<< Voltar pra Home

Tecnologia



Natal alavanca venda de alimentos e bebidas pela internet

18 de dezembro de 2022
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Natal alavanca venda de alimentos e bebidas pela internet”

Vinho, espumantes, aves e acompanhamentos são os itens em destaque

O Natal deve ser promissor para o segmento de alimentos e bebidas e a expectativa é que a tradicional ceia de fim de ano contribua para o aumento nas vendas de vinhos, espumantes e aves, além dos acompanhamentos típicos dessa data comemorativa. O impulso no comércio natalino provavelmente será observado nas compras dos brasileiros que farão as comemorações em casa, nos bares e restaurantes. Para os varejistas a recomendação é: promoções para que a compra estimulada seja maior; forte estímulo do varejo para o consumidor usar mais os canais digitais, com promoções, descontos e oportunidades; pressão forte na logística last mile considerando que as compras têm data limite para chegar, o que pode aumentar os custos dos fretes neste período. 

Análises de mercado sugerem que a Copa do Mundo já aumentou as vendas do segmento de alimentos e bebidas, com petiscos, carnes para churrasco, bebidas e sobremesas para acompanhar os jogos ampliando a presença no cardápio do brasileiro. Esse aumento nas vendas veio combinado com uma alta dos pedidos em plataformas digitais, por exemplo em itens comprados por impulso nos aplicativos ou de forma planejada nos atacarejos. Neste caso, as compras foram realizadas em maiores quantidades e estão cada vez mais presentes nas decisões de compras do consumidor. 

Como os resultados da Black Friday foram abaixo do esperado, os varejistas podem estar com estoques elevados, pois se prepararam para um volume de vendas que não aconteceu. Isso vai se converter em expectativa para o Natal, visto que eles precisam vender todo esse estoque. Para o consumidor, há chance de acesso a descontos interessantes. 

Outro aspecto relevante é que, com a aproximação do Natal, e expectativas não realizadas de aumento de faturamento e tickets médios, a Black Friday durante a Copa do Mundo demonstrou sinais importantes sobre hábitos e tendências dos consumidores brasileiros neste final de ano. Eles não estão desembolsando grandes quantias para itens de maior valor agregado, mas tendem a gastar mais em alimentos e bebidas, cosméticos e produtos de cuidado pessoal. A projeção da KPMG é que haja destaque nas próximas semanas para as compras de lembrancinhas de final de ano para amigos e familiares, comumente realizados com panetones, chocolates, sobremesas e cosméticos.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

GO: com foco na experiência do cliente, Bretas inaugura espaço diferenciado

O Varanda Bretas é mais uma iniciativa pensada para ampliar o serviço da rede em prol dos clientes Com o…
Image

Sainsbury’s fecha acordo para reforçar foodservice em suas lojas

Rede britânica de supermercados faz parceria com a Costa Coffee para desenvolver operações store-in-store em supermercados Renato Müller A rede…
Image

Redes fazem processo seletivo para novas inaugurações

Serão 1400 vagas disponibilizadas pela Rede Assaí para todo País e 140 posições para a segunda loja Komprão de São…
Image

Pós-NRF’24 ABRAS: Conteúdo é estímulo e gera venda

Em palestra, Alberto Serrentino sinaliza ao público que a informação está mudando a forma de comprar Na última terça-feira, 20,…