Estudo mostra que crescimento do varejo online não tira espaço do ponto de venda na descoberta de produtos pelos consumidores
Por Renato Müller
A combinação de ativações digitais tem um grande efeito sobre as promoções e o faturamento do varejo, mas a loja física continua sendo imbatível quando o assunto é a descoberta de novidades. Nada se compara à tradicional experiência de visitar o ponto de venda, percorrer os corredores, encontrar novidades e comparar, ao vivo, com marcas já conhecidas.
Segundo o estudo “US Consumer Path to Purchase”, realizado pela Insider Intelligence no mês de novembro, 50,8% dos clientes que compraram uma nova marca ou produto em categorias de alimentos e bebidas (e 48,6% no caso de itens de limpeza doméstica) descobriram a novidade durante uma visita à loja física.
De forma geral, as lojas físicas são muito relevantes na descoberta de produtos e categorias em que experimentar o sabor, aroma e/ou textura do item é importante. Isso se aplica aos supermercados, mas também a móveis, itens para casa, beleza e vestuário. Somente em duas categorias os canais digitais tiveram uma influência semelhante à das lojas físicas na descoberta de produtos: eletroeletrônicos e acessórios.