Home SeçõesInternacional Kroger multiformatos – uma rápida história

Kroger multiformatos – uma rápida história

De Administrador SH
0 Comentário

A Kroger multiformatos é a segunda maior rede de supermercados dos Estados Unidos. São vendas anuais de cerca de 110 bilhões de dólares num universo de mais de 2,7 mil lojas, em 35 estados do país.  Tudo começou em 1883 quando Barney Kroger abriu sua primeira mercearia no centro de Cincinnati, em Ohio.

Nesses mais de 130 anos de operação, é hoje um multiformato com fortes bandeiras como, Harris Teeter, Ralph’s, 1.140 lojas Kroger, Smith’s, Dillon’s e Fred Meyer entre outras.
Assim, opera hoje desde supermercado tradicional, superloja, combo store, hipermercado, conveniência, até lojas com foco em preços baixos, além de 2.240 farmácias e 1.400 postos de gasolina.

É verticalizada, já que opera 38 fábricas de produtos alimentícios, além de produzir 40% de suas marcas próprias. Estas já representam 26% das vendas da companhia. Falam que foi a primeira loja a operar uma padaria, isto em 1910.


Em 1972, Kroger se tornou a primeira rede nos Estados Unidos a testar scanner eletrônico. As incorporações foram importantes para seu crescimento, e uma forte aquisição ocorreu em 1983 com a compra da rede Dillons, que fez a companhia operar de costa a costa do país.

A mais importante aquisição foi em 1999, quando incorporou a rede de hipermercados Fred Meyer que já vendia cerca de 13 bilhões de dólares anuais. No ano seguinte, era a maior rede americana, com vendas de 43 bilhões e operando 2.366 lojas.

Em 2014 finaliza a fusão com a rede Harris Teeter, que operava mais de 200 lojas, e fecha o ano comprando a Vitacost.com e entra forte no comercio eletrônico.
O que caracterizou seu sucesso, desde 1883, foi seu foco em serviço, linha de produtos e valor, que ainda é hoje seu guia principal.

Para completar essa história, falta dizer que a rede entrou forte num formato que cresce muito nesses últimos anos que é o hard discount, com a bandeira Ruler Food. Com essa operação pretende competir com os alemães Aldi e Lidl, que já invadiram o país.


Já opera 53 lojas com essa bandeira em seis estados no centro-leste americano. De uma pequena mercearia em Cincinnati, há mais de um século. Barney Kroger lançou as bases para o que hoje é uma das maiores empresas da América e a segunda rede de supermercados do país.


*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda no site www.mercadolivre.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também palestrante internacional, consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br

Clique aqui e confira o dicionário do setor.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada