“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”, disse o CEO do Grupo, Martín Tolcachir
Em entrevista à imprensa espanhola, o CEO da Rede Dia, Martín Tolcachir, confirmou que o grupo avalia sua saída do Brasil, isso em decorrência ao impacto negativo que o negócio obteve nas contas anuais da empresa neste ano.
“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”, disse o CEO do Grupo.
No ano de 2023 o grupo registrou perdas líquidas de 30 milhões de euros, reduzindo as de 2022 em 94 milhões (-75,6%), resultado que foi afetado negativamente pela deterioração de ativos no Brasil no valor de 60 milhões de euros.
Martín reconheceu que durante o ano de 2023, a atuação da empresa no Brasil “sofreu” duramente, isso em virtude de um mercado “realmente difícil” com diminuição de volumes, intensificação do investimento comercial e agressividade promocional. “Registramos resultados que não estão em linha com as nossas expectativas”, frisou.
O desinvestimento no Brasil, onde a Rede Dia conta com 590 lojas, sendo 419 próprias e 171 franqueadas, se somaria a retração já realizada em 2023 com a saída de negócios que a empresa não considera fundamental. Na Espanha foram vendidas 223 lojas de bandeira Dia a Rede Alcampo, a bandeira Clarel para o grupo colombiano Trinity e em Portugal a empresa vendeu as suas lojas de bandeiras Minipreço e Maisperto para o Grupo francês Auchan.