Home SeçõesInternacional Rede da Califórnia usa Inteligência Artificial para reduzir perdas em alimentos

Rede da Califórnia usa Inteligência Artificial para reduzir perdas em alimentos

De Administrador SH
0 Comentário

Americana Save Mart desenvolve programa que usa tecnologia para otimizar oferta de perecíveis e reduzir perdas e quebras operacionais

A rede americana de supermercados Save Mart iniciou um projeto-piloto para utilizar Inteligência Artificial (IA) e melhorar o sortimento de hortifrutis em suas lojas na Califórnia. A partir de uma parceria com a Afresh Technologies, a varejista equipou algumas unidades das bandeiras Save Mart, Lucky California e FoodMaxx com um sistema que adota IA para analisar os dados de venda passados e tendências de comportamento e clima para otimizar a oferta de produtos.

A ideia é que o uso de Inteligência Artificial reduza o desperdício de produtos, permita colocar itens mais frescos nas lojas e assegure que itens colocados em promoção não estejam em falta. “Esse projeto deve aumentar a eficiência de nossa área de FLV e ajudar os gerentes das lojas a oferecer produtos melhores para os clientes”, disse Hal Levitt, VP sênior de operações de varejo e supply chain da Save Mart.

Segundo a Afresh Technologies, os números iniciais do projeto são bastante positivos: as lojas que adotaram o sistema reduziram em 25% o desperdício de alimentos e diminuíram a ruptura dos hortifrutis em 80%, com uma alta média de 3% nas vendas da categoria. “A Save Mart já era uma referência em FLV, mas mesmo em um varejista de ponta conseguimos encontrar oportunidades de ganho com o uso de Inteligência Artificial”, afirma Matt Schwarz, CEO da Afresh.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada