Início » Seção » Lidl abre supermercado “carbono zero”

Lidl abre supermercado “carbono zero”

Loja na Irlanda se torna referência mundial em design sustentável de loja

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Renato Müller

A cidade de Maynooth, na região metropolitana de Dublin, na Irlanda, entrou para o mapa do varejo global neste início de ano. Esse foi o local escolhido pela rede de hard Discount Lidl para abrir uma loja “carbono zero”, a primeira do gênero da marca.

Com 2.200 metros quadrados, o ponto de venda opera inteiramente com energia renovável gerada no local e compensa emissões de carbono da cadeia de suprimentos a partir de energia renovável distribuída para outras lojas.

O projeto foi realizado em parceria com o BDP, escritório de design responsável, entre outros projetos, pelo estádio Ahmad bin Ali Al Rayyan, que recebeu diversos jogos da Copa do Mundo no Qatar; pela modernização do complexo tenístico de Wimbledon, em Londres; e por projetos de impacto social e ambiental na Europa, Oriente Médio e Ásia.

Trabalhando com a filial irlandesa da Lidl, os especialistas da BDP analisaram o desempenho energético das lojas já existentes para criar estratégias que reduzissem a demanda operacional. Com isso, o escritório conseguiu fazer com que as necessidades energéticas da loja pudessem ser atendidas com fontes de energia sustentável e não poluentes, como energia solar.

Também foi criado um modelo de “ciclo de vida de carbono” para o edifício, para que a pegada ambiental dos materiais usados pudesse ser medida e reduzida em cada passo do projeto. A otimização da seleção de materiais e do sistema de design fez com que a demanda energética do projeto ficasse abaixo das metas previstas para esse tipo de construção.

O resultado é uma loja que não entrega apenas preços baixos e conveniência aos consumidores da cidade de Maynooth, mas se torna um modelo de varejo sustentável para a Irlanda e para o mundo.

Leia Também