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Panco inova com lançamentos estratégicos

Marca estreia no segmento de pães artesanais, que atingiu 75 milhões de unidades vendidas em 2023

De Edevaldo Figueiredo
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A Panco acaba de apresentar ao mercado, lançamentos exclusivos, que vão de panettone com sabor único no mercado, extensão da linha de salgadinhos, ao ingresso na categoria de pães artesanais, também com sabor inédito.

Pão de Forma Artesanal

A Panco pretende fortalecer ainda mais sua presença no mercado e consolidar sua liderança com o lançamento de Panco Artesanale, que chega para somar às linhas de Pães Família, Bisnaguinhas, Pães de Ovos, Pães Especiais e Pães Caseiros.

O segmento Artesanal surgiu em 2017, e apresenta um crescimento médio de 18% ao ano. O crescimento da categoria tem sido exponencial desde o seu lançamento. Em 2023, o mercado atingiu 75 milhões de unidades vendidas e R$ 900 milhões de reais de faturamento, segundo dados Nielsen, um cenário muito promissor. O maior market share da categoria é de pães de forma tipo família, com 47% do volume vendido.

Segundo a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) o mercado de pães industrializados movimenta anualmente cerca de R$ 14,3 bilhões e tem 95% de penetração nos lares brasileiros. Estes números são reflexos do aumento de consumo pós-pandemia e também do comportamento do consumidor, que consome pães em várias ocasiões do dia, não somente no café da manhã, mas no lanche da tarde e também como substituto da refeição principal, além disso o consumidor está aberto a experimentar.

A linha Panco Artesanale chega em 3 opções de sabores: Original, Integral, com 35% de integralidade; além do inédito Alecrim & Azeite. Com fatias mais grossas do que as do pão família, Panco Artesanale é extremamente macio, preparado com receita inspirada em pães feitos em casa e finalizado com uma cobertura fina de farinha, que dá o toque artesanal. Os produtos chegam em embalagens de 350g e serão comercializados principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Paraná.

Com o lançamento de Panco Artesanale, a empresa almeja fortalecer a liderança no mercado de pães industrializados e se tornar referência de sabor no segmento de pães artesanais.

Panettones

A Panco já é reconhecida pela qualidade no segmento de Panettones e por sempre apresentar novidades para incrementar as festas de final de ano. Seguindo a tradição de inovar, a empresa apresenta o sabor Damasco, Doce de Leite e Castanha-do-Pará (550g), que passa a fazer parte de sua linha de Panettones Especiais.

Com base em estudos de hábitos de consumo, conduzidos pelos maiores fabricantes de aromatizantes do mundo, que apontam que os consumidores estão mais propensos a misturar sabores e texturas, a empresa desenvolveu testes e pesquisas internos, chegando a essa versão que combina o sabor do damasco, a cremosidade do doce de leite e a crocância dos pedaços de Castanha-do-Pará. Além disso, a Panco lança o Panettone Mini Gotas de Chocolate (80g), que vem para complementar o portfólio da marca.

Segundo dados da Abimapi, em parceria com a Kantar Brasil, as vendas de panetones registraram crescimento de 31,5% em faturamento, comparado ao mesmo período anterior, de dezembro de 2023 a janeiro de 2024. A categoria alcançou 37,6 milhões de lares brasileiros. A pesquisa também apontou que a modernização dos pontos de contato com os consumidores foi um dos principais impulsionadores desse crescimento. No total, foram utilizados 67,7 milhões de pontos de contato.

O formato tradicional de panetone foi o mais popular entre os brasileiros, representando 43% das vendas totais da categoria, com destaque para os sabores de frutas e gotas de chocolate. Para presentear, os panetones embalados em caixas de papelão, foram os mais procurados, particularmente entre os consumidores das classes AB, com idades entre 40 e 49 anos.

Os panettones Panco estão divididos em duas categorias: Tradicionais e Especiais. Entre os Tradicionais, estão os sabores Frutas e Gotas de Chocolate. Já na linha de Especiais, os consumidores podem encontrar as opções Fruta Zero (com adoçante natural Stevia e sem adição de açúcares), Trufado, além de Banoffee, Tiramissu e o lançamento Damasco, Doce de leite e Castanha-do-Pará, essas três últimas apresentam embalagens presenteáveis com design feito especialmente para celebrar as festividades do final do ano. Todos os produtos apresentam maciez e umidade ideias, além do processo de fermentação natural, que dura cerca de 48 horas e garantem textura e sabor diferenciados.

Salgadinho

A linha de salgadinhos da Panco também tem lançamento. Para completar seu portfólio, a marca Bisnack lança o sabor Queijo, o preferido dos consumidores.

Os salgadinhos da Panco estão divididos em duas categorias: Bisnacks Tradicionais, com os mais procurados sabores Churrasco e Bacon, além do novo sabor Queijo, nas versões de 80g e 45g. Os sabores Pimenta Mexicana, Pizza, Cebola, Galeto, Pão de Alho e Salaminho também fazem parte da linha e estão disponíveis em embalagens de 80g. Já os Bisnacks Especiais apresentam os sabores: Costela no Bafo, Lemon Pepper e Chipotle e são vendidos em versões de 80g.

“Faz parte do DNA da Panco trazer inovação e qualidade por meio de lançamentos de novos produtos todos os anos. Estamos sempre buscando agradar o paladar dos brasileiros, com sabores únicos, ingredientes selecionados e da mais alta qualidade”, afirma o diretor de marketing e trade marketing, Vinicius Paonessa Germano.

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