<< Voltar pra Home

Internacional



Inteligência Artificial muda compra de alimentos em supermercados

3 de agosto de 2021
 - 
20:50
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Inteligência Artificial muda compra de alimentos em supermercados”

De carrinhos computadorizados a chefs virtuais, tecnologia tem cada vez mais espaço nas jornadas de consumo dos clientes

O uso de Inteligência Artificial vem ganhando espaço no varejo, impulsionado pela digitalização dos negócios. Baseadas em IA, diversas soluções estão tentando agilizar a jornada de compras, oferecer sugestões mais assertivas para os clientes e aumentar a eficiência das operações dos supermercados.

Um exemplo é a Caper Cart, um carrinho de compras que usa IA para medir, pesar e contabilizar cada item colocado dentro dele. Uma tela colocada próximo ao cliente faz, então, sugestões de produtos a partir do que já foi colocado no carrinho e de ofertas que estão nas gôndolas vizinhas. A tela também pode ser usada para que o cliente faça o pagamento diretamente no carrinho, sem intervenção humana. Para o varejo, uma vantagem da tecnologia é a possibilidade de entender melhor o comportamento dos clientes: não apenas do que compraram, mas também das sugestões feitas pela tecnologia e que não foram aceitas.

Em outra linha de uso de tecnologia, a rede de supermercados Kroger lançou no fim do ano passado o Chef Bot, uma ferramenta de receitas que oferece sugestões de preparo a partir dos produtos que o cliente tem em sua geladeira. Basta enviar fotos de três produtos para o perfil @KrogerChefbot no Twitter para receber recomendações de receitas de forma automatizada.

Para tentar acelerar o processo de compra online de supermercados, a Hungryroot partiu para outro caminho: o uso de machine learning e modelos preditivos para desenvolver listas de produtos personalizadas para os clientes. O sistema parte de um questionário sobre hábitos de consumo e preferências alimentares para montar uma primeira lista, da qual os clientes subtraem itens ou acrescentam. Os pedidos, então, são enviados para o endereço desejado. Segundo a empresa, em 72% dos casos a lista sugerida é enviada para os clientes sem alteração alguma, e o sistema vai aprendendo com o uso e se tornando cada vez mais preciso em suas sugestões.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…