<< Voltar pra Home

Negócios



Mars aposta todas as fichas no chocolate amargo

20 de setembro de 2021
 - 
22:29
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Mars aposta todas as fichas no chocolate amargo”

Surfando na onda do consumo que cresceu significativamente no primeiro semestre , multinacional faz lançamentos com menos açúcar

O brasileiro está comendo mais chocolate – as vendas neste ano, até junho, deram um salto de 20% em relação a igual período do ano passado. E a Mars Wrigley, braço de doces da norte-americana Mars, aposta que um chocolate menos doce vai conquistar mais consumidores.

Seu carro-chefe no Brasil, o Snickers – uma barra de chocolate, caramelo, amendoim e nougat – ganhou a versão “dark”, com chocolate amargo.

Harvey Millar, CEO da Mars no Brasil, diz que no ano passado, quando a pandemia da covid-19 atravessava sua fase mais aguda, a companhia cresceu acima do mercado. “É uma categoria que se recuperou e cresceu 3% no Brasil no ano passado em vendas e a Mars reportou levemente acima disso”, disso”, disse o executivo, citando dados da empresa de pesquisa Nielsen.

A versão com chocolate amargo do Snickers, produto mais vendido do grupo no Brasil, é uma grande aposta. A estimativa é que ela represente 10% das vendas de Snickers por aqui nos próximos três anos. A produção é toda na fábrica da Mars em Guararema (SP), inaugurada em 2019 com investimento de R$ 500 milhões.

A aposta no chocolate mais amargo para o Snickers veio de uma pesquisa feita no mercado brasileiro. O chocolate amargo é apontado como o terceiro na preferência – recentemente, o grupo lançou também o Twix Dark.

“É um segmento que está crescendo, mas ainda de baixa penetração”, diz o executivo. Segundo ele, apenas 35% das famílias consomem chocolate amargo – a penetração do chocolate é de 98%. “Por isso resolvemos juntar o chocolate meio amargo com uma marca forte”, disse. O consumo per capita de chocolate do brasileiro ainda é considerado baixo, de 2,6 kg em 2019, quando comparado aos 9 kg na Suíça e 8 kg na Alemanha.

Mesmo na pandemia, o grupo viu sua receita global com vendas saltar de US$ 35 bilhões em 2019 para R$ 40 bilhões em 2020, alta de 14%. O valor considera todos os negócios de atuação, entre eles os de produtos para animais de estimação, confeitos (chocolates, balas e gomas) e alimentos.

Segundo o executivo, a abertura da fábrica em 2019 reforçou o plano de longo no país. “Temos ambições muito fortes para o Brasil. Há 10 anos tínhamos 2% do mercado. Agora temos 5%. Vemos muito mais potencial”, disse.

A recuperação veio com força neste ano. No primeiro semestre o setor registrou alta de mais de 20% nas vendas de chocolate na comparação anual, conforme números da Nielsen apresentados pelo executivo. “Durante o período de pandemia, vimos que o chocolate tem um papel importante na vida das pessoas”, disse o executivo da Mars, que tem as gigantes Nestlé e Mondelez entre as rivais.

A produção nacional de chocolates no primeiro trimestre de 2021 foi de 189 mil toneladas, um aumento de 22,95% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Esse crescimento no Brasil foi acompanhado de uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a comprar mais no canal on-line. “As pessoas estão mais confortáveis em receber chocolate junto das compras em aplicativos. Isso não era uma realidade antes. A pandemia acelerou o comportamento de compra on-line”, disse.

A empresa, entretanto, não tem no radar por enquanto o plano de passar a vender diretamente pela internet. Conta com sua rede de parceiros no varejo para alcançar os clientes.

Fonte: por Cristian Favaro, Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cálculos da ABRAS apontam que há 357.300 vagas de emprego abertas no setor

Maior parte das vagas está concentrada no Sudeste (207. 861), seguido do Sul (66.553 vagas), do Nordeste (51.867 vagas) e…
Image

Satisfação do consumidor em fevereiro sobe para 79,18%

Indicador ISNV-Consumidor acompanha as manifestações dos clientes a respeito das suas experiências nos supermercados Para a análise do Índice nacional…
Image

Grupo Zonta recebe homenagem pelos 50 anos do Condor

Nascida do bairro do pinheirinho, empresa conta hoje com 56 lojas e quase 14 mil colaboradores O fundador e presidente…
Image

Sadia celebra 80 anos e promove “onda amarela” nos pontos de venda pelo Brasil

Com um plano robusto de comunicação, promoção anunciada presenteará os consumidores com R$ 10,2 milhões Para promover a promoção “80…