Maior varejista mundial vai na contramão de sua própria história e testa pequenos PDVs em parceria com startup
*Por Renato Müller
O Walmart cresceu e se tornou o maior varejista físico do mundo com base em uma proposta muito simples: grandes lojas, do tamanho de três campos de futebol, com um enorme sortimento de produtos e a promessa de preço baixo todos os dias. Nos últimos tempos, porém, a empresa percebeu que seu formato big box não é capaz de dar conta da demanda dos consumidores por praticidade, conveniência e compras rápidas.
Por isso, a varejista tem investido em novas frentes de negócios. A medida mais nova nesse sentido é uma parceria com a startup Getaway (uma espécie de “Airbnb do camping”): o Walmart está abrindo minúsculas lojas físicas, de no máximo 20 metros quadrados, em locais com fluxo de turistas focados em atividades outdoor. A primeira unidade da General Store by Walmart será aberta neste mês em Wimberley, uma cidade entre Austin e San Antonio, no Texas. Outras 4 lojas serão inauguradas até o fim do ano, todas contendo itens como material para escalada, fogareiros, protetores solares e cobertores.
A ideia é que esse conceito de ultraconveniência ajude os visitantes dos chalés da Gateway a evitar um deslocamento mais longo até uma cidade para comprar produtos não essenciais de que possam ter esquecido. As General Stores também contarão com produtos de fornecedores locais, aumentando as iniciativas da varejista em apoio a pequenas empresas, e será possível adquirir itens online para entrega no local.