Solução criada internamente tem contribuído para a experiência de compra dos clientes veranistas
Com uma combinação de criatividade e tecnologia, a loja da rede Super Moniari de Balneário Gaivota, no Extremo Sul do Estado de Santa Catarina, implantou um sistema inovador que resultou na diminuição no tempo de espera nos caixas: o Papa Filas. A solução foi desenvolvida pelo departamento de Tecnologia da Informação da rede, com uso e tecnologias da Laurent e Totvs, foi implantada em dezembro e foi bem sucedida no objetivo de garantir fluidez à operação nos momentos de maior demanda de clientes, conta a CEO da Rede Moniari, Monique Pizzetti.
O Papa Filas é diferente do autoatendimento e tem uma dinâmica própria: um atendente utiliza um leitor móvel e vai até o cliente que está na fila do caixa e tem poucos itens em sua cestinha, escaneia e embala as compras e finaliza entregando uma “comanda” para o consumidor efetuar o pagamento em um totem.
O papa-filas recebe clientes que possuem todos os itens com códigos de barra na sua cestinha.
“Essa particularidade de uma loja de praia de receber de um dia para o outro um número muito maior de clientes do que na maior parte do ano nos impôs esse desafio e elaboramos essa solução com o objetivo de garantir uma boa experiência ao cliente, diminuindo o tempo de fila e check-out. Já planejamos levar essa solução para outras unidades da rede”, conta Monique.
Além da tecnologia, a participação humana tem importância fundamental no método do Papa Filas, aponta a CEO do Moniari. “Os clientes percebem o papel de proatividade do atendente, que vai muitas vezes buscá-lo na fila e garante a otimização do tempo dele”, ressalta.
A estação de pagamentos do Papa Filas admite operações com cartão de crédito, débito, PIX e carteiras digitais. “Os totens de pagamento precisavam de uma interface de fácil acesso e a TOTVS priorizou isso desde o inicio do projeto, provendo usabilidade aos clientes”, completa o gerente de produtos da Totvs (empresa desenvolvedora do software), Flávio Roman.