Por Redação SuperHiper
O Grupo Cencosud divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2025, com receita de US$ 4,405 milhões, representando um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior.
Excluindo o efeito da hiperinflação na Argentina, a receita aumentou 7,2%. Esse desempenho foi impulsionado pelo crescimento da receita em todas as unidades de negócios no Chile e na Argentina, junto a uma aceleração na Colômbia, que registrou seu maior aumento de vendas desde 2022. Nos Estados Unidos, a receita cresceu de forma histórica (+9,0% em dólares locais) com a abertura de três lojas.
No Brasil, a margem Ebitda ajustada expandiu, melhorando 40 pontos-base para 5,3%, em parte devido à venda de ativos em Minas Gerais, ou seja, a negociação do Bretas para a rede BH Supermercados.
Noticiada em primeira mão por SuperHiper, em fevereiro deste ano, o Cencosud anunciou a venda de 54 lojas do Bretas Supermercados, 8 postos de gasolina e 1 centro de distribuição (CD) em Minas Gerais. O acordo envolveu um montante de R$ 716 milhões Contudo, o Cencosud manteve as 26 unidades da marca Bretas em Goiás, bem como seus investimentos no formato atacarejo em São Paulo e em outras regiões.
Em relação aos resultados da companhia no segundo trimestre deste ano, um dos principais marcos do período foi o desempenho das marcas próprias, que alcançaram uma penetração recorde de 18%. Isso foi resultado do desenvolvimento contínuo de novos produtos e de uma proposta de valor com foco em qualidade, com destaque para a marca Cuisine & Co. Além disso, as vendas on-line cresceram 7,8%. Durante o período, a empresa avançou em seu plano de crescimento orgânico com a abertura de cinco lojas na região, sendo três nos Estados Unidos, uma unidade GIGA Atacado no Brasil e outro estabelecimento Jumbo na Colômbia.
“Neste trimestre, destacamos um progresso significativo em nossos negócios e prioridades estratégicas em todos os países onde operamos. Seguimos avançando com determinação em nossa estratégia e no fortalecimento do nosso ecossistema de varejo multiformato”, afirmou o gerente-geral corporativo (CEO) do Grupo Cencosud, Rodrigo Larraín.
O lucro líquido no trimestre atingiu US$ 109 milhões, enquanto o lucro líquido distribuível foi de US$ 73,7 milhões, refletindo um aumento de 10,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Já o Ebitda ajustado consolidado registrou uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, devido principalmente ao impacto contábil dos ajustes de hiperinflação na Argentina. Excluindo esse efeito, o indicador apresentou crescimento real de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, refletindo a resiliência do negócio.
Alinhado a esse compromisso, o Cencosud recebeu o reconhecimento como marca cidadã nº 1 do Chile, de acordo com a Cadem (plataforma de pesquisas que semanalmente mede a opinião pública sobre diversos temas de interesse no país sul-americano). Trata-se de um marco que reforça o seu compromisso em continuar elevando a experiência de seus clientes e contribuir ativamente para o desenvolvimento das comunidades nas quais opera.
Destaques por país
Argentina: todas as unidades de negócios registraram aumento nas vendas reais, acima da inflação em moeda local. Além disso, houve o crescimento da receita dos supermercados, de 36,4% acima da inflação, mesmo excluindo a recente aquisição da rede atacadista Makro.
Chile: alcançou seu sétimo trimestre consecutivo com uma margem Ebitda ajustada de dois dígitos de 11,6%, graças ao sólido desempenho das lojas de departamento Paris e dos shopping centers, iniciativas de eficiência, rentabilidade do e-commerce e expansão do negócio de retail media.
Colômbia: continua apresentando melhorias significativas em seus resultados. A venda de postos de gasolina na Colômbia foi concluída, e a margem Ebitda ajustada aumentou 357 pontos-base em relação ao ano anterior, atingindo 2,1%, impulsionada pela maior rentabilidade em supermercados, melhoramentos do lar e serviços financeiros.
Peru: a empresa atingiu a maior margem Ebitda ajustada para um segundo trimestre de sua história, atingindo 11,8%. Destaca-se o aumento de 35,5% nas vendas on-line em comparação com o mesmo período do ano passado.
Estados Unidos: a receita cresceu em ritmo histórico, 9,0% em moeda local, impulsionada pela abertura de três lojas e um aumento de 24,8% nas vendas on-line.
Com operação em seis países, o Grupo Cencosud reúne mais de 120 mil colaboradores, 1.510 lojas e mais de 3,6 milhões de metros quadrados de área de vendas. Sua estratégia multiformato abrange supermercados, home centers, lojas de departamento, shopping centers e serviços financeiros. Além disso, impulsiona linhas de negócio inovadoras como Cencosud Media e marcas próprias, integrando tecnologia para aprimorar a experiência do cliente.