“Se formos bem, podemos nos tornar tão grande quanto OXXO México, se não maior”, disse Fernández Garza, diretor da FEMSA, controladora da empresa
Com apenas três de atuação no Brasil, a OXXO, rede mercados de proximidade, está confiante de que a empresa pode ver caminhos que possibilitam a sua expansão de suas atividades no país e até mesmo, ultrapassar o seu tamanho, se comparado com o México, seu país de origem.
Para 2024, a estratégia da companhia é seguir expandindo e consolidando a atuação no estado de São Paulo, chegando a outras regiões com potencial para o formato de proximidade. Em outubro de 2023 a rede chegou à baixada santista com a inauguração da primeira loja na cidade de Santos, expandindo na sequência para outras cidades como Praia Grande, São Vicente e Guarujá. Atualmente são mais de 30 unidades somente nesta região.
A história da marca no País começou em 2020, com a inauguração da primeira loja na cidade de Campinas. Desde então, foram inauguradas várias lojas na capital, região metropolitana, baixada santista e interior paulista, com a proposta de valor de unir cinco atributos principais: proximidade, praticidade, confiança, ambiente atrativo e inovação.
O diretor-geral da divisão de proximidade e saúde da FEMSA, controladora da OXXO, Fernández Garza, fez a seguinte declaração, em entrevista ao site InfoMoney: “Acho que o Brasil, se formos bem, pode se tornar tão grande quanto OXXO México, se não for maior. Levará alguns anos, mas estou muito entusiasmado com a oportunidade”, disse o executivo.
O conceito do OXXO chegou ao país adaptado aos costumes e preferências dos brasileiros e com uma proposta de valor diferenciada para atender ao consumidor, oferecendo itens apreciados, como pão francês, pão de queijo e coxinha, produtos que não estão presentes nos mercados da rede em seu país de origem, o México.