Estudo mostra que 67% dos americanos acreditam que as lojas do setor precisam melhorar suas iniciativas em prol do meio ambiente
Os consumidores americanos acreditam que as redes de supermercados podem fazer muito mais para tornar suas lojas mais sustentáveis. De acordo com um estudo realizado pela Retail Insight, 67% dos consumidores acreditam que os supermercados precisam melhorar sua “pegada ambiental”, enquanto apenas 6% disseram crer que o setor está fazendo tudo o que pode para ser sustentável.
Isso mostra que o comportamento sustentável dos consumidores não vem sendo acompanhado pelo varejo. O estudo mostra que 77% dos americanos adotaram hábitos mais sustentáveis nos últimos 12 meses, sendo que no público entre 25 e 34 anos esse número chega a 88%.
Outro ponto importante é que uma postura genuinamente preocupada com sustentabilidade pode gerar resultados financeiros palpáveis para o varejo. Pouco mais da metade dos consumidores afirmaram ser mais fiéis a marcas que eles percebem como tendo uma postura ESG mais sólida. Quase 50% dos entrevistados se sentiriam bem em pagar mais por itens sustentáveis, uma vez que isso ajudaria a preservar o meio ambiente. Por outro lado, 54% dos consumidores acham que as redes de supermercados fazem o mínimo necessário para dizer que se preocupam com sustentabilidade – somente 6% acreditam que o setor tem uma preocupação genuína em salvar o planeta.
Para Paul Boyle, CEO da Retail Insights, os números trazem um alerta. “É mais importante do que nunca que as iniciativas de sustentabilidade dos supermercados avancem além do discurso”, afirma. “Isso não impacta somente as vendas, mas redefine a fidelidade do consumidor”, acrescenta. Entre os pontos que o varejo deveria atacar prioritariamente estão o excesso de embalagens nos produtos (um problema para 70% dos consumidores) e a sustentabilidade de suas cadeias de suprimentos (item apontado por 56% dos entrevistados).