Por Renato Müller
A rede de supermercados Co-op foi uma das vítimas de um ataque cibernético que afetou diversas varejistas britânicas no final de abril – mas a empresa decidiu aproveitar a falha para reforçar seu relacionamento com os consumidores. Na semana passada, a empresa realizou uma ação promocional para agradecer aos clientes pelo apoio e paciência durante o período em que os sistemas ficaram parcial ou totalmente fora do ar.
A varejista ofereceu a seus 6,5 milhões de membros um desconto de 25% nas compras acima de 40 libras (R$ 297,88) entre os dias 18 e 25 de junho. A oferta valeu para todas as 2.300 lojas físicas da rede no reino Unido, inclusive para novos clientes da empresa, que atua em um sistema de cooperativa. Dessa forma, a empresa aproveitou o limão que foi o ataque para fazer uma limonada e avançar em sua estratégia para chegar a 8 milhões de consumidores filiados até 2030.
“Graças ao trabalho das nossas equipes, estamos quase 100% recuperados do ataque cibernético que sofremos. É ótimo ver nossas lojas de volta ao normal para podermos atender nosso público”, disse o diretor executivo da rede, Matt Hood. A campanha acontece na virada das ações promocionais para a temporada de verão no hemisfério norte, como parte do posicionamento da empresa em oferecer uma ótima relação custo/benefício em alimentos e bebidas.
No dia 30 de abril, diversas varejistas britânicas, como Co-op, Marks & Spencer e Harrods, foram vítimas de um ataque cibernético que afetou o abastecimento de produtos, a conexão com fornecedores e a integração logística. Dias depois, a Co-op revelou que os hackers conseguiram acessar dados de um de seus sistemas que continham dados de clientes associados à rede. Além disso, pedidos online ficaram paralisados durante duas semanas.