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Produção e consumo de ovos avança no Brasil

País já ocupa quinto lugar no ranking mundial

De Redação SuperHiper
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Por Giseli Cabrini

De 1997 a 2023, a produção brasileira de ovos cresceu mais de 316%. Ou seja, um avanço superior a quatro vezes. Passou de 12,596 bilhões para 52,447 bilhões de unidades. E o consumo nacional per capita aumentou em 195%: era de 82 unidades per capita/ano e atingiu 242 unidades per capita/ano no mesmo intervalo. Os dados são do Relatório Anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de 2024. Atualmente, a maior parte da produção de ovos no Brasil é destinada ao mercado interno. O País ocupa o quinto lugar no ranking mundial de produção.

Com base nos dados do relatório, o diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira Brasil, André Carvalho, avalia que o Brasil se consolidou como um dos maiores produtores de ovos do mundo por meio de diversos fatores estruturais e estratégicos. “Entre eles, está a disponibilidade de insumos, como milho e soja, que são fundamentais para a alimentação das aves e contribuem para um custo de produção mais competitivo. A integração de tecnologia nas granjas brasileiras, como sistemas de automação e controle de ambiente, também aumentou a eficiência e a produtividade das operações, permitindo um aumento da produção.” Ele ressalta ainda que outro trunfo do Brasil perante o mercado internacional é que ele se encontra livre de Influenza Aviária em planteis comerciais.

“No Dia Mundial do Ovo, celebrado em 11 de outubro, nossa mensagem para os consumidores é sobre a importância vital deste alimento. Os ovos são reconhecidos por seu alto poder nutritivo e pelo desempenho essencial na saúde. Uma das principais vantagens é seu custo acessível, tornando-os uma fonte viável de proteína para muitas famílias brasileiras. A versatilidade deles na cozinha é incomparável: podem ser cozidos, fritos, preparados em todas as refeições ou usados em receitas em geral. Essa capacidade de adaptação torna os ovos um alimento fundamental no Brasil e no mundo”, destaca o diretor comercial e de logística da Mantiqueira Brasil, Murilo Pinto.

Diretor comercial e de logística da Mantiqueira Brasil, Murilo Pinto

Referência no setor

Há mais de 35 anos no mercado, a Mantiqueira Brasil tornou-se referência nacional quando o assunto é o ovo. Seja por meio das gôndolas do varejo alimentar, de lojas próprias ou do seu clube de assinaturas de ovos Mantiqueira em Casa, a marca passou a fazer parte do dia a dia dos brasileiros. E ao que tudo indica, em breve, estará também incorporada ao cotidiano dos estrangeiros. A empresa acaba de dar um passo decisivo dentro da sua internacionalização: a certificação International Featured Standard (IFS Food) para ovos in natura. Ao ser reconhecida dentro dos mais rígidos padrões internacionais de qualidade, a Mantiqueira passa a ter as credenciais necessárias para ampliar sua presença em outros países, como já acontece no Oriente Médio, na Ásia e na África.

“O Brasil tem aproveitado os mercados emergentes, como os da América Latina e de países asiáticos, para expandir suas exportações de ovos, utilizando uma combinação de estratégias de promoção, alianças institucionais e um foco na biossegurança. Segundo o Relatório Anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de 2024, as exportações brasileiras de ovos cresceram significativamente em 2023, com destaque para destinos como o Japão e o Chile, que têm sido grandes compradores. A recente certificação da nossa unidade produtiva em Itanhandu (MG) pela IFS reconhece que temos padrões internacionais de qualidade”, afirma o diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira Brasil, André Carvalho.

A norma IFS Food é reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), organização global que promove a colaboração entre empresas, governos e outras organizações, a fim de garantir as melhores práticas de qualidade e segurança alimentar. A conquista, considerada uma das mais criteriosas e aceitas mundialmente, confere autoridade e confiabilidade à unidade de Itanhandu, confirmando seus requisitos internacionais de segurança alimentar para ovos in natura, além de reforçar os rígidos padrões de qualidade e conformidade da marca e a melhoria contínua dos processos, traduzida em qualidade e segurança alimentar para os clientes e consumidores. O próximo passo é a unidade produtiva de Lorena (SP) obter a certificação IFS. E, dentro de cinco anos, aumentar o rol de unidades com essa chancela internacional, conforme as diretrizes estratégicas da empresa.

Diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira Brasil, André Carvalho

A Mantiqueira Brasil – que começou com apenas 30 mil galinhas em uma granja alugada no fim da década de 1980 – conquistou a liderança no segmento da avicultura em inovação e tecnologia na América do Sul. Atualmente a venda chega a aproximadamente 4 bilhões de ovos por ano. São 16 unidades produtivas em seis estados: Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Santa Catarina.

Além de liderar o mercado sul-americano na produção e na comercialização de ovos, a Mantiqueira expandiu suas operações para a pecuária, a agricultura, a armazenagem de grãos, os fertilizantes orgânicos e as soluções alimentares inovadoras por meio da N.OVO, que oferece produtos plant-based.

A Mantiqueira, desde sempre, elegeu a sustentabilidade como pilar da sua trajetória. Isso culminou na criação de sua Plataforma ESG e no compromisso de não construir mais granjas no sistema convencional, buscando alcançar 2,5 milhões de aves criadas soltas até 2025. Meta que foi antecipada e atingida em junho de 2024. Em fevereiro de 2023, a Mantiqueira Brasil, assinou acordo para adquirir 100% da Fazenda da Toca Orgânicos, marca líder no setor de ovos orgânicos, bem como a produção de grãos da Rizoma Agro, maior operação de grãos orgânicos do País.

O portfólio é diversificado e está estruturado sobre três marcas: Mantiqueira, mais tradicional e top of mind da categoria; Happy Eggs, que é a de galinhas livres, e Fazenda da Toca. No caso específico da família Happy Eggs, ela possui o selo da Certified Humane Brasil, que garante o bem-estar animal, segundo as normas internacionais da Certified Humane Raised & Handled, e oferece versões de ovos orgânicos, caipiras, vermelhos e brancos.

Recentemente a Mantiqueira Brasil aderiu à coalização de bem-estar animal capitaneada pela Colaboração Brasileira de Bem-estar Animal (COBEA). A iniciativa tem como principal propósito promover o bem-estar animal no Brasil e na América Latina como também divulgar as práticas de bem-estar animal para o consumidor final, o que estimulará a busca por ovos de galinhas criadas livres, como é o caso da marca Happy Eggs.

Além das bandejas tradicionais, no varejo alimentar, a empresa oferece a venda de ovo a granel. Segundo Carvalho, ela ainda é incipiente. “Nosso maior volume está nas bandejas com 30 ou 20 ovos, que são perfeitos para a família e representam em torno de 70% da venda total. E os estojos com dez unidades que suprem a necessidade do dia a dia do nosso consumidor completam a participação nas vendas”, explica o diretor de Marketing e Inovação.

O portfólio inclui ainda a linha Eggscelente com ovo integral líquido pasteurizado, gema de ovo líquida pasteurizada, clara de ovo líquida pasteurizada e ovo integral pasteurizado, que atende às necessidades das indústrias de médio e grande portes. As vantagens são redução de risco de contaminação e eliminação de quebras de ovos e restos de casca, além de padronização de receitas e menos desperdício.

“Temos investido em novos maquinários para a modernização das fábricas de ração e dos galpões de postura. E, para a indústria de ovos, adquirimos nova máquina quebradora de ovos”, detalha Carvalho. Segundo ele, no setor de avicultura de postura, o investimento em inovações tecnológicas tem contribuído para o ganho de eficiência operacional. Adicionalmente, as inovações estão direcionadas para sistemas modernos de produção, que atendam às certificadoras internacionais de bem-estar animal. “Também temos adquirido novos maquinários para o processamento dos ovos, que garantem o mais alto nível de qualidade do produto. Devido ao grau de automação das nossas unidades produtivas, ninguém coloca a mão no ovo antes do consumidor.”

Paralelamente, a empresa está expandindo as unidades produtivas de galinhas livres em Lorena (SP), Formosa (GO) e São João de Itaperiú (SC) a fim de atender à demanda crescente dos consumidores e de clientes, como o varejo alimentar.

“Estar presente no varejo alimentar é fundamental para construir uma marca sólida no mercado. Os principais benefícios de a Mantiqueira Brasil estar nesse canal são: acesso direto ao consumidor final, visibilidade e reconhecimento da marca, vendas em grande escala, diversificação dos canais de vendas, construção de parcerias comerciais e conquistas de novos mercados”, afirma Carvalho.

Segundo o executivo, o varejo alimentar e os fornecedores devem trabalhar juntos para que os consumidores entendam as diferenças e os benefícios dos ovos numa rotina de alimentação saudável e prática, oferecendo diferentes opções que atendam às necessidades de cada perfil de cliente. “Vale ressaltar que o trabalho educativo no ponto de venda ajuda o consumidor a fazer escolhas mais assertivas e entender a procedência do produto. As embalagens dos nossos produtos e os materiais de ponto de venda possuem informações de produção e nutricionais. Nós também inovamos na gestão da categoria, por meio de nossos displays e promotores no ponto de venda no sentido de explicar ao consumidor as diferenças e benefícios de cada produto da nossa linha.”

Guia prático para celebrar a data

Diante do aquecimento na demanda, é essencial que os consumidores saibam como identificar ovos frescos e seguros. Por isso, o Instituto Ovos Brasil elaborou um guia prático para escolher ovos de qualidade no supermercado. Confira as dicas:

Na embalagem:

  • Verifique a data de produção e a data de validade;
  • Certifique-se de que a embalagem está seca e sem rachaduras;
    – Procure pelo selo de inspeção oficial, que pode ser federal, estadual ou municipal;
  • Prefira comprar em estabelecimentos confiáveis;
  • Observe que a área do mercado onde estão os ovos não pode estar exposta ao sol.

Nos ovos:

  • Escolha ovos íntegros, sem fissuras ou rachaduras visíveis;
  • Certifique-se de que estão limpos, sem sujeira aderida ou qualquer tipo de desasseio na embalagem.

Conservação:

  • Evite lavar os ovos, pois a umidade pode permitir a proliferação de microrganismos ou mofo. O processo térmico, como cozimento ou fritura, eliminará qualquer microrganismo;
  • – Para armazenar, mantenha os ovos em local seco e fresco fora da geladeira até a data de validade. Ou na geladeira, retirados da embalagem, para garantir maior frescor.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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