Home SeçõesNegócios Participação de Península no Carrefour Brasil cai abaixo de 5%

Participação de Península no Carrefour Brasil cai abaixo de 5%

Mudança reflete reorganização societária da empresa de gestão de ativos da família Diniz

De Redação SuperHiper
0 Comentário

O Grupo Carrefour Brasil (GCB) anunciou nesta terça-feira (1º) que um de seus principais acionistas, a empresa de gestão de ativos da família Diniz Península, passou por uma reorganização societária e que, por isso, a participação da companhia na rede de varejo caiu para menos de 5%.

Segundo o comunicado feito ao mercado, o Península II Fundo de Investimento em Participações – Multiestratégia (FIP) “deixou de estar sob gestão da Península Partners Gestão de Investimentos”. Com isso, as participações da Península no Carrefour caíram de 7,3%, segundo informações do Carrefour Brasil, para 4,9%, o equivalente a cerca de 103,5 milhões de ações.

O FIP, por sua vez, após a citada reorganização, passou a deter 50.690.286 ações ordinárias de emissão da companhia, que representam cerca de 2,403% de seu capital social. Considerando a movimentação mencionada acima, dado que o FIP deixou de ter vínculos com a Península, ele passará a ser computado como “free float” (jargão do mercado financeiro que diz qual é o número percentual das ações de uma companhia que está em livre circulação e negociação na Bolsa de Valores).

Leia o comunicado na íntegra:

“O Grupo Carrefour Brasil ou Companhia, nos termos do artigo 12 da Resolução CVM 44/2021, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que recebeu, nesta data, correspondência eletrônica encaminhada pelos acionistas Península II Fundo de Investimento Financeiro Ações (“FIA Península”), Península Partners Fundo de Investimento Financeiro em Ações (“FIA Partners”) e Península II Fundo de Investimento em Participações – Multiestratégia (“FIP”) informando que passaram por um processo de reorganização societária e de seus cotistas e que o FIP deixou de estar sob gestão da Península Partners Gestão de Investimentos Ltda. (“Península”).

Dessa forma, as participações dos veículos que anteriormente eram computadas em conjunto, passarão a considerar somente o FIA Península e o FIA Partners como fundos que representam os interesses da Península, sendo que nesta data tais fundos, em conjunto com outros fundos geridos pela Península e pelas demais gestoras afiliadas da Península, detêm, em conjunto 103.469.168 ações ordinárias de emissão da Companhia, que representam aproximadamente 4,906% do seu capital social. O FIP, por sua vez, após a citada reorganização, passou a deter 50.690.286 ações ordinárias de emissão da Companhia, que representam cerca de 2,403% de seu capital social.

Considerando a movimentação mencionada acima, dado que o FIP deixou de ter vínculos com a Península e passará a ser computado como free float, bem como a posição acionária da Companhia de 21 de março de 2025, poderão votar na deliberação especial da Assembleia Geral Extraordinária da Companhia a ser realizada em 7 de abril de 2025 um total de 583.038.411 ações ordinárias emitidas pela Companhia, representativas de 27,645% do capital social da Companhia.”

Com informações do Portal Terra e do Grupo Carrefour Brasil

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada