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3 soluções de meios de pagamento que podem influenciar o varejo em 2023

De Administrador SH
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Na mira da competitividade, empresas deverão observar o crescimento do mobile banking  

Ao longo de 2022, os meios de pagamento tiveram destaques importantes. A tecnologia atrelada às transações financeiras vem impulsionando os negócios e os dados e, além de promissora, dita as possíveis tendências do mercado. Levando em consideração a curva crescente de movimentação financeira pelas telas de celular nos últimos dois anos, no que diz respeito aos meios de pagamento, fizemos um retrospecto e destacamos três soluções do mobile banking que ainda podem influenciar o comércio em 2023. 

Confira:

PIX

Completado dois anos de atuação no dia 16 de novembro de 2022, o PIX –  sistema de transferência e pagamentos instantâneos – tem sido um grande fenômeno. De acordo com o Banco Central (BC), em outubro de 2022 ele já havia movimentado R$1,03 trilhões e 2,54 bilhões de transações. 

Além das funções de transferência e pagamento, há outras soluções como: PIX saque; PIX troco; PIX cobrança; PIX agendado e PIX parcelado.  “Algumas soluções ainda não engataram na mesma proporção do PIX pagamento e transferência. Mas, isso não afasta a importância de se atentar às movimentações deste meio, pois assim como um vídeo, de um dia para o outro,  viraliza na internet após anos publicado, o mesmo pode acontecer com o engajamento de novas tecnologias e soluções. De repente, elas podem se tornar os meios mais utilizados”, destaca o especialista Rudolf Popper, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para o Varejo (AFRAC).

De olho no futuro, o Banco Central, antes de encerrar o ano, anunciou melhorias no sistema, bem como novas funções. No rol das possíveis novidades está o PIX automático.

QR Code

Segundo dados da Juniper Research, consultoria britânica, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas no mundo já utilizam o QR Code para pagar contas e a projeção é de que até 2025 este número cresça para 2,2 bilhões. No Brasil, estima-se que 3 em cada 10 clientes já utilizaram a tecnologia para realizar pagamentos. 

Muito semelhante ao PIX, o QR Code para pagamento se diferencia apenas por ser um sistema por aproximação e não precisar de chave. Assim, toda transação é feita a partir da leitura do código via câmera de celular. Uma praticidade que tem conquistado cada vez mais os consumidores, pois além do pagamento acontecer de uma maneira simples e ágil, o fato do sistema ser criptografado garante maior segurança de dados

Carteiras Digitais

Estudo realizado pela Bank of America com dados da Sensor Tower, apontou o crescimento de 14% das Carteiras Digitais em relação ao ano anterior. Somente em julho foram feitos 20.768 milhões de downloads.

Para o profissional, isso se deve à rapidez e redução de fricção na jornada de transações. “Tudo se resume a uma palavra: digitalização. Ela simplifica os processos financeiros, provoca a sensação de comodidade ao consumidor e maior eficiência para as empresas”, pontua Popper. 

“Seja pela comodidade, agilidade ou segurança, o fato é que a tecnologia vem transformando os meios de pagamento e as modalidades têm caindo no gosto dos brasileiros. Sendo assim, na fila da concorrência, é preciso acompanhar a evolução digital para não ficar para trás”, finaliza.

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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