<< Voltar pra Home

Negócios



Indústria quer crescer com o skate e a varinha de condão da Fadinha

22 de maio de 2022
 - 
21:18
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Indústria quer crescer com o skate e a varinha de condão da Fadinha”

Saiba das possibilidades de negócio e das metas de produção de uma indústria pouco conhecida pelo Brasil afora

Uma das maiores fabricantes de balas e confeitos do país, a gaúcha Docile projeta faturamento de R$ 550 milhões neste ano, mas ainda é uma marca pouco conhecida nacionalmente, o que pretende mudar a partir de agora.

A empresa fechou uma parceria com a skatista e medalhista olímpica Rayssa Leal. Além da campanha em vídeo para os canais digitais, a jovem de 14 anos estampa e dá nome a uma linha de produtos. O investimento em marketing é a principal aposta da empresa no ano e soma R$ 10 milhões.

“Sempre tivemos uma visão muito forte da porta para dentro. Agora é um movimento de tornar a marca mais conhecida”, conta o presidente da empresa, Ricardo Heineck. Os produtos com a “Fadinha” — apelido da skatista — chegaram aos pontos de venda neste mês e a campanha vai ao ar no dia 6 de junho.

Nessa missão de se tornar mais familiar para os consumidores, a companhia também tem trabalhado em ampliar os canais de atuação. Hoje, a maior parte dos produtos da Docile é vendida em atacadistas doceiros, mas as novas parcerias de distribuição têm sido principalmente com supermercados e atacarejos, a fim de se aproximar do consumidor final. O número de distribuidores ficou seis vezes maior em 2021.

“No último ano dobramos nossa participação de mercado nos canais ao consumidor final, mas estamos só começando. Como é uma fatia ainda pequena, podemos crescer muito”, diz Heineck, um dos três irmãos que criaram a Docile em 1991.

Outro canal em que a companhia tem investido é sua operação de varejo on-line, que ainda é iniciante. “A gente consegue identificar alguns produtos que têm potencial de crescimento e que não estão conseguindo no canal tradicional”, afirma.

Neste ano, a Docile está transferindo para São Paulo a operação de varejo on-line, que ainda é iniciante. “A gente consegue identificar alguns produtos que têm potencial de crescimento e que não estão conseguindo no canal tradicional”, afirma.

Neste ano, a Docile está transferindo para São Paulo a operação de armazenamento e expedição para o canal digital. “O desafio que temos é que o produto tem pouco valor agregado em comparação ao frete.”

A expansão da distribuição é o que o motiva a projetar um crescimento de mais de 30% na receita em 2022, após um avanço de 39% no ano passado. E até a pouca familiaridade com o consumidor pode ajudar, diz. “Nesse ambiente macroeconômico, temos observado a procura por embalagens menores e, principalmente, a migração das marcas líderes para outras. Nos favorece, porque é a chance de experimentação do cliente.”

Para além do mercado interno, a venda a outros países deve ser uma importante fonte de receita. Com mais de 60 países como destino, a Docile é a segunda maior exportadora brasileira na categoria.

Mais recentemente começou a embarcar para os Estados Unidos produtos da marca e não só “private label” (marca do comprador). “Avaliamos ter uma unidade fora do Brasil. Até como uma estratégia de estabilidade e crescimento”, diz o empresário.

Heineck afirma que o objetivo é que a empresa tenha crescimento orgânico até 2025, enquanto algumas aquisições também são consideradas para fortalecer o negócio. Dentro desse plano, investiu R$ 52 milhões no ano passado para a renovação dos parques fabris — em Lajeado (RS) e em Vitória de Santo Antão (PE). Além de modernizar a linha de produção, adotou processos sustentáveis, como o reuso de água da chuva e o tratamento de 98% dos resíduos sólidos e 100% dos resíduos líquidos.

Fonte: Raquel Brandão, Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Mateus inaugura loja e gera 164 empregos diretos em São Luís (MA)

Localizado no bairro Alemanha, empreendimento conta com serviços diferenciados e produtos adaptados ao perfil de consumo local O Grupo Mateus…
Image

Seara lança primeira salsicha hot dog defumada do Brasil

Produto atende a demanda de consumidores por mais sabor em uma categoria que não para de crescer A salsicha se…
Image

Rede Hipermais inaugura loja em Joinville, Santa Catarina

Com uma área de vendas de 3 mil m², o empreendimento 110 empregos diretos e representa um investimento importante para…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…