Home SeçõesEventos O papel do Instituto UNECS

O papel do Instituto UNECS

De Administrador SH
0 Comentário

Durante o discurso de posse, o presidente da ABRAS e da UNECS, João Galassi, citou as cinco prioridades do instituto, seus principais objetivos e seu papel fundamental na sociedade

Em uma cerimônia para convidados, o presidente da ABRAS, João Galassi, assumiu, ontem dia 21 de março, em Brasília, a presidência do Instituto União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) para o período de 2023-2025. Em um evento conjunto com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), Galassi recebeu a a presidência da entidade das mãos de José César da Costa, presidente da Confederação Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (CNDL), e que liderou a UNECS entre de março de 2020 e a março de 2023.

Durante o seu discurso, Galassi pontuou a importância e os valores do Instituto UNECS, fundado em 2014, com o objetivo primordial de defender os interesses dos setores de comércio e serviços, contribuindo para o debate e para o intercâmbio de ideias. Composta pelas mais expressivas entidades do setor, como: ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados; ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados; ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços; ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção; CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação. Junto ao Executivo e ao Legislativo Federal, através da FCS, o Instituto UNECS representa a força e a organização político institucional do varejo.

Galassi explicou, principalmente para aqueles que estavam assistindo a transmissão de sua posse, que o Instituto UNECS desempenha papel fundamental para o setor ao representar as entidades que o compõem em pleitos tributários, trabalhistas, econômicos, de infraestrutura, de empreendedorismo e outros, buscando não apenas a melhoria do ambiente de negócios no país, mas também a eficiência e a competitividade para toda a cadeia nacional de abastecimento.

Voz ativa do setor do comércio e serviços, Galassi mostrou a importância do Instituto UNECS para o país, pois, como um todo representa 67% do PIB brasileiro, detém 57% dos posts de trabalho no Brasil, contabiliza 77% dos estabelecimentos ativos no país, é responsável por 65% das operações de crédito e débito, e se relaciona com cerca de 190 milhões de cidadãos brasileiros.

A UNECS e a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS) fazem a ponte entre as demandas dos setores produtivos do comércio e serviços e do Congresso Nacional. A FCS é ponto de referência para seus membros com destaque para atividades como elaboração, tramitação e aprovação de propostas relevantes para o comércio e serviços no Congresso Nacional; fomento do diálogo entre as duas Casas e o setor.

Galassi aproveitou o momento para apresentar as cinco pautas prioritárias do instituto:

  1. Reforma Tributária
  2. Simplificação das obrigações acessórias
  3. Plataformas digitais
  4. Modernização do Sistema de Prazo de Validade (Best Before)
  5. Voto de qualidade no CARF

Para fechar seu discurso, João Galassi fez uma promessa, dirigindo-se aos presidentes da FCS Domingos Sávio e Efraim Filho que fará da FCS uma das Frentes Parlamentares mais importantes do Congresso Nacional, e que ele trabalhará para que seja mais reconhecida. “Nós estamos com os consumidores e buscamos a capilaridade possível para tornar o trabalho de vocês importante, nós vamos levar a mensagem da FCS para todo o Brasil, e, desta forma, tornaremos a FCS a frente mais importante, mais relevante, mais interativa com a sociedade brasileira que vocês vão ter neste Congresso Nacional”, finalizou o seu discurso.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada