No total, a varejista comprou 10 das 14 lojas do BIG vendidas, e quatro unidades da gaúcha Asun
O Carrefour finalizou a venda de 14 lojas que faziam parte da determinação do Cade para a aprovação da compra do BIG/Walmart Brasil. No mandato, executado pelo Bradesco BBI, o grupo já tinha vendido quatro lojas no Sul para a rede Asun e duas lojas no Nordeste para a varejista Mateus. No final da semana passada, assinou a venda das oito lojas que faltavam também ao Mateus, apurou o veículo.
O processo foi mais competitivo no Nordeste, onde o grupo Novo (atacarejo pernambucano criado pelo ex-dono do Bretas), Cencosud e Grupo Pão de Açúcar também avaliaram os ativos e chegaram a fazer proposta por algumas unidades – mas o Carrefour preferiu negociar o pacote completo.
No Sul, Condor e Imec também avaliaram algumas unidades. A aquisição das quatro lojas à venda na região muda o patamar da Asun, que era a quinta maior varejista local. O Asun aproveitou a aquisição para lançar uma marca de atacarejo, a Leve Mais. O processo teve menos tração uma vez que nem todas as lojas operavam em imóvel próprio.
No Nordeste, o grupo Mateus tem feito parceria com fundos e gestoras imobiliárias, que ficam com os imóveis e a rede opera as lojas pagando aluguel. Segundo uma fonte, algumas das lojas compradas do Carrefour na última semana devem buscar esse tipo de arranjo. As conversas entre as varejistas em torno das unidades já vinham ocorrendo nos últimos meses.
Fonte: Maria Luíza Filgueiras, Pipeline