Qualquer atividade humana tem a ver, quase sempre, com pessoas. O varejo como um todo tem muito mais a ver com isso.
Para o varejo alimentar em autosserviço, gente é imprescindível, por mais incoerente que possa parecer. Afinal, o autosserviço quando foi criado no começo do século passado e trouxe a ausência de serviço para reduzir os custos e permitir a loja vender bem mais barato.
Mas hoje, só um bom serviço garante sua sobrevivência. Você depende e muito da qualidade de seus colaboradores.
Assim, saber escolher e avaliar bem, mostrando uma equipe coesa e bem recompensada é o primeiro caminho para o sucesso. Pessoas competentes encontram mais rápido e mais facilmente a melhor solução para os seus problemas, fazendo você ganhar tempo e mais dinheiro.
O segundo importante caminho para o sucesso é dominar o seu negócio. Entenda-o completamente, em todos os seus detalhes. Sua liderança mais do que necessita, ela exige profundo conhecimento do varejo em todas suas fases, formatos e departamentos.
O passo seguinte é não ser mais um e, sim, ter um negócio diferenciado, bem focado e único, ou quase. Ofereça sempre uma ótima experiência de compras para seus clientes. Hoje em dia só se fala da importância que um cliente satisfeito traz para você.
O quarto passo para mim é ter um instinto pessoal, uma intuição para detectar o que está por vir e quais os caminhos a seguir. Dá para desenvolver esse dom, mas não criá-lo do nada. Ou você tem, ou não.
Por último, mas não menos importante, é preciso ter sorte. É difícil entender essa história de sorte, como vem, como vai, por quanto tempo fica, mas enfim sem ela nada de bom vai acontecer. Uma frase do golfista americano Tiger Woods deixa isto claro, ou não: “Quanto mais treino (trabalho) mais sorte tenho”. Pois o varejo exige muito trabalho, muitos cuidados, muita dedicação. E aí a sorte pode também vir para você.
* Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas (à venda no site www.terradosaber.com). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação Abras. www.ascarassociados.com.br
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