A Páscoa 2025 chega carregada de sabores diferenciados, e eles não se limitam apenas às novidades que os fabricantes de chocolates e outras categorias, que sofrem o impacto da sazonalidade (carnes, pescados, azeites e vinhos), prepararam para esta temporada. Esse gostinho inusitado está presente tanto no chamado “efeito calendário” – será o primeiro “feriadão” do ano – quanto nos novos hábitos e comportamentos dos clientes. Contudo, uma coisa é certa: a celebração promete fazer a festa das lojas físicas dos hiper e supermercados.
Os formatos detêm a preferência dos shoppers na hora de comprar alimentos e bebidas, bem como de itens presentáveis, entre eles os tradicionais ovos de chocolate. É o que mostra um levantamento da PiniOn e Globo Gente, que ouviu 1044 pessoas de todas as regiões do País, de ambos os gêneros, de 18 a 45+ anos e das classes: A, B, C e D/E.
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Segundo o material, para a maioria dos brasileiros, a Páscoa ainda é uma data a ser celebrada: 83% dizem que pretendem comemorar, ante 68% que fizeram isso em 2024. Além disso, 77% dos brasileiros pretendem presentear alguém e 35% disseram que vão aumentar os gastos em 2025. E 76% gostariam que mais marcas explorassem os significados religiosos da Páscoa.
Do total de entrevistados, 74% pretendem comprar chocolates, doces ou ovos de Páscoa. Na ordem de preferência estão: ovos, bombons e barras de chocolate.
Contudo, a “emenda” de feriados da Sexta-Feira Santa, 18 de abril, e de Tiradentes, 21 de abril, terá efeitos sobre onde e como a comemoração irá acontecer. Neste ano, 46% dos brasileiros vão se reunir na casa de amigos e familiares para festejar data, ante 58% no ano passado. Em contrapartida, 16% vão viajar para um destino nacional e 3% para um internacional. Em 2024, 9% se deslocaram para um destino nacional e 1% viajou para o exterior.
Presenteáveis
O levantamento traz insights importantes. Na hora de comprar presentes de Páscoa, 59% preferem comprar em lojas físicas de hiper e supermercados, 33% lojas especializadas e 23% atacadistas/ atacarejo. Importante destacar que 62% não comprariam ovos de Páscoa em sites/aplicativos por receio que eles cheguem quebrados.
Todavia, como a decisão de compra ocorre majoritariamente no ponto de venda, ofertas e promoções têm potencial para mudar as preferências – como estimular as compras on-line e fidelizar o consumidor. Isto é, 75% dos brasileiros comprariam todos os presentes de Páscoa em uma mesma loja (física ou on-line), caso recebessem um cupom de desconto.
Do total de participantes da pesquisa, 77% pretendem presentear na data. O valor a ser desembolsado deve variar de R$ 50 a R$ 100. A ordem de quem irá receber os presentes de Páscoa são: filhos, marido/esposa e sobrinhos.
Quanto aos atributos na hora de escolher o ovo de Páscoa, 56% disseram que priorizam o pedido da criança. Embora, ovos temáticos, com personagens de filmes ou desenhos, e com brinquedos dentro dominem as preferências, com respectivamente 53% e 54% das respostas dos entrevistados. Porém, os brinquedos não agradam a todos: 40% não gostam daqueles que vêm dentro dos ovos e optam por comprar um à parte.
E aqui cabe a primeira ressalva. Apesar da sensibilidade ao preço, o forte componente emocional da data incentiva os consumidores a valorizarem qualidade e tradição para criar momentos significativos. Nesta Páscoa, 47% afirmaram que darão prioridade à qualidade, 44% ao preço e 32% promoções e descontos.
Outra ponderação importante é que 57% revelaram que tomam decisão de qual marca de ovo de Páscoa comprar somente quando já estão no supermercado, loja ou site. E maioria: 35% pretendem comprar os presentes na semana da Páscoa.
Refeições
No caso de outros alimentos e bebidas, 76% revelaram que vão fazer suas compras também em hiper e supermercados ante 48% dos consumidores que desejam adquirir essas mercadorias em atacadistas.
Do total de entrevistados, 73% acreditam que preparar a refeição de Páscoa simboliza um momento de reunir amigos e familiares. Diante disso, 55% dos consumidores pretendem comprar alimentos para o preparo da refeição de Páscoa em 2025 ante 46% em 2024. E 64% disseram que desejam reservar um tempo para preparar uma alimentação especial.
Quanto ao cardápio de Páscoa, ele vai além dos chocolates. Ainda que 65% não costumam comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa, as proteínas animais têm grande potencial para a sazonalidade, mas é importante estar atento à diferenças regionais. O bacalhau ainda reina no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Já, no Sul, a preferência é pelo churrasco e outros tipos de peixe. Por sua vez, no Norte, quem tem ganhado popularidade é a lasanha.
Fonte: Globo Gente