<< Voltar pra Home

Destaques



O que há por trás do fim do Just Walk Out nos supermercados?

5 de abril de 2024
 - 
09:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “O que há por trás do fim do Just Walk Out nos supermercados?”

Mais do que o emprego de mão de obra na Índia, o anúncio da Amazon mostra amadurecimento da estratégia da empresa no setor

Por Renato Muller

Quando a Amazon, nesta semana, anunciou que retiraria sua solução Just Walk Out de lojas sem checkout dos supermercados nos Estados Unidos, o anúncio rapidamente se transformou em choque com a descoberta de que a empresa mantinha um time de mil pessoas na Índia para verificar manualmente cada transação. Assim, o que vinha sendo vendido como um sistema autônomo acabava terceirizando, na prática, os operadores de caixa para outro continente.

Mas há muito mais nessa história do que isso. E é o que torna a mudança de direção da Amazon tão interessante. Atualmente, cerca de metade dos supermercados AmazonFresh nos Estados Unidos utilizam a tecnologia, desenvolvida desde 2016 e que será substituída por outra inovação que vem recebendo investimentos da empresa nos últimos anos: os dash carts.

Trata-se de carrinhos inteligentes, equipados com leitores de código de barras – uma espécie de self checkout no próprio carrinho de compras. Segundo Tony Hoggett, VP Sênior de supermercados da empresa, a mudança permite que os clientes acompanhem o valor das compras em tempo real, algo importante para consumidores preocupados em não estourar o orçamento.

Mas há mais: o fato de a tecnologia continuar sendo usada nas lojas de conveniência Amazon Go e em mais de 130 parceiros para quem o sistema foi vendido (como cafeterias, lojas em universidades e aeroportos) mostra que a empresa não conseguiu superar o grande desafio atual do modelo de lojas autônomas: a adoção em lojas de grande superfície.

O custo de implementar sensores nas gôndolas, câmeras no teto e gerenciar a infraestrutura e o volume de dados cresce exponencialmente quando o volume de clientes que percorrem a loja física aumenta – justamente o que acontece em um supermercado tradicional, versus uma loja de conveniência. Em um setor de margens muito apertadas, isso faz toda a diferença.

Também não ajudou o fato de continuar sendo necessário manter um time para conferir se o sistema funciona corretamente – foi revelado que cerca de mil profissionais na Índia cuidavam da verificação das compras, aperfeiçoando a Inteligência Artificial no processo. Não só não houve redução de custos com a automação, como a empresa corre um risco de imagem com a revelação de que o sistema não é tão automático assim.

O fim do Just Walk Out nos supermercados Amazon Fresh, por outro lado, reflete um amadurecimento da estratégia de varejo da Amazon no mercado americano. Desde 2022, com a chegada de Tony Hoggett para assumir a operação de supermercados, a Amazon tem sido mais pragmática, descartando tecnologias caras e de retorno duvidoso para melhorar a rentabilidade da operação e fazer o básico bem feito.

Um bom exemplo é o próprio dash cart, que nasceu como um carrinho de compras equipado com câmeras e conectado a um sistema de visão computacional para ler automaticamente tudo o que o cliente colocava ou retirava de suas compras. A ambição foi recalibrada e o sistema hoje conta com um leitor de código de barras convencional. Às vezes, menos é mais.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Ypê traz novidades em seu portfólio

Linha de sabonetes em barra Siene chega com três novas fragrâncias, totalizando sete versões em barra A Ypê pretende levar…
Image

Dia das Mães: Supermercados Mundial promove Workshop com Chef renomada

Vencedora de um dos maiores reality show de culinária do mundo, Izabel Alvares, vai compartilhar seus segredos culinários Seja nos…
Image

Grupo Carrefour Brasil divulga resultados do 1T24

Empresa obteve lucro líquido de R$ 39 milhões, revertendo o resultado do 1T23 Na última terça-feira, 7, o Grupo Carrefour…
Image

Adoratto Supermercado abre a sua 1ª loja em Curitiba

Instalado no Jockey Plaza Shopping, empreendimento tem como destaque a sua linha própria com mais de 600 produtos O Adoratto…