Home SeçõesInternacional Portugal recebe o maior supermercado autônomo do mundo

Portugal recebe o maior supermercado autônomo do mundo

Com tecnologia da Sensei e parceria com a MC (Sonae Group), loja de 1.200 m² inaugura uma nova era no varejo, oferecendo experiência democrática, carrinho em tempo real e tecnologia avançada

De Renata Ruiz
0 Comentário

Em parceria com a Sensei, o MC (Sonae Group) inaugurou o maior supermercado autônomo do mundo, redefinindo o padrão para o varejo com tecnologia baseada em inteligência artificial. Localizada na cidade portuguesa de Leiria, a 90 minutos de Lisboa, a loja com 1.200 metros quadrados opera sob a marca Continente Bom Dia A.Store.

Com 1.676 câmeras, 2 mil balanças, 21 atendentes, mais de 11.000 SKUs (unidades de manutenção de estoque) e seis caixas autônomos, a loja tem capacidade para atender mais de 3.000 cestas diárias. A nova unidade teve um investimento de 6 milhões de euros, e apresenta-se como um espaço na vanguarda do varejo, gerando 28 novos postos de trabalho, e a 17ª loja Continente nesta região.

“Esta nova loja representa um marco significativo na inovação e modernização do setor varejista, combinando o suporte de nossos funcionários com a tecnologia da Sensei para criar uma experiência de compra única”, destacou Luís Moutinho, CEO da MC (Sonae Group).

Inovações e benefícios ao cliente

A tecnologia de visão computacional, sensores de prateleira e rastreamento de estoque em tempo real permite uma precisão inigualável e maior conveniência aos consumidores, ao mesmo tempo em que fornece dados estratégicos aos varejistas. Entre os principais destaques da loja, estão:

  • Entrada democrática: acesso simples e direto, sem necessidade de aplicativo, registro ou cartões;
  • Variedade completa: produtos equivalentes a um supermercado tradicional, incluindo hortifrúti pesável, peixaria com atendimento personalizado, padaria e pastelaria a granel;
  • Checkout simplificado: a tecnologia de “cesta em tempo real” elimina a necessidade de escanear produtos. No checkout, os itens são automaticamente apresentados na tela para confirmação, sem que os clientes precisem retirar os produtos das sacolas ou carrinhos;
  • Detecção de discrepâncias: garantia de precisão ao identificar diferenças entre os itens pesados e os registrados, aumentando o controle durante a jornada de compras.

“A tecnologia da Sensei vai além de eliminar filas de check-out – ela transforma toda a experiência de compra, enquanto fornece insights valiosos para otimizar operações no varejo”, afirmou Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei.

Para tornar a loja mais fluida, os clientes podem optar pelo smart check-out, que representa uma experiência de compra alternativa aos meios tradicionais. Os clientes pesam seus produtos, selecionam os produtos da peixaria, por exemplo, e o colaborador adiciona o artigo no carrinho do comprador, computando assin a compra. Por ser uma loja de formato híbrido, os clientes que não querem o smart checkout, podem optar pelos check-outs tradicionais, com um atendimento personalizado, já que dispõe de duas caixas manuais, além das seis caixas autônomas (smart check-out e self-checkouts).

Tecnologia de ponta para o varejo

A solução da Sensei combina inteligência artificial, visão computacional e aprendizado de máquina, alcançando 99% de precisão no monitoramento das interações do consumidor com os produtos.

Para os varejistas, as vantagens incluem alertas em tempo real sobre rupturas e necessidade de reposição de estoque, bem como a atualização dinâmica do layout das prateleiras por meio de aplicativos integrados. Essa tecnologia também libera a equipe para se dedicar a tarefas de maior valor, como atendimento ao cliente e otimização operacional.

Recentemente, a Sensei apresentou uma versão compacta da loja autônoma na NRF 2025 Retail’s Big Show, destacando soluções que podem transformar supermercados, lojas de conveniência e outros formatos de varejo.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada