<< Voltar pra Home

Destaques



Os supermercados são o futuro do e-commerce global

12 de janeiro de 2024
 - 
11:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Os supermercados são o futuro do e-commerce global”

Para a Insider Intelligence, crescimento do varejo online de alimentos transformará a relação dos consumidores com o comércio eletrônico

 Por Renato Muller

O varejo de alimentos é o futuro do e-commerce. Essa é a avaliação de Blake Droesch, analista sênior da Insider Intelligence para a área de varejo e e-commerce. Segundo o especialista, o comércio eletrônico está passando por uma mudança sísmica, em que as categorias mais tradicionais (vestuário, computadores/eletrônicos e móveis/decoração) têm crescido bem mais lentamente que as categorias de consumo essencial, como alimentos e bebidas.

“Essa mudança fará com que, até 2026, o setor de alimentos seja o mais importante do e-commerce americano, ultrapassando essas categorias tradicionais”, acredita Droesch. A expectativa do analista é que, então, o setor represente 19% do total das vendas online dos Estados Unidos.

Na visão da Insider Intelligence, existe um enorme espaço para crescimento na venda online de alimentos. Afinal, esse é o segmento mais importante do varejo – e as vendas online ainda são bem menos representativas do total do setor. Cada ponto percentual a mais nas vendas online significa bilhões de dólares migrando para o digital.

Esse cenário também ocorre no mercado brasileiro. Segundo o Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), cerca de metade das maiores varejistas do País pertence ao setor de supermercados – mas esse é o segmento com a menor penetração das vendas digitais, mostrando que existe muito caminho para o crescimento.

Nos Estados Unidos, a inflação contribuiu para boa parte do crescimento das vendas online de alimentos. Em 2023 (janeiro a novembro), a expansão foi de 18,4% no faturamento, com uma alta média de 7,5% no preço dos produtos, de acordo com dados do Digital Price Index da Adobe. No total do ano anterior, as vendas cresceram 19,5%, com uma inflação de 11,7% na categoria.

A expectativa da Insider Intelligence é que, neste ano, as vendas digitais de alimentos avancem 17,4%, mesmo com uma inflação mais moderada.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Paulistão Atacadista abre 1ª loja em Ribeirão Preto (SP)

Com investimento de R$ 80 milhões, a unidade conta com 21 checkouts e quatro self-checkouts e estacionamento para 240 veículos…
Image

Circuito Corridas Pague Menos é realizado em Valinhos, SP

Evento contou com as distâncias de 5km e 10km, masculino e feminino, e a corridinha Kids Na manhã do último…
Image

Chuvas no RS: Carrefour congela preços de produtos no Rio Grande do Sul

Medida é válida até 31 de maio para todas as lojas físicas, em todas as bandeiras: Carrefour, Atacadão, Sam’s Club…
Image

Loja de Itu da Rede Bom Lugar é reinaugurada

De acordo com Márcio Une, sócio da loja e um dos diretores da empresa, a revitalização aqueceu a economia local…