Home SeçõesNegócios Novo livro traça panorama das mudanças estratégicas do varejo

Novo livro traça panorama das mudanças estratégicas do varejo

De Administrador SH
0 Comentário

“Varejo, transformação digital e pandemia” de Eduardo Terra aponta caminhos para um futuro cada vez mais digital. Confira a entrevista exclusiva para o site da SuperHiper

Em março de 2020, o varejo brasileiro e o mundo entraram em uma nova fase. Não é exagero dizer que a pandemia foi um divisor de águas, pois fez com que a transformação digital dos negócios passasse a ser fundamental para a sobrevivência das empresas. E, nessa transformação, empresas e consumidores avançam rumo a um futuro que ainda não está totalmente decifrado, mas que, certamente, exigirá mais resiliência, adaptabilidade e capacidade de inovação.

No livro “Varejo, transformação digital e pandemia – um panorama das mudanças do setor mais dinâmico da economia e do que o futuro nos trará”, Eduardo Terra apresenta uma série de análises e reflexões sobre o momento atual e as perspectivas para o varejo e os negócios. Escritos em formato de artigo durante os últimos dois anos, esses pensamentos trazem insights sobre como empresas e pessoas podem aproveitar este momento da melhor forma para preparar um futuro melhor.

Neste livro, seus insights estão organizados em artigos curtos que tratam de 3 grandes temas: as transformações pelas quais o mundo vem passando; os novos valores necessários para lidar com estes novos tempos; e as alternativas estratégicas para o varejo neste mundo pós pandemia. Uma leitura rápida e direto ao ponto, que reúne os pontos mais importantes para a evolução dos negócios e, por meio de QR Codes, apresenta uma série de conteúdos estendidos, como vídeos, estudos e pesquisas.

Confira a entrevista exclusiva com o autor, Eduardo Terra:

Aproveitando o lançamento, a SuperHiper fez uma entrevista exclusiva com Eduardo Terra. Neste bate-papo, o autor nos contou como foi escrever o livro, quais as novidades devemos enfrentar e o que devemos esperar do 5G. Confira na íntegra:

SuperHiper: Como surgiu a ideia de escrever o livro, foi antes ou durante a pandemia?

Eduardo Terra: Eu estudo, trabalho e falo de varejo há muito tempo, pelo menos 10 anos. O que percebi, quando veio a pandemia, é que iríamos passar e passamos por um momento único, pois vivemos uma aceleração de anos em meses. Aquilo que já vinha acontecendo, do ponto de vista da transformação, que tinha um ritmo e uma velocidade, passou a ter uma grande aceleração. A ideia do livro foi retratar um pouco esta transformação acelerada, onde muita coisa aconteceu. O consumidor passou a usar ainda mais tecnologia, os canais digitais. No canal alimentar ficou mais evidente, mesmo os supermercados estarem abertos, ele (o consumidor) entendia que a jornada digital era mais segura. Durante dois anos estivemos em pandemia sempre com picos, restrições, e com isso os hábitos mudaram, forçando o consumidor para jornadas mais digitais, o que crescer o e-commerce, como um todo. No Brasil, era em torno de 4% do varejo e hoje representa 15%. Isso dá uma ideia do salto que demos, por conta desta mudança de hábitos. E no livro, eu falo um pouco também do que está por vir, como é o caso do 5G, do metaverso, para mostrar que não devemos parar, que a pandemia foi um evento de aceleração importante, mas que devemos ter outros eventos que continuarão acelerar o processo.

SH: Não dá para voltar mais atrás, mas o que você diria para as pessoas que são mais resistentes a estas transformações.

ET:  Na verdade, a tecnologia está cada vez mais fácil, mais intuitiva, mais barata, mais presente, e que o caminho é irreversível. E que cada um tem que fazer no seu tempo. Por isso há uma evolução, o varejo físico vai continuar sempre existindo. O que é importante não confundir digitalização/ transformação digital com e-commerce. Comprar pela internet, é um pedaço da digitalização. Mesmo este consumidor mais resistente que não compre on-line, ele tem boa parte dos seus hábitos digitalizados, por exemplo, ele acessa ofertar pelo WhatsApp, ele conhece marcas, ofertas, pelas redes sociais, ele pesquisa na Internet, e isso já faz parte da jornada de compra digitalizada. O que há 10 ou 15 anos atrás era por panfleto, rádio ou TV. Mesmo quem não compra online, tem parte de sua jornada digitalizada de alguma forma. Ele é impactado pela digitalização e pela tecnologia. Comprar pela internet é um capítulo da digitalização, não é único.

SH: Qual é o cenário que você vê para o varejo pós-pandemia?

ET: É um cenário de incerteza e transformação que definem ele. Vivemos em um mundo em constante transformação, de velocidade, de incerteza, e de muita tecnologia. O que não podemos achar que a pandemia foi um episódio único, isolado, e que terminou por aqui. E que a tecnologia estabilizou e vai andar devagar, isto não é verdade. Teremos outros capítulos, como é o caso do 5G e outras questões que vão continuar acelerando a transformação. O cenário é de incerteza, mas no sentido de que não sabemos muito ver o que está por vir. O Metaverso é um dos exemplos que vem de aplicação de tudo isso. O que eu tenho dito muito é diante de incertezas e transformação, ou nós apavoramos ou nos apaixonamos por isso. Mas é melhor se “apaixonar”, porque fica mais fácil.

SH: Como você vê o 5G no cenário do varejo?

ET: O 5G é muito importante no varejo. Diferente do que muitos acham, ele não é o 4G mais rápido, ele é uma mudança estrutural da maneira com que o acesso à Internet se dará. Em alguns países, como China, já começamos a ver isso, porque o 5G trará ultra conexão, não só nossa com as lojas, empresas, mas ele conectará as coisas. Teremos as lojas conectadas, os produtos conectados. Nós já temos um varejo muito orientado para dados, e a quantidade de dados, com produtos, lojas, tudo conectado, tudo ficará mais forte. Porque o 5G além de ser mais rápido, ele resolve a questão da latência, que é o delay, esse tempo de transmissão que impede, por exemplo, que um drone seja pilotado porque a pessoa que opera pode errar e deixar cair uma mercadoria, que um carro autônomo seja pilotado. Com o 5G esta latência vai praticamente a zero. Com ele, passaremos a ter uma série de aplicações possíveis como entregar autônomas, transportes autônomos, a questão da saúde, do entretenimento, terá mais abrangência, pois o 5G terão frequências de acesso muito maiores. Resumindo: teremos uma internet muito mais ampla, mais barata, que gastará menos energia, com muito menos latência. Isso é infraestrutura. Com isso, virão as aplicações, com empresas desenvolvendo softwares, tecnologia, que usarão esta internet 5G para poder funcionar. O Metaverso é um exemplo disso, drones, a Internet das Coisas. E vem um varejo novo, nascendo a partir do 5G, que este ano se tornará realidade.

SH: Você tem algum exemplo desta realidade. O que vem sendo feito nos países que já tem o 5G?

ET: Você começa a ter, por exemplo, em um supermercado tradicional onde você tem consumidores, teoricamente, com sinal monitorado, você terá todas as gôndolas, todos os itens, todos os produtos, toda a infraestrutura da loja com uma espécie de chip, conectado com a Internet das Coisas, e tudo isto monitorado, você transforma isso em uma inteligência, e saberá quem pegou determinado produto, a quantidade, quem fez determinada coisa, e você passa a ter uma loja mais inteligente. Outro exemplo, é a realidade virtual, possibilitando ao cliente navegar dentro de uma loja em e-commerce, como se estivesse dentro dela. O e-commerce ficará com muito mais experiência.  O uso dos óculos de realidade virtual associado ao 5G, possibilitará que você seja transportado a uma realidade quase real, você conseguirá vai sentir como se estivesse dentro desta loja mesmo. O 5G irá potencializar o e-commerce, dados, irá potencializar muita coisa.

SH: Qual o conselho que você dá para o empresário se preparar com estas novas transformações.

ET: Primeiro, não achar que o avanço da tecnologia parou na pandemia, tem gente que está achando isso, que a pandemia foi um acelerador e que agora as coisas irão parar. Isso não é verdade. Segundo conselho, não se apavorar, tentar entender, se apaixonar pela tecnologia, e ver como uma oportunidade. O terceiro conselho, é tentar colocar os pés no chão, buscar parcerias, ideias, iniciativas que resolvam dores reais do seu negócio com todas as tecnologias que aí estão.

Varejo, transformação digital e pandemia, de Eduardo Terra

Serviço:

  • Varejo, transformação digital e pandemia – Um panorama das mudanças do setor mais dinâmico da economia e do que o futuro nos trará
  • Autor: Eduardo Terra
  • Editora Literare Books
  • Número de páginas: 172
  • Preço: R$ 44,90
  • À venda nas principais livrarias físicas e digitais.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada