<< Voltar pra Home

Consumidor



Páscoa 2023: insights para você vender mais

27 de fevereiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Páscoa 2023: insights para você vender mais”

Marcas esperam aumento das vendas mesmo com produtos mais caros; saiba em quais itens apostar

Segundo os dados de um estudo, a Páscoa em 2022 teve aumento de 8,8% nas vendas em relação a 2021, gerando um faturamento de R$6,5 bilhões ao e-commerce brasileiro. Já em relação ao número de pedidos, o registro feito apontou alta de 10,6% em relação a 2021, totalizando 12,4 milhões de compras no e-commerce.

Assim como no e-commerce, o varejo físico também teve aumento nas vendas de Páscoa em 2022, na comparação com 2021. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é que os brasileiros tenham gastado cerca de R$ 2,1 bilhões no varejo.

No entanto, com o aumento no valor dos ovos de Páscoa, o consumidor preferiu itens menores ou outros tipos de chocolates para compensar os preços e não deixar a data passar em branco.

Expectativas de vendas

O mercado já traçou as perspectivas para as vendas da Páscoa 2023. Estudo da Neogrid afirma que apenas 2% dos consumidores estão dispostos a gastar mais de R$ 100 no produto. O preço é, aliás, o pricipal fator de decisão, com 64% das respostas. Em seguida, estão sabor (51%), Promoção (45%) e Marca (41%). Além disso, 52% dos respondentes afirmaram que pretendem gastar entre R$ 11 e $39.

Por ser um produto sazonal de alto valor agregado, é de se esperar que os Ovos de Páscoa possuam um preço mais elevado em relação às demais categorias. Além disso, esse produto tem forte influência da alta inflação e custo alto para produção. Assim, o preço médio dos ovos está na faixa de R$ 63.

Considerando o valor do Ovo de Páscoa e o quanto o consumidor pretende gastar na data, é importante considerar a venda de outros itens, como bomboniere, barras de chocolate e colombas pascais. Vale lembrar que, apesar de já estarem em exposição nos supermercados, os artigos de Páscoa costumam ter vendas mais relevantes nos dias que antecedem o feriado, que será celebrado em 9 de abril.

Valor agregado

Para o mercado, a Páscoa é o quarto melhor evento do ano. E impacta também no setor de trabalho, gerando empregos temporários diretos e indiretos. Adotar estratégias de divulgação e promoção dos produtos pode fazer a diferença. Uma das mais consagradas é a “exposição casada” de produtos. Nesse processo, os comerciais sempre oferecem aos consumidores pontos de reflexões sobre o tema, mostrando-lhe, no caso, que há muito mais a consumir na data do que apenas o ovo de Páscoa. Com isso, agregam-se produtos como vinhos, comidas típicas da semana santa, brinquedos e até joias. Tudo bem “embalada” nas propagandas e com o delicioso sabor de chocolate.

Fonte: Neotrust


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

#AjudaSul: Associações Supermercadistas abraçam campanha da ABRAS e AGAS em prol do RS

APAS anunciou a doação de R$ 1 milhão para as vítimas das chuvas no RS; demais fundos arrecadados também serão…
Image

#AjudaSul: supermercadistas dão destaque a produtos do RS

Como forma de ajudar na recuperação da economia local, prateleiras com itens oriundos do estado gaúcho foram instaladas em diversas…
Image

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas, SC

Com 8,9 mil metros quadrados de área construída, o empreendimento gerou 155 empregos diretos e 465 indiretos e conta com…
Image

Cottonbaby lança CBSKIN: uma marca de produtos de Skincare

Marca se destaca por sua inclusão, reconhecendo e celebrando a diversidade da geração Z em sua totalidade Oferecido por Cotton…