A Central de Panificação Coop (CPAN), localizada na cidade de Mauá (SP), já iniciou a produção de 300 toneladas de panetone de marca própria Delícias da Coop para atender à demanda das festas de fim de ano. Com o tema “Natal – Bonito por Natureza”, o Oba Hortifruti, por sua vez, lançou a linha de panetones em latas colecionáveis e exclusivas, estampadas com elementos gráficos que representam a fauna e a flora brasileiras.
A produção de panetones em unidades tem crescido de 3% a 5% ao ano, enquanto o faturamento segue com uma evolução de 5% a 8%, fruto do aumento no tíquete médio. As informações são da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi). Vale destacar que, em 2023, o resultado foi particularmente expressivo, com um crescimento de 31,5% em faturamento de novembro a janeiro, alcançando 37,6 milhões de lares.
Coop
No caso da Coop, estão no forno as versões frutas e chocolate, em embalagens de 400 gramas e 1 quilo, e o sabor floresta negra de 400 gramas. Mas, entre os meses de novembro e dezembro, chegarão às gôndolas novos sabores com produção limitada. Segundo a gerente de categoria, Daniela Marchiolli, com o aumento da produção, a Coop recorreu à contratação temporária de 64 colaboradores, sendo 30 para trabalhar na CPAN e outros 34 demonstradores, que estarão presentes em todas as lojas do varejo alimentar.
O panetone é um dos produtos de marca própria Coop mais antigo. A primeira fornada de 6 mil unidades assada para o Natal de 1976 saiu da padaria da loja Queirós, em Santo André (SP), encarregada de abastecer as unidades Parque das Nações (Santo André), Joaquim Nabuco (São Bernardo do Campo) e Joana Angélica (São Caetano do Sul). Fez tanto sucesso que a produção mais do que dobrou no Natal seguinte, alcançando 16 mil unidades, e continuou crescendo em ritmo acelerado.
Até que, em 2012, a Coop decidiu colocar o panetone em linha de produção durante o ano inteiro, sendo uma das primeiras redes supermercadistas paulistas a fazer isso. Atualmente, entre as duas versões, frutas e gotas de chocolate, são produzidas mensalmente 10 toneladas. “O segredo do sucesso está na qualidade dos produtos e no processo de fermentação natural da massa, desenvolvida naquela época. Preservamos a origem, mas sempre com oportunidades de melhorias para agradar nossos cooperados e clientes”, explica Daniela.
Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 35 unidades de varejo alimentar, sendo 27 no Grande ABC, uma em Piracicaba (SP), três em São José dos Campos (SP), duas em Sorocaba (SP), duas em Tatuí (SP), 68 drogarias e canais digitais.
Oba
“A nossa intenção para 2024 é levar à mesa das pessoas, naqueles momentos de união com família e amigos, não só um produto de alta qualidade, com frescor e sabor, mas também um símbolo das belezas naturais do nosso país. Queremos que o Natal dos nossos clientes seja ainda mais especial, com produtos que refletem o cuidado que tanto valorizamos”, afirma a diretora de marketing do Oba Hortifruti, Janaína Borges.
A linha Oba Bem Querer oferece cinco versões de panetones: os tradicionais de frutas cristalizadas e o de gotas de chocolate estão disponíveis em caixas decoradas de 500g. Já as versões de panetones genoveses são oferecidas em latas exclusivas de 900g, nas opções de frutas cristalizadas com damasco, gotas de chocolate ao leite e no sabor de brigadeiro de pistache.
Todos os itens são preparados com fermentação natural e uso da massa madre (levain) em substituição ao fermento químico, para ter uma textura mais macia. Esse processo é realizado em temperatura controlada e com maior tempo de crescimento, para garantir um panettone leve e saboroso.
Os panetones genoveses, por sua vez, possuem o formato mais achatado, são elaborados com ingredientes nobres que realçam ainda mais sabor, aroma e, principalmente, a maciez. A versão com frutas cristalizadas combina uvas-passas e damascos, com uma cobertura açucarada. Já a versão de gotas de chocolate ao leite é coberta por uma camada açucarada crocante, enquanto a opção brigadeiro de pistache, com o seu recheio cremoso, é finalizada com uma cobertura de chocolate branco e pistache moído.
Pão de Açúcar e Extra
Já é possível ver o panetone, produto tradicional e um dos queridinhos das festas de fim de ano, nas gôndolas dos supermercados. As redes Pão de Açúcar e Extra, já iniciaram a fabricação própria do produto e esperam vender 10% a mais do que em 2023. No total, as varejistas têm a expectativa de comercializar 700 mil unidades de panetones entre os meses de outubro e dezembro.
Para os clientes, o Pão de Açúcar e o Extra trazem os sabores clássicos: Panetone de Frutas; Chocolate; e Brigadeiro, além de opções de panetones salgados.