Home SeçõesDestaques Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”, disse o CEO do Grupo, Martín Tolcachir

Em entrevista à imprensa espanhola, o CEO da Rede Dia, Martín Tolcachir, confirmou que o grupo avalia sua saída do Brasil, isso em decorrência ao impacto negativo que o negócio obteve nas contas anuais da empresa neste ano.

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”, disse o CEO do Grupo.

No ano de 2023 o grupo registrou perdas líquidas de 30 milhões de euros, reduzindo as de 2022 em 94 milhões (-75,6%), resultado que foi afetado negativamente pela deterioração de ativos no Brasil no valor de 60 milhões de euros.

Martín reconheceu que durante o ano de 2023, a atuação da empresa no Brasil “sofreu” duramente, isso em virtude de um mercado “realmente difícil” com diminuição de volumes, intensificação do investimento comercial e agressividade promocional. “Registramos resultados que não estão em linha com as nossas expectativas”, frisou.

O desinvestimento no Brasil, onde a Rede Dia conta com 590 lojas, sendo 419 próprias e 171 franqueadas, se somaria a retração já realizada em 2023 com a saída de negócios que a empresa não considera fundamental. Na Espanha foram vendidas 223 lojas de bandeira Dia a Rede Alcampo, a bandeira Clarel para o grupo colombiano Trinity e em Portugal a empresa vendeu as suas lojas de bandeiras Minipreço e Maisperto para o Grupo francês Auchan.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada