Na manhã desta segunda-feira, 10, o Assaí Atacadista realizou em sua matriz, a 4ª edição do Prêmio Log Assaí, que reconheceu os fornecedores com melhor desempenho logístico ao longo de 2024. Neste ano, a premiação incluiu um novo critério de avaliação: o índice de ruptura, que mede a capacidade das empresas em manter a reposição eficiente do abastecimento de produtos, o que consequentemente contribui para mantê-los disponíveis nas lojas, refletindo a importância da eficiência operacional para o setor.
Os vencedores da edição foram a Kenvue, que conquistou o 1º lugar no ranking geral, seguida por Colgate-Palmolive (2º) e Jacobs Douwe Egberts – JDE (3º). A Heinz recebeu o Prêmio Evolução, que reconhece a empresa que mais aprimorou seus indicadores ao longo do ano, e a L’Oréal foi premiada na categoria de Sustentabilidade, que valoriza práticas voltadas à redução de emissões de carbono na cadeia logística. As empresas participantes nessa categoria são avaliadas com base em critérios como o uso de combustíveis alternativos, implementação de tecnologias de otimização de rotas e condução eficiente, além da elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa em um cálculo final das notas.
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Diretor de logística do Assaí Atacadista, João Andrade. Foto: Divulgação
“O atacarejo é um segmento que exige uma operação logística altamente eficiente, e isso só é possível com a colaboração dos nossos fornecedores. Com o Prêmio Log Assaí, buscamos incentivar a excelência na gestão da cadeia de suprimentos e reconhecer aqueles que contribuem diretamente para garantir a disponibilidade de produtos aos nossos milhões de clientes. A evolução constante dos critérios de avaliação reflete nosso compromisso em fortalecer essa parceria, aprimorar processos e impulsionar uma logística cada vez mais ágil, previsível e sustentável”, afirma o diretor de logística do Assaí Atacadista, João Andrade.
Para chegar aos resultados, o Prêmio Log Assaí considera a avaliação dos indicadores de No Show (percentual de entregas não realizadas), In Full (aderência entre pedido e entrega) e o Fill Rate (capacidade de atendimento integral dos pedidos), além da evolução da melhoria das rupturas de estoque.
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O evento também contou com a apresentação de um case de sucesso da L’Oréal, detalhando as estratégias responsáveis pelos avanços da empresa na área de sustentabilidade logística.
Em 2024, o Assaí chegou à marca de mais de 300 lojas distribuídas em todas as cinco regiões do Brasil, mais de 85 mil colaboradores e 12 CDs pelo País, com um fluxo de aproximadamente 40 milhões de clientes por mês passantes nas lojas.
“A gente tem dado muita importância ao Prêmio Log Assaí, justamente pelo nível de engajamento que a indústria está colocando. Então, a indústria também prioriza o Prêmio, se preocupa em prestar um bom serviço, entregar aquilo que a gente compra com um nível de serviço adequado e isso vai trazendo resultados bastante positivos. Por isso que a gente tem se dedicado cada vez mais ao Prêmio, tentado fazer um evento bacana para que a gente mantenha esse engajamento dos fornecedores. Os resultados apresentados nos permitiram uma evolução muito bacana e o que a gente não pode deixar é isso diminuir. Essa intensidade, esse empenho de cada um deles e através desse empenho, desse trabalho colaborativo, a gente tem conseguido melhores resultados. E o que são esses resultados? É a gente ter mais disponibilidade de produto para o cliente final”, completou João Andrade.