanha foi de 58,9 milhões de euros, 23% a menos que no ano anterior. Já na Argentina, a perda chegou a 30,7 milhões de euros, em comparação com os 6 milhões de euros que arrecadou em 2023 neste país, em um “contexto de forte queda no consumo que pesou nas vendas brutas”, segundo aponta a rede supermercadista.
Há um ano, o Dia anunciou que estava deixando o Brasil, após tirar o investimento meses antes em Portugal, vendendo a empresa de perfumaria Clarel e fazendo o mesmo com os supermercados de grande formato na Espanha que adquiriu da Alcampo.
O EBITDA ajustado (lucro antes de juros sobre dívida, impostos, depreciação e amortização) foi de 243,7 milhões de euros, um aumento de 13%.
O grupo fechou o ano com uma rede de 3.343 lojas em Espanha e Argentina, das quais 69% eram administradas por franqueados, o que representa 46% das vendas líquidas do ano.
Segundo o CEO da DIA, Martín Tolcachir, os resultados de 2024 confirmam o “sucesso” da “transformação e simplificação” do grupo.
Em sua opinião, a Espanha foi a força motriz por trás desse crescimento, e a Argentina demonstrou “extraordinária resiliência” em um “ano desafiador marcado pela queda do consumo”.
Fonte: Efe