Consumidor
Páscoa: consumo deve crescer 15% em volume, diz ABRAS

Peixes e bacalhau são os principais itens para o almoço; Preços dos ovos de chocolate estão, em média, 13 a 18% mais altos
Variedade será a marca da Páscoa 2023 nos supermercados brasileiros. E isso, tanto em termos de peso, preços e marcas: há opções para atender clientes de todos os gostos e bolsos, de acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).
Segundo os supermercadistas, as encomendas foram divididas entre Ovos de chocolate de 100g a 521g (20%), mini-ovos, coelhos de chocolte e barras de 60g a 101g (25,1%) e bombons (26,7%). Outros itens que devem impulsionar o consumo em volume no período são colomba pascal de chocolate (14,4%) e colomba pascoal de frutas cristalizadas (23,8%).
Para o almoço, os destaques da categoria são peixes em geral (19,6%), bacalhau (18,9%), ovos de galinha (17,3%), batata (15,4%), azeitona (14,4%), azeite (14,3%). Na cesta de bebidas, consumo deve ser puxado por cerveja (23,7%), vinho importado (20,6%), suco (19,3%), refrigerante (18,7%) e vinho nacional (17.7%).
Quanto ao preço médio, os ovos de chocolate e as bebidas devem ficar, em média, 13% a 18% mais altos do que no ano passado, e os alimentos 17%.
“A Páscoa é o momento em que as famílias buscam produtos de maior qualidade como pescados, bacalhau, azeites, vinhos, cervejas e os tradicionais chocolates, tanto em barras quanto em ovos de chocolate para o consumo ou para presentear”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.
De acordo com os supermercadistas, a maior demanda pelos produtos se dá na semana que antecede a Páscoa, com aumento de 50% na comercialização. Então, esse é o momento para apostar na comercialização dos itens sazonais e deixar a loja ainda mais atrativa para os consumidores.

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