Clientes das gerações Z e Millennial estão mais preocupados com o impacto ambiental dos alimentos e adotam mais opções veganas
*Por Renato Müller
Os consumidores das novas gerações estão mais dispostos a incluir itens vegetarianos, veganos e de criação sustentável em suas opções de consumo, uma vez que estão mais atentos ao impacto ambiental de suas escolhas. Segundo a McKinsey, 27% das emissões de carbono globais derivam da agricultura e alimentação, sendo metade desse número decorrente da criação de gado, frangos e suínos. Assim, para os mais novos é natural que uma economia “carbono zero” passe pelas escolhas feitas nos supermercados.
Um estudo realizado no primeiro semestre pela Greenwald Research no mercado americano mostra que 73% dos integrantes da Geração Z e 71% dos Millennials acreditam que suas gerações são as mais preocupadas com o impacto que suas escolhas alimentares têm sobre o meio ambiente. Considerando todas as faixas etárias, 39% dos consumidores afirmaram que a sustentabilidade tem um papel importante nas suas decisões de compra de alimentos e bebidas – em 2019, esse índice era de 27%. Quase três em cada 4 consumidores disseram estar tentando limitar (ou cortar totalmente) o consumo de açúcar, como base para uma dieta mais saudável.
Os números batem com um estudo de 2022 da McKinsey (2022 Sentiment Survey), segundo o qual quase 25% dos Millennials americanos dão muita importância a produtos naturais e orgânicos, procurando incluí-los em sua dieta sempre que possível. De forma geral, os Millennials estão acima da média na importância que dão aos aspectos sustentáveis, de comércio justo, produção local, baixo teor calórico / gordura / açúcares e veganismo / vegetarianismo.