Home SeçõesDestaques Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol

Inventário de emissões da Ypê recebe selo ouro do programa GHG Protocol

De Renata Ruiz
0 Comentário

Com inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa completo e auditado, a empresa conquista a certificação e reafirma o seu compromisso com o meio ambiente

A Ypê, empresa 100% brasileira e fabricante de produtos de higiene e limpeza, recebeu selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, qualificação nacional de inventários de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) que são submetidos ao programa e que visa dar transparência às emissões de gases de efeito estufa. A publicação oficial dos inventários acontece nesta terça-feira, 24 de outubro, durante o Evento Anual em que são divulgados todos os membros do Ciclo 2023.

O selo ouro é concedido aos inventários completos que contabilizam as emissões da empresa conforme a metodologia do GHG Protocol, além de serem auditados por terceira parte independente e acreditada pelo INMETRO. A empresa virou membro do Programa neste ano e com apoio da GSS Carbono e Bioinovação, elaborou o inventário com base nas emissões do ano de 2022 enquadradas nos Escopos 1 e 2 e, de forma voluntária, também reportou e auditou as emissões indiretas do Escopo 3.

“Estamos felizes com essa grande conquista, fruto do nosso amadurecimento nesta agenda, que só foi possível com o envolvimento e esforço de diversas áreas no levantamento de dados e apresentação de todas as evidências adequadas e suficientes. Movidos pelo forte desejo de contribuir no combate às mudanças climáticas, trabalhamos intensamente para ter um retrato fiel das nossas emissões, monitorá-las e mensurar as reduções conquistadas pelo ganho de eficiência operacional e logística. Todos os padrões exigidos pela metodologia do programa foram alcançados e a companhia recebeu o Selo Ouro. A conquista não encerra a nossa atenção dedicada ao tema. Diante dos diversos desafios relacionados à redução e à compensação das emissões, acreditamos que cada passo é essencial para avançarmos ainda mais na gestão climática da Ypê”, diz o diretor de pesquisa, desenvolvimento e sustentabilidade da Ypê, Gustavo de Souza.

A conquista da certificação está alinhada aos temas materiais da empresa, que orientam a agenda de sustentabilidade, sobretudo o tema material Energia e Clima. As iniciativas deste tema material também contribuem com o atingimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 13 – “Ação Contra a Mudança Global do Clima”, reforçando o papel fundamental do setor privado na agenda climática global.

Programa Brasileiro GHG Protocol

Lançado em 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o World Resources Institute (WRI) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), o programa visa estimular a gestão de emissões de gases do efeito estufa nas organizações.

A iniciativa oferece ferramentas, metodologias e capacitação para que as empresas possam quantificar, reportar e identificar oportunidades de reduzir suas emissões, seguindo os padrões internacionais do GHG Protocol. Atualmente, no Brasil, mais de 300 empresas participam do programa, representando cerca de 15% do PIB brasileiro.

Essa ferramenta é fundamental na gestão climáticas das empresas, além de trazer maior eficiência operacional e redução de custos das empresas, ao identificar oportunidades de melhoria nos processos e nas fontes de energia. Permite também que se antecipem às exigências legais e aos padrões de mercado relacionados às emissões de GEE. É uma forma de demonstrar responsabilidade socioambiental e de se preparar para um futuro de baixo carbono.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada