Home SeçõesDestaques Negócios independentes impulsionam onda de supermercados “lixo zero”

Negócios independentes impulsionam onda de supermercados “lixo zero”

De Renata Ruiz
0 Comentário

Pequenos negócios reduzem o uso de plástico e desenvolvem operações focadas em produtos a granel

Por Renato Muller

Ao mesmo tempo em que os Estados Unidos são um dos países líderes na queima de carbono, surgem inúmeras iniciativas promovendo soluções sustentáveis nos mais variados aspectos da vida. Um bom exemplo são supermercados que, das embalagens aos resíduos, procuram reduzir seu impacto ambiental.

Embora grandes redes tenham políticas ESG e invistam pesado em aspectos como uso de energia de fontes sustentáveis ou eliminação do plástico na cadeia de suprimentos, as iniciativas mais radicais costumam vir de negócios independentes. Um exemplo é a Live Free Refillery, primeiro supermercado “lixo zero” do estado de New Hampshire, no nordeste dos Estados Unidos.

Localizada em Belford, cidade de menos de 25 mil habitantes, a loja ocupa uma área de 200 metros quadrados. “Os supermercados podem desempenhar um papel muito importante em direção a um mundo mais sustentável, especialmente no que se refere à eliminação de plástico não reutilizável”, afirma Juliette Buell, fundadora da Live Free Refillery.

Do ponto de vista da sustentabilidade, supermercados como o de Juliette eliminam o uso de embalagens plásticas, focando em soluções que possam ser reaproveitadas pelos clientes para outros usos. A loja oferece itens como laticínios, hortifrutis, itens de limpeza e higiene pessoal, com venda a granel ou em recipientes que possam ser reaproveitados.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada