Economia globalizada, o mundo todo conectado, empresas supermercadistas mundiais, informações chegando rapidamente, todos estudando e de olho no que a concorrência faz em qualquer país ou cidade.
Estamos vivendo hoje o mundo do “conhecimento”. E é ele a base que todo profissional precisa buscar avidamente para evoluir.
Mas entendam que essa busca por conhecimento tem que ser contínua. É isso que se espera de empresários, empreendedores, executivos e de todos os profissionais do nosso mundo supermercadista. Que estejam sempre em busca de uma evolução cognitiva e profissional e sempre se mantendo atualizado.
Mas só isso é o suficiente para o sucesso e crescimento pessoal e profissional?
Bom, esta é a base de tudo. Sem o conhecimento generalizado e a capacitação especializada você não vai a lugar nenhum.
Agora para realmente “andar para frente” é preciso mais, muito mais.
Em minha opinião, essas são as cinco características que precisam ser desenvolvidas para você realmente ir para frente:
Versatilidade – para jogar em várias posições.
Perseverança – estar sempre numa busca incansável por seus objetivos.
Originalidade – buscar sempre o diferente e o autêntico (copiar, só um pouquinho).
Criatividade – encontrar soluções inovadoras para problemas existentes.
E por fim, lembro a todos que “Equilíbrio” é a característica que considero a mais importante para uma pessoa ser um excelente executivo supermercadista.
*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (foto ao lado – à venda nos sites www.submarino.com.br e www.extra.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação Abras. www.ascarassociados.com.br
Clique aqui e confira o dicionário do setor.